Buscar

Ética - Aula_02 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Responsabilidade Social
Amir Abdala
Aula 2
*
Teorias éticas
Teoria kantiana, teoria utilitarista e teoria relativista.
*
*
Teoria kantiana
Teoria kantiana: elaborada pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), estabelece a necessidade de se identificar racionalmente leis morais que devem ser seguidas sempre pelos indivíduos, independentemente das circunstâncias. 
*
http://www.shutterstock.com
*
Teoria kantiana
 As ações por dever baseiam-se no reconhecimento de leis morais – chamadas por ele de imperativos categóricos - que, muitas vezes, contrariam desejos, sentimentos, enfim, inclinações individuais. 
*
*
Teoria kantiana
Immanuel Kant: “Devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal.” 
*
*
Teoria utilitarista
Desenvolvida pelos filósofos britânicos Jeremy Bentham e John Stuart Mill, a teoria utilitarista afirma que as ações humanas devem se orientar pela busca da felicidade para todos aqueles que são por elas afetadas. 
*
http://thumb7.shutterstock.com
*
Teoria utilitarista
O utilitarismo: teoria ética consequencialista, porque entende que o valor moral de uma ação está nas consequências que produz. 
*
*
Teoria utilitarista
Devemos, em cada circunstância específica, identificar as alternativas de conduta disponíveis e escolher aquela que, provavelmente, produzirá as melhores consequências. 
*
*
A coruja e a raposa
*
*
Teoria relativista
A moralidade é, unicamente, uma convenção dos homens em sua vida social, uma expressão de um certo consenso acerca dos princípios que devem reger as ações morais dos homens. 
*
*
Teoria relativista
Sociedades diferentes desenvolvem diferentes noções acerca do que se considera bem e mal, certo e errado, sem que se possa pretender um padrão único para toda a humanidade.
*
*
Ética empresarial
A preocupação em torno da ética empresarial avança consideravelmente a partir de meados do século XX, com crescentes reinvindicações sociais que concebem as empresas não apenas como organizações direcionadas ao lucro, mas também com a função de promover benefícios para a sociedade em seu conjunto.
*
*
Referências
FERRELL, O. C.; FRAEDRICH, J.; FERRELL, L. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. 4. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.
VÁZQUEZ, A. S. Ética. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
*
Ética e Responsabilidade Social
Amir Abdala
Atividade 2
*
*
Atividade
Quais as diferenças entre a teoria ética kantiana e a teoria ética utilitarista?
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais