Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL
	
	
	1a Questão (Ref.:201804182276)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer etc. Com base nessa realidade, podemos afirmar que o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e até mesmo as posturas corporais são:
		
	 
	Produtos de uma herança cultural
	
	Inatos ao homem.
	
	Características das sociedades orientais
	
	Características específicas dos povos indígenas
	
	Características das sociedades ocidentais
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804182148)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Antropologia, como boa parte das ciências sociais, é uma ciência que tem como uma de suas principais características ter um extenso campo de observação. Tal característica, por uma questão prática, determina uma divisão das áreas de atuação da Antropologia. Nesse sentido, a Paleoantropologia, a Antropologia forense, a Antropologia Nutricional e a Bioarqueologia, são divisões de que área da Antropologia?
		
	
	Botânica
	
	Linguística
	 
	Antropologia Biológica
	
	Arqueologia
	
	Antropologia Social
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804247717)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
		
	
	ciências sociais
	
	ciências humanas
	
	Sociologia das ciências
	 
	ciências naturais
	
	ciências ideográficas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804660267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com pressupostos teóricos das ciências naturais e sociais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As ciências naturais estudam a realidade humana e social.
	
	Os fatos naturais não admitem reconstrução, por sua complexidade e inconstância.
	
	Nas ciências sociais os fatos se repetem, podendo ser reproduzidos em outro momento.
	 
	As ciências sociais têm objetos de estudo complexos, não reproduzíveis em espaço-tempo diverso.
	
	Não há diferenciação quanto à relação sujeito/objeto nas ciências sociais e naturais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804763012)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	DaMatta (2000) afirma que o conceito de Sociedade foi o último a surgir no campo das Ciências Sociais e da Antropologia, pois é fácil ter-se uma perspectiva do universo humano como constituído de categorias e grupos necessariamente relacionados, todos tendo relação com todos num jogo complexo que constitui dinâmica da vida coletiva. Assim, podemos dizer que:
		
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultrual) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é concretamente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, interligando seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultural) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, buscando interligar seus domínios e segmentos.
	 
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804660105)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana, sendo correto afirmar que:
		
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	 
	o primeiro, indicando conjuntos de ações padronizadas; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o primeiro, indicando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura); o segundo, expressando conjuntos de ações padronizadas.
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações padronizadas; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804679203)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com a teoria evolucionista da humanidade, a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo. Seguindo a tendência de alguns etnólogos, que tinham como base no séc. XIX a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, Lewis Morgan determinou que as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade:
		
	
	o Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo
	
	os povos bárbaros, os povos indígenas e os povos europeus
	
	o Paganismo, o Misticismo e o Cristianismo
	 
	a Selvageria, a Barbárie e a Civilização
	 
	a Antiguidade, a Medievalidade e a Modernidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804679223)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Antropologia é a ciência que estuda o homem, sua evolução biológica ou física, cultural e social. Embora tenha sido consolidada como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a "descoberta" de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Dentre as várias abordagens antropológicas, podemos citar o Culturalismo Norte-americano, que surge na década de 1930. Sobre essa abordagem é correto afirmar que:
		
	
	entende que cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.
	
	estavam estritamente vinculados aos trabalhos de campo e criticavam os métodos de investigação e interpretação dos evolucionistas e difusionistas.
	
	acreditavam que a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo.
	
	é uma linha de análise que procura explicar aspectos da sociedade em termos de evoluções vivenciadas pelos membros do grupo e suas consequênciaspara sociedade como um todo.
	 
	estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804642317)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que a cultura é ao mesmo tempo aquilo que singulariza e distingue o ser humano. Singulariza porque é algo exclusivo do homem. Distingue porque cada povo tem sua própria caracterização cultural. Sobre o conceito antropológico, é correto dizer:
		
	 
	a cultura é o conjunto de saberes adquiridos e compartilhados pelos homens em sem processo histórico
	
	a cultura humana corresponde a todo comportamento natural do homem em sociedade, como por exemplo, usar roupas.
	
	as culturas humanas obedecem um processo natural de transmissão
	
	nem todos os povos humanos possuem cultura. Alguns vivem de modo natural, como os povos indígenas
	
	a cultura é decorrente de um processo instintivo do ser humano, sendo hereditariamente transmitido de pai para filho.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804284615)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quais foram os antecedentes históricos do conceito de cultura, ou seja, quais foram os autores que permitiram que Tylor sintetizasse o termo cultura desta forma?
		
	
	Claude Lévi-Strauss e Leslie White
	 
	John Locke e Jean Jacques Rousseau
	
	Lewis Henry Morgan e Edward B. Tylor
	
	Franz Boas e Clifford Geertz
	
	Ruth Benedict e David Schneider
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais