Buscar

FILOSOFIA GREGA ANTIGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FILOSOFIA GREGA ANTIGA: SITUAR E DESCREVER A IMPORTANCIA:
 Foi na Grécia Antiga que a ciência surgiu e tomou as primeiras proporções. Embora vivessem em cidades-nações (Pólis) distintas e rivais entre si, os gregos, conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia.
A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico. No período pré-socrático, a filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Parmênides.
 No período pré-socrático, a Filosofia foi empregada para elucidar a procedência do mundo e das coisas a sua volta, foi representado pela physis (natureza) que procurava compreender através da razão a origem e as mudanças que acometeram a natureza e o ser humano ao longo do tempo; destacou-se nesta fase o filósofo Tales de Mileto. 
Já o período socrático apontou para uma modificação a respeito do elemento de pesquisa da filosofia, que sai da metafísica e caminha em direção ao homem em si.
Este período destacou-se pelo surgimento da democracia que concedeu o direito de paridade a todas as pessoas que vivessem nas polis - hoje cidades – concedendo-lhes inclusive a faculdade legal de tomar parte no governo e se necessário sugerir alguma mudança na educação grega já que as pessoas tinham precisão de saber falar e persuadir as demais.
O período helenístico surgiu após o declínio político das polis e o surgimento de um conjunto de disciplinas que, além de trabalhar com a natureza e o estudo das leis do raciocínio, procuravam também dar ênfase a felicidade e a ensinar as pessoas a encontrarem a maneira correta de direcionarem a própria vida.
Nestes períodos ocorreram vários atos por parte de alguns filósofos que mereceram grande destaque, tais como: a criação da filosofia humanista por Sócrates, a fundação da Academia de Atenas por Platão e a doutrinação da lógica e de muitos outros conhecimentos como a metafísica, a moral e a política por Aristóteles.
 A Importância A filosofia é o legado principal da civilização grega, tida como antiguidade clássica, ou seja, aquela que foi o alicerce da civilização ocidental. Quando voltamos para o renascimento / Idade moderna, movimento que RETOMOU o estudo da antiguidade clássica (greco-romana), este foi justamente a valorização do homem como ser racional, o preceito primordial, RAZÃO/RACIONALIDADE, que tira o homem da escuridão da idade média, e o coloca para a luz da ciência, abandonando o teocentrismo, e assumindo uma nova postura, novo perfil, voltado para antropocentrismo. Porque foi exatamente na Grécia que tudo começou, e através das ideias de Sócrates que surgiram as questões sobre a existência e da importância do saber para os seres humanos, e tudo isso fez com que a filosofia se desenvolvesse de forma geral e até os dias atuais.

Outros materiais