Buscar

Resumo do novo c�digo de processo civil sob o Direito Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E AS MUDANÇAS APLICADAS AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
As mudanças implicadas pelo novo código de processo civil repercutirão em vários ramos do direito brasileiro, porém dado trabalho apresentará as principais mudanças acarretadas ao DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA.
O processo de criação do novo CPP se deu em meados de 2010, inicialmente no Senado Federal, encerrado neste mesmo cenário no findar deste ano, ao mesmo tempo em que ocorriam as eleições presidenciais, ressalvando que este seria uma APRENDIZAGEM de como se formatava um código, já que era o primeiro onde TODOS seriam ouvidos (p.e. Conselho Nacional de Economia- no que diz respeito ao tema de perícia “contábil”).
As versões apresentadas pela Câmara e pelo Senado são TOTALMENTE distintas. Logo, as críticas a serem feitas, se estas existirem, quanto ao novo CPP, deverão ser fundamentadas mediante versão da Câmara (onde a discussão perpassou 2 anos), que segundo pesquisas, será 90% aprovado pelo Senado, somente alguns reajustes serão feitos para ser levado junto à presidência visando sua sanção.
As principais mudanças apresentadas neste novo código que poderá incidir sobre o direito processual trabalhista são: * os SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS, regulamentado pela Lei n° 13015; * os APERFEIÇOAMENTOS PROCEDIMENTAIS DOS RECURSOS REPETITIVOS e a INCIDÊNCIA DE RESOLUÇÕES DE RECURSOS REPETITIVOS- IRDR – onde não há julgamento de uma causa e sim a fixação de uma tese que vinculará regionalmente os TRT’s, racionalizando as causas de massas; * a GESTÃO DAS CAUSAS REPETITIVAS EM TODOS OS ÂMBITOS DO PODER JUDICIÁRIO; *os tribunais extraordinários e especiais NÃO mais precisam da ADMISSIBILIDADE da origem (IRDR) para o agravo/avanço, onde 2 modelos serão escolhidos ara ser fixado a tese e depois distribuídos aos demais agravos/avanços; * a NEGOCIAÇÃO PROCESSUAL, onde haverá discussão quanto à clausulas gerais de negociação do PROCESSO, e não do objeto, havendo aqui uma consensualidade atípica (p.e. calendário de agendamento dos prazos processuais, acordos de 1ª instância em geral); * aTEORIA DA DISTRIBUIÇÃO DINÂMICA DO ÔNUS DA PROVA, onde a prova do fato impossível ou fato contrario for mais fácil do que a do fato concreto expressamente regulamentado pelo novo CPP; * as mudanças nas COISAS JULGADAS, nas coisas julgadas de decisões processuais(p.e. extinto por sem revisão do mérito, somente proposto novamente se corrigido o erro) e regime de coisa julgada em relação a prejudicial incidental(fundamentação e pedido); * a TUTELA ANTECIPADA, onde houve a fungibilidade e criação de um capitulo especifico para tal fim; * e por fim e , a MAIS RELEVANTE DE TODAS no âmbito trabalhista, a DISCIPLINAÇÃO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA , buscando a garantia do Princípio do Contraditório e a regulamentação da chamada desconsideração invertida, onde há a “suga” do patrimônio da própria pessoa física (p.e. empregador doméstico).
Na análise das principais mudanças no Código de Processo Civil, não somente no âmbito trabalhista, observa-se que há uma grande preocupação, e até mesmo busca, em fazer do processo um instrumento realmente garantidor do seu direito material por meio de um processo mais CÉLERE mas não se esquivando de um processo um tanto quanto melhor, APRIMORANDO este para que seja o meio utilizado visto como um processo NÃO RUIM, que realmente efetiva a minha busca inicial quando iniciado o processo : de garantir que o meu direito faça valer.

Outros materiais