Buscar

Ad1 questões etnicas e de genero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 – Questões éticas e de gênero
Luciana Berton Costa Carneiro, matrícula 15212080093 – Pólo Rocinha
 Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental 
UERJ /CEDERJ 
Avaliação a Distância 
AD1 - Questões Étnicas e de Gênero 
Coordenadora de disciplina: Prof. Maria Alice Rezende Gonçalves 
Tutores a distância: Profs. Ana Cristina Fournier, Marcelo Gomes da Silva, Raphael Neves Martins e Vinícius Oliveira Pereira 
Questão 1: A lista de chamada e a ida ao banheiro não serão mais motivo de constrangimento para alunas e alunos transexuais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Esses estudantes já podem usar o nome social, designação pela qual a pessoa trans se identifica e é socialmente reconhecida, desde que a direção autorizou a mudança nos documentos da escola. 
O Colégio Pedro II é o primeiro da rede pública no Rio a comunicar o cumprimento do DECRETO Nº 8.727, DE 28 DE ABRIL DE 2016 da presidente afastada Dilma Rousseff que permite o uso do nome social por travestis e transexuais em órgãos e entidades da administração pública federal. 
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-05/colegio-federal-no-rio-e-o-primeiro-aceitar-nome-social-de-alunos 
Para entender as motivações que levam ao desenvolvimento de uma política pública como a descrita acima, é necessário saber que: (2 pontos) 
a) ( X) A adoção do termo étnico-racial visa superar as ambiguidades presente nos termos etnia e raça, a fim de retratar as relações entre brancos e negros na sociedade brasileira. 
b) ( ) Os modelos duais só podem ser entendidos como construções sociais. 
c) ( ) Cada sociedade segue o seu curso histórico através de três estágios : selvageria, barbarismo e civilização. 
d) ( ) As teorias do determinismo geográfico e do determinismo biológico são capazes de resolver os desafios descritos. 
Questão 2 : Marque C, se a preposição é certa, ou E, se a preposição é errada: 
(2 pontos) 
a) ( V) Os campos étnico-raciais e de gênero se intercambiam e retratam as hierarquias existentes nas sociedades contemporâneas. 
b) ( F) Raça é uma construção equivocada que pressupõe diferenças dentro de uma mesma espécie. 
c) (F ) População é aquele grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado que abrange brasileiros natos ou naturalizados. 
d) (V ) Os povos indígenas passaram pelo processo de cisão, que evidencia uma absorção ou assimilação dos grupos e de suas culturas, mantendo características próprias ou não. 
Questão 3 : De acordo com o material de estudo proposto, