Buscar

Exercícios_Negocios Eletrônicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEGÓCIOS ELETRÔNICOS
GST0184_201405247673 V.1 	fechar Fechar
Aluno(a): ROGER HENRIQUE GUEDES DE XEREZ PAULINO	Matrícula: 201405247673
1 - Em que ano o Ministério da Ciência e Tecnologia criou a Rede Nacional de Pesquisa.
 Certo	1989
2 - Conjunto de redes de computadores interligadas de forma transcontinental e que compartilham o mesmo conjunto de protocolos, caracterizada pela sua universalidade, tornou-se potencialmente o maior canal de comunicação on-line e off-line. Estamos definindo sobre qual assunto?
Certo	da internet;
3 - A Internet é uma rede mundial pública de computadores que conecta milhões de equipamentos em todo o mundo. As Intranets são redes privadas que utilizam as tecnologias da Internet. Com relação a esses dois tipos de rede tão utilizadas no dia-a-dia das organizações, analise as afirmativas e marque a resposta CORRETA. I- Os navegadores Web (browsers) são programas usados para acessar os documentos disponibilizados pelo serviço Web (ou WWW) tanto da Internet quando da Intranet; II- O serviço de correio eletrônico (E-mail) permite aos usuários enviar e receber mensagens entre si através da Internet ou Intranet. Um endereço de E-mail sempre contém as três letras "www"; III- A Intranet costuma ser usada para unificar as informações para todos os membros de uma organização. O acesso a essas informações deve apenas ser feito através do serviço de correio eletrônico; IV- A busca de informações na Web é feita através de sítios que oferecem esse tipo de serviço; V- O serviço conhecido Webmail consiste no acesso ao correio eletrônico através de programas cliente de E-mail como o Microsoft Outlook.
Certo	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
4- O conceito de informação com contexto visual com a criação da Word Wide Web ( WWW ), surgiu a partir de:
Certo	1992
5 - A internet chegou ao Brasil em 1988 por iniciativas das comunidades acadêmicas de universidades brasileiras dos estados de São Paulo e :
Certo	Rio de Janeiro.
6 - A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. Ela é um mecanismo de disseminação de informação e divulgação mundial (para o bem e para o mal) e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e os mecanismos de acesso a informação. Em qual evento poderíamos dizer que a Internet teve a sua origem?
Certo	A Internet tem as suas origens com o desenvolvimento de uma rede de computadores chamada Arpanet.
7 - Quem fiscaliza os sites de compras para preservar, ou seja, defender os direitos dos consumidores?
Certo	PROCON
8 - Realizar negócios pela Internet permite às empresas:
I. Expandir o mercado nos âmbitos nacional e internacional e comunicar-se melhor com os clientes (e-consumidores).
II. Entender melhor as necessidades dos clientes e os seus hábitos de compra.
III. Realizar de forma mais eficaz o gerenciamento da cadeia de suprimentos (processamento just-in-time; movimentação sob demanda), reduzindo estoques e custos.
9 - No mundo dos negócios e na nova economia, existem diferenças que podemos gerar vantagens como, alcance, agilidade, custos e interatividade. Sabemos que este diferencial é oriundo do marketing:
Certo	Digital.
10 - No mundo virtual o cliente é fundamental em nossas operações, logo devemos entende melhor suas necessidades e seus hábitos de compra. Podemos considerar uma vantagem através de:
Certo	Negócio eletrônico.
11 - O surgimento de sites com características de comunicação ativa, informação, serviços, ampliaçao de mercado e uso de ferramentas digitais. Podemos dizer que foi na geração:
Certo	Relacionamento.
12 - Podemos definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc. Quando falamos nas gerações de Negócios eletrônicos podemos dividí-las em três, qual ou quais seriam as características da terceira geração:
Certo	É marcada pelo uso de ferramentas digitais, a comunicação é ativa e acontece a ampliação de mercado.
13 - É classificado como _______ o mercado em que empresas utilizam a internet para oferecer produtos para o varejo.
Certo	B2C
14 - Com a criação da Website que é um instrumento de publicidade mais eficiente que existe e serve de apoio as campanhas de publicidades de outros meios de comunicação como rádio, televisão, jornaL, placas e folhetos. Podemos considerar que revolucionou o seguinte mercado:
Certo	Comércio.
