Buscar

GD - NEUROFISIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GD – Princípios de Neurofisiologia
1 Quais as principais células do sistema nervoso e qual sua importância fisiológica?
Astrócitos: participam da nutrição do sistema nervoso, principalmente na capacitação de glicose.
Oligodendrócitos: participam da síntese da bainha de mielina.
Microglia: combate a agentes patôgenos.
Neurônio: unidades básicas de sinalização do sistema nervoso.
2 O que ocorrerá se o axônio de um neurônio for seccionado ? Por quê ? Dê o exemplo da consequência da secção de um axônio do: 1)Sistema Nervoso Aferente; 2) Sistema Nervoso Eferente Motor Somático; 3) Sistema Nervoso Eferente Autônomo; 4)Sistema Nervoso Central.
Os impulsos nervosos deixaram de ser transmitidos, porque a parte do axônio seccionada irá se deteriorar. O sistema nervoso central não receberá os impulsos nervosos; danificará a resposta motora de alguma região; dificultará a resposta dos reflexos motores; não haverá o processamento das informações (impulsos nervosos), conseqüentemente não terá assim a resposta ao estimulo.
3 Por que o potencial de membrana de repouso apresenta uma carga negativa ? Explique a contribuição dos íons para o potencial de membrana.
Porque a concentração de cargas positivas é maior no meio extra celular. Os íons, ao passarem por canais sensíveis a eles, geram uma diferença de potencial do meio extra para o meio intracelular; o Na+ ao entrar dentro da célula, torna o potencial de membrana positivo em relação ao meio externo, porém com a saída de K+ esse potencial se torna negativo, devido sua concentração se tornar maior no meio extracelular. Os íons são capazes de despolarizar e repolarizar a membrana, gerando energia suficiente para propagar o potencial de ação.
4 O que ocorrerá com o potencial de membrana: 1) Se a concentração de K+ plasmática aumentar; 2)Se a permeabilidade ao Cl- diminuir.
1) Se a concentração de K+ plasmático aumentar, o potencial de membrana se tornará mais negativo em relação ao meio externo.
2) Se a permeabilidade ao Cl- diminuir, o potencial de membrana também se tornará mais positivo em relação ao meio extracelular.
5 Descreva as bases iônicas de um potencial de ação e como ocorre a condução do PA. 
O potencial de ação ocorre quando a concentração dos íons Na+ e K+ variam no meio intra celular. A condução ocorre através de um ciclo de retroalimentação positiva que abre canais de sódio ao longo do axônio de forma unidirecional.
6 O que é uma sinapse química. Dê um exemplo e explique o mecanismo e o papel fisiológico. Descreva situações que levam a potencialização e redução da transmissão sináptica.
Sinapse química é o local onde ocorre a transmissão do impulso nervoso, zona de comunicação entre uma célula nervosa e outra célula seguinte. Sinapse química inibitória; o neurotransmissor GABA é liberado pelas terminações axônicas e se liga aos seus receptores GABA, permitindo a entrada de Cl- tornando o potencial de membrana mais negativo; o álcool, ao ser ingerido, se liga ao receptor GABA, permitindo uma maior entrada de Cl- dentro da célula, o que torna o potencial de membrana extremamente negativo, devido a alta negatividade, os níveis de estímulo para atingir o grau de excitação da célula não serão suficientes para gerar o potencial de ação; de forma contrária ocorre quando há a inalação de cocaína: as terminações axônicas liberam dopamina e noradrenalina que se ligam aos seus receptores e retornam para serem absorvidas, porem a cocaína impede que esses hormônios retornem, ficando por mais tempo expostos, estimulando ainda mais as células.

Outros materiais