Buscar

AVALIAÇÃO LIBRAS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)Considere que os responsáveis por uma criança surda optam pelo modelo educacional bilíngue, direito que é garantido pela legislação nacional. Porém, esses responsáveis residem em um município onde não há escolas ou classes bilíngues para surdos, modelo de organização escolar defendido pelas comunidades surdas.
De acordo com a legislação, além das classes e escolas bilíngues, qual é a outra opção para os responsáveis dessa criança que buscam a garantia de uma educação bilíngue na qual a Libras será respeitada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa considerada segunda língua (L2)?
Alternativas:
a)Requerer na sala regular a presença do intérprete de Libras, o AEE no contra turno, o professor de Libras e um professor de português como L2.
b)Requerer o AEE com a presença de um professor bilíngue como serviço substitutivo do ensino regular.
c)Matricular a criança surda em uma sala regular sem a presença do intérprete de Libras, e requerer que o professor ministre todo o conteúdo em Libras e língua portuguesa.
d)Inserir a criança surda em uma classe ou escola especial, com a presença de um professor especializado, junto com alunos com outras deficiências.
e)Requerer a contratação de um fonoaudiólogo e de um profissional especializado em Libras para ofertar a educação bilíngue nas escolas regulares.
2)O intérprete educacional é aquele que atua na educação de surdos, sobre as atribuições desse profissional é correto afirmar que ele deve:
Alternativas:
a)realizar a correção das avaliações do aluno surdo
b)produzir atividades didáticas adequadas ao aluno surdo
c)ensinar a Libras para os alunos surdos que a desconhecem
d)quando tiver formação pedagógica, substituir o docente
e)intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes na escola
3)Sobre a fundamentação legal do ensino da língua portuguesa para surdos é correto afirmar que:
Alternativas:
a)Os surdos têm direito à educação e com isso ao aprendizado da leitura e escrita, mas legalmente nada consta sobre a aquisição da língua portuguesa como segunda língua
b)A legislação determina que somente professores com pós graduação em Libras podem ensinar e avaliar a escrita de surdos
c)O Plano Nacional de Educação garante que o surdo aprenda a Libras e a língua portuguesa, ambas, como primeira língua
d)O direito a uma educação bilíngue que considere a língua portuguesa como segunda língua para surdos ocorre dos 06 aos 17 anos de idade.
e)É direito dos surdos terem mecanismos diferenciados de avaliação escrita, que valorizem o aspecto semântico de seu texto.
4)De acordo com Choi et al. (2011), os aprendizes da Libras como segunda língua apresentam dificuldades em diferenciar algumas letras do alfabeto manual que apresentam certa semelhança. Considerando essas letras do alfabeto manual, análise as imagens abaixo e preencha as lacunas com a grafia que as representa corretamente:
Alternativas:
a)T - G - Ç - A - V
b)F - Q - C - S - K
c)T - Q - Ç - E - P
d)F - Q - C - S - H
e)T - G - C - A - K.

Outros materiais