15 - Com o crescimento dos negócios eletrônicos dentro das empresas, o perfil do consumidor final mudou. As empresas estão atentas a esta mudança. A alternativa que melhor define este novo perfil é:
Certo	O consumidor tem maior possibilidade de fazer conexões através das redes que cria e compartilhar informações sobre preços de novos produtos e serviços que consome.
16 - Troca Eletronica e¿ o intercambio de bens e/ou serviços sem o uso de dinheiro. Esta troca e¿ feita por produtos excedentes ou por algo de que a empresa necessite.
Certo	a tecnologia digital facilita o processo de negociação on-line com imensa vantagem para os negociadores
17 - Os negócios realizados entre empresas, através da internet, como transações entre bancos, indústria e comércio são classificados como
Certo	B2B
18 - Segundo o relátório da E-Bit, no primeiro semestre desta ano houve um acréscimo nas vendas on-line de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. É um segmento que mais cresceu nos últimos 20 anos. Podemos considerar que esta operação e: ( Jornal o Globo 05/09/2010 )
Certo	E-Commerce.
19 - Com a intensificação do comércio eletrônico, as organizações buscam alavancar um maior número de consumidores, oferecendo produtos e serviços que visam atender os desejos e necessidades. Sabendo também dos golpes existentes na internet, onde devemos operacionalizar com segurança no momento on-line. Como devemos classificar a operação do direcionamento da empresa para a empresa.
Certo	B2B.
20 - Uma poderosa ferramenta utilizada pelas empresas e agências de propaganda e marketing, é "Marketing Viral". Partindo desta afirmação, conceitue Marketing Viral?
Certo	É um marketing boca a boca em que os clientes promovem um produto ou serviço a amigos e outras pessoas por meio da Internet.
21 - Relacione o Marketing de busca aos negócios eletrônicos.
Certo	O Marketing de busca é um conjunto de estratégias que visam atingir o cliente em potencial no momento em que ele busca um produto e/ou serviço. As estratégias englobam os links patrocinados para sites de busca. Relacionado os negócios eletrônicos ao Marketing de busca.
22 - O marketing que promove um produto ou serviço a amigos e outras pessoas por meio da internet. Podemos então chamar de :
Certo	Viral.
23 - Sabemos que a internet traz algumas vantagens com a atuação do e-marketing como, reduzindo custos de telecomunicações. Portanto podemos considerar essa vantagem para:
Certo	Organizações.
24 - No e-marketing e o comércio eletrônico trabalhamos no direcionamento de mercado que se concentram em um tipo de serviço ou produto, porém usado em todos os setores. Podemos considerar o tipo de transaçao B2B como marketplace:
Certo	Horizontal.
25 - No processo de decisão de compra, através do comércio eletrônico, verificamos a fase "Carência". Em que etapa de compras se encontra respectiva fase:
Certo	Pré compra.
26 - Os e-consumidores conhecem vários canais na Internet e escutam, falam e trocam opiniões sobre os produtos que consomem e desejam. As empresas agora precisam pensar: "O que está sendo dito sobre meu produto/marca?"; "O que as pessoas pensam sobre a minha empresa?"; "O que já existe sobre meu produto nas redes sociais e na web?". É a opinião dos outros e-consumidores influenciando e agregando valor à compra. Com o avanço da tecnologia, algumas empresas e aplicativos estão se adaptando
à esta realidade.
Nesse contexto, a organização/site que NÃO CORRESPONDE a esta realidade é:
Certo	Mozilla.
27 - O aumento da oferta de novos meios de comunicação de marketing, os altos custos de alguns meios tradicionais e o surgimento de novas mídias alternativas são parte importante dos novos desafios que enfrentam os profissionais de marketing para sensibilizar os consumidores. O entendimento do comportamento de compra do consumidor representa uma das áreas mais complexas e delicadas do marketing e vem estimulando um número crescente de pesquisas para o avanço desse tema. Um fato ainda recente aumentou a complexidade do tema: o advento da internet. Com ela, surge uma nova maneira de promover e vender produtos e serviços, sendo que uma análise mais aprofundada sobre esse assunto reside no fato de que, em meios de comunicação como a internet, aumenta o poder do usuário de selecionar as informações, determinando a quantidade e o teor do que deseja obter sobre um determinado produto ou empresa. Dentre os itens abaixo qual "não" seria uma estratégia de marketing:
Certo	O risco físico é percebido como um perigo à integridade física de quem o possui ou utiliza.
