Buscar

Relatorio_Resumo_Atividade_Complementar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
	Nome: Andreza Lima Morais
	RA: Digite seu RA
	E-mail: Insira seu e-mail
	Data: 23/11/15
	Curso: Ciências Contábeis
	Série: 2ª Série
	
Resumo
Em um resumo dos conteúdos estudados em momentos fora de “sala de aula”, pude aprofundar meus conhecimentos em assuntos que por vezes passaram e passam despercebidos para a maioria das pessoas, fui uma delas até o momento.
 	Afim de trazer o conteúdo aprendido para o dia a dia, fiz um conceito básico dos temas estudados conforme descrito abaixo:
Sociologia – FGV Online
Com o curso aprendi que a sociologia estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, as vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes e que foi a primeira ciência social a se tornar matéria acadêmica, antes mesmo da antropologia, economia, política e psicologia. Os sociólogos utilizam as estatísticas como método de estudo, e a partir delas, descrever o comportamento da sociedade perante a determinado assunto, e prever as consequências de uma mudança na forma como esse assunto é tratado por ela.
Existem vários objetos de estudo da sociologia: Sociologia da Arquitetura (como um grupo de pessoas se comportará em um ambiente, por exemplo, em um teatro), o Corpo (estudar as diferenças na interação entre pessoas com boa forma física e obesos), Criminologia (a razão dos crimes acontecerem, por fatores ou problemas sociais), a Família (estudando casos de divórcio, crianças órfãs), Sociologia da Imigração (o que faz um grupo de pessoas deixar o seu povo, para ir viver em um local com cultura completamente diferente?), política, etnias, demografia, e outras dezenas de tópicos.
Educação Ambiental – Oficina Anhanguera
O processo de educação ambiental é responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com Ecologia, sendo essa área apenas um aspecto da questão ambiental. A educação ambiental tenta despertar em todos, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente. Com os avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
Os problemas causados pelo crescimento populacional, urbanização, industrialização, desmatamento, erosão, poluição atmosférica, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, dentre outros, obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trabalho Voluntario – Dia das Crianças AREFA 
Vivemos sempre correndo, agitados, pensando o que iremos fazer amanhã. Quando nos deparamos com um simples ato de “brincar” e levar alegria as crianças, vemos o quanto nos faz bem ter essa sensação de tornar alguém feliz, mesmo que seja com um simples gesto. Percebemos que o ser humano é dotado de sentimentos e que precisa de carinho, afeto e solidariedade para ser feliz, que não basta apenas bens materiais. 
Percebemos também que as crianças são tratadas com muito carinho e respeito pelos colaborados da AREFA (Associação Recreativa e Esportiva dos Funcionários da Adecoagro) que foram os organizadores do evento, e que dentro de suas condições procuram desenvolver atividades para tornar o dia destas preenchido, brincadeiras como cama elástica, futebol de sabão, piscina de bolinha, pintura entre outros. Além de servir lanches, crepe, algodão doce, refrigerante entre outros. Com a execução deste trabalho ficou evidente que as crianças estavam felizes com a nossa presença, já que, dedicamos tempo e atenção para lhes proporcionar atividades com as quais nunca haviam tido contato. 
É importante ressaltar que todas as crianças acima de 6 anos de idade só puderam participar do evento com apresentação da autorização escrita dos pais ou responsável, as menores de 6 anos puderam ter como acompanhantes os pais ou responsáveis.
A data escolhida para realização dessa festividade foi 11/10/2015, domingo, na sede da AREFA & ACRI da cidade de Ivinhema, MS, tendo início as 08:00 horas.

Outros materiais