28 - Podemos observar que, com o avanço da tecnologia, algumas empresas e aplicativos estão se adaptando à realidade do Comércio Eletrônico. Avaliações, recomendações e opiniões são cada vez mais um fator decisivo no processo de efetivação de compras pela internet. Como exemplo, antes de escolher um hotel o e-consumidor pode ver e analisar o que os outros hóspedes têm a relatar sobre sua experiência. Portanto, em qual etapa do processo de decisão de compra, o exemplo acima se aplica?
Certo	Recolher e tratar a informação, busca da informação.
29 - O comércio eletrônico, tem como principal objetivo a oportunidade e disponibilidade de promover o comércio de compra e venda em ambientes virtuais, como exemplo a Internet. Mas, até a compra ser finalizada, o consumidor virtual percorre um conjunto de quatro etapas. A primeira etapa tem o objetivo de:
Certo	Despertar, identificar ou reconhecer as necessidades que se convertem em ideias de compra.
30 - Quando no comércio eletrônico falamos que - É a fase do despertar, identificar ou reconhecimento de necessidades, que se converte em idéia de compra. Podemos considerar que no processo de compra se encontra na etapa:
Certo	Um.
31 - Estudando a segurança nas transações eletrônicas, devemos ter o seguinte conhecimento do conceito ¿ Conhecer e confirmar as identidades das partes que se comunicam¿, podemos considerar o seguinte conceito como:
Certo	Autenticação
32 - Estudando a segurança nas transações eletrônicas, devemos ter o seguinte conhecimento do conceito ¿ Negar acesso e serviço a usuários não autorizados¿ podemos considerar o seguinte conceito como:
Certo	Negação de serviço
33 - Para evitar as fraudes virtuais o segmento bancário tem buscado várias formas de autenticações de seus clientes, de forma a proporcionar mais:
Certo	Conforto e segurança para assinatura digital em documentos e transações eletrônicas.
34 - O selo VeriSign Secured Seal é a marca de segurança mais renomada na internet.Podemos AFIRMAR então:
Certo	O selo prova a seus clientes não somente que você é quem diz ser, mas também que você leva a segurança a sério.
35 - Uma pesquisa mensal de sites públicos completada no último mês mostra que o sequestro virtual é a maior ameaça às empresas, este sequestro é denominado:
Certo	Fraudes virtuais
36 - O grupo responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores, envolvendo redes conectados à internet brasileira, podemos chamar de:
Certo	Cert
37 - O E-business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Podemos definir a categoria de negócio eletrônico Negócio a Negócio como:
Certo	Tem o foco corporativo e está relacionado com a interação comercial entre duas organizações na concretização de alguma transação de compra ou venda.
38 - Entendem-se por comércio eletrônico B2B as soluções que permitem a transação comercial de bens e serviços, entre empresas, por meios eletrônico, substituindo os normais processos físicos.
Certo	Business to business.
39 - Quais os tipos de sistemas de pagamentos que podemos utilizar no e-commerce?
Certo	Todas as opções acima estão corretas
40 - A importância, nos tempos atuais, do E-Commerce, se deve: I - Ao fato de comprarmos as mercadorias por meio de comparação, não ver ao vivo a mercadoria; II - A presença do Gerente responsável pelas compras e vendas on-line; III - Conquistar o Cliente; IV - A compra com maior rapidez, entrando em mercados que se acham mais distantes. Quais afirmativas estão corretas?
Certo	I, II, III e IV
41 - Uma empresa que oferece produtos ou serviços a uma empresa que seja seu cliente, a qual, por sua vez, mantém seus próprios clientes, para os quais o serviço ou produto é repassado caracteriza:
Certo	Business-to-business-to-consumer (B2B2C)
42 - Qual o tipo de proteção que recebemos quando a empresa segue as regras da ética e da política governamental?
Certo	Proteção Cliente/Consumidor
43 - Há várias maneiras de anunciar e fazer publicidade na internet e divulgar seu site, alguns são bem eficazes por serem segmentados, atingindo um público-alvo específico. Na idealização de um Projeto de Publicidade na etapa "Estrutura e Conteúdo" é correto afirmar:
Certo	É hora de definir os links, as funções de Search, os Fóruns, o conteúdo, os menus, a navegação, formulários para contato, etc.
44 - Há várias maneiras de anunciar e fazer publicidade na internet e divulgar seu site, alguns são bem eficazes por serem segmentados, atingindo um público-alvo específico. Na idealização de um Projeto de Publicidade na etapa "Pesquisa" é correto afirmar:
Certo	É o momento da pesquisa a respeito do assunto nos canais de comunicação, como TV, revistas, jornais e Internet, para comparação das ideias com trabalhos e cases de sucesso.
45 - As organizações ao prepararem seus sites, visando aumentar a receita e de modo ter um crescimento real em busca de novos clientes, entendem que podem ter uma grande vantagem uma campanha publicitária na internet. Podemos então AFIRMAR:
Certo	Possibilidades de segmentação do público alvo
46 - No mundo dos negócios eletrônicos, um banner é um elemento gráfico exibido em uma página Web e utilizado para propaganda. Medido em pixels, ele geralmente tem de 13 a 16 cm de comprimento por 1,3 a 2,5 cm de largura. Hoje, os banners são a forma de propaganda mais comumente usada na Internet e os anunciantes sabem da importância que um banner de ótima qualidade pode representar para os negócios eletrônicos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os anunciantes usam de todos os truques e se esforçam ao máximo para desenhar um banner que atraia a atenção dos usuários/consumidores, muitas vezes lançando mão de clipes de vídeo e som.
PORQUE
II. Eles conhecem a necessidade mercadológica de se tirar proveito de uma grande vantagem dos banners, que é o fato de que, ao clicar sobre eles, os usuários/consumidores são diretamente transportados para o site do anunciante.
Certo	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
47 - No momento que estamos desenvolvendo um projeto para a publicidade na internet, devemos ter o conhecimento aprofundado do cliente, seus produtos, serviços, estratégias publicitárias, concorrentes, mercado, consumidores, objetivos, carências. Neste caso estamos analisando qual a etapa do projeto?
Certo	Análise dos clientes.
48 - As organizações ao prepararem seus sites, visando aumentar a receita e de modo ter um
crescimento real em busca de novos clientes, entendem que podem ter como uma grande vantagem a possibilidade de segmentação do público alvo, evitando a dispersão da comunicação. Tendo o objetivo de ajudar a empresa a encontrar sua audiência,interargir e vender seus produtos e serviços. Podemos então AFIRMAR que é:
Certo	Publicidade na WEB
49 - A onda de crescimento ecônomico e o câmbio valorizado despertaram o brasileiro para as compras, mas também reveleram um problema antigo da qual poucos haviam se dado conta: o Brasil é um país cada vez mais caro. Produtos simples podem custar nas lojas brasileiras mais de seis vezes o que saem seus similares no exterior, caso de uma bomba para retirar o leite materno. Analisando o processo dos 4 P's, podemos chamar de: ( Jornal o Globo 07/11/2010 )
Certo	Preço.
50 - Nunca as pessoas tiveram acesso a tão grande número de informações a preços competitivos e rapidez e atualização imediata. Podemos considerar na era digital como:
Certo	7 Forças
51 - O desenvolvimento de um pacote que satisfaça não somente às necessidades dos clientes dentro dos mercados de objetivo, mas maximize simultamente a performance da organização. Podemos chamar de marketing:
Certo	Mix.
52 - A Nestlé está ampliando a linha de produtos para festa de fim de ano, com o lançamento de Cestas Natalinas. Com opções de 1,2Kg e 2,3 Kg , chegam no mercado até o fim do mês. Analisando o processo dos 4 P's, podemos chamar de: ( Jornal o Globo de 06/11/2010 )
Certo	Produto.
53 - Em um determinado site, o gestor verificou que para aumentar sua vendas, necessita de melhorar a qualidade dos produtos e embalagens diferenciadas. No processo dos 4 P's podemos chamar de:
Certo	Produto.
54 - Pensando em ampliar sua presença no mercado brasileiro e em toda a America Latina, o Grupo PSA Peugeot Citroen apresentou na fábrica de El Palomar, na província de Buenos Aires, o Peugeot 408, o sétimo modelo que será produzido na Argentina e exportado para o continente, majoritariamente para o Brasil. Analisando o processo dos 4 P's, podemos chamar de: ( Jornal 0 globo de 06/11/2010 )
Certo	Produto.
55 - Na construção de um site, onde o lay-out deverá ser claro e objetivo, devemos observar então:
Certo	O diagrama de navegação.
56 - Observamos que o site da Mitsubishi, os links, os conteúdos, os menus, e a navegação se encontram bem elaborados. Na idealizaçào do projeto do site, podemos considerar a seguinte fase:
Certo	Estrutura e conteúdo.
57 - um Web site deve possuir algumas características que auxiliarão seu sucesso. Selecione a alternativa que descreve corretamente estas características:
Certo	Conteúdo sintético, lay-out limpo e navegação direta.
58 - Observando o site www.submarino.com , podemos considerar no desenvolvimento de website de site:
Certo	Dinâmico.
59 - Analisando o site do Estopim podemos recomendar as seguintes proposta para mudanças:
Certo	Alterar layout, Incluir mais conteúdo de texto visando buscas, Passar para uma estrutura dinâmica e Incluir gerenciamento de conteúdo.
60 - O site é um dos instrumentos de publicidade mais eficientes que existe. Serve de apoio às campanhas de publicidade de outros meios de comunicação como o rádio, televisão, jornal, placas, folhetos, etc. Com relação ao design (projeto gráfico) e ao layout (visual) de um site, Marque a opção INCORRETA:
Certo	Enquanto web designer (projetista do site) estiver realizando o seu trabalho, ele não necessita se preocupar com as características e as restrições dos seguintes componentes do computador: monitor, resolução e área de trabalho.
61 - Comércio eletrônico é:
Certo	O processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores ou pela internet.
62 - A segmentação usa dados sobre o cliente para prever, com base em fórmulas derivadas de estudos de comportamento, baseado em regras, em conteúdo e em atividade. Podemos AFIRMAR que a estratégia é:
Certo	Variações da segmentação.
63 - Quem não lembra do comercial em que os personagens têm tiques nervosos gritando as palavras caramelo, chocolate e biscoito e provocando sustos nas pessoas? Com um mote de irreverência, Masterfood e Almap lançaram o vídeo somente na internet. ¿A coisa começou a correr em proporção geométrica¿, afirma Martha de Almeida, Diretora de Contas da agência. Este é um exemplo de:
Certo	Marketing viral.
64 - Entre os benefícios dos negócios eletrônicos, pode-se destacar, exceto:
Certo	Maior tempo de espera para receber o produto e formas de interação mais restritas.
65 - Quem fiscaliza os sites de compras para preservar, ou seja, defender os direitos dos consumidores?
Certo	PROCON
66 - É uma modalidade de marketing voltado para dentro das organizações, onde o advento Internet e Intranet dá aos colaboradores a mesma agilidade de acesso à informação que dá aos compradores.
Certo	B2E
67 - e-Procurement: método de gerenciamento de compras. Existem empresas que usam métodos diferentes para compra de bens e serviços, dependendo do item adquirido e quantia de dinheiro dispensada, alem de outros fatores. Metodos que podem ser usados:
Certo	todos estes métodos são validos
68 - Sendo uma empresa do segmento aéreo, onde pretende desenvolver novos serviços com seus fornecedores para tornar-se mais competitivas, chamamos de :
Certo	B2B.
69 - Descreva a natureza do e-Commerce B2C.
Resposta: Negociação Eletrônica entre empresas e consumidores. Esta modalidade representa a virtualização da compra e venda. A diferença é que as pessoas escolhem e pagam os produtos pela Internet.
No varejo on-line, Business to Consumer, alguns dos mais bem-sucedidos e-tailers B2C são empresas de mala-direta que anteriormente vendiam exclusivamente por catálogos tradicionais, de papel. Uma das razões desse sucesso foi o sistema de Logística que essas empresas já tinham à mão. A Cia. Aérea Gol movimentou mais de R$ 1 bilhão. Podemos citar como exemplos o site www.Americanas.Com e www.Submarino.com.br
68 - Enumere os principais aspectos estruturais de Comércio Eletrônico que você conheceu nesta Unidade.
Resposta: A Internet é a maior rede de computadores on-line. A vantagem da Internet é poder fazer uma comunicação personalizada, altamente segmentada, de alcance global e com a possibilidade de medição total dos resultados através das métricas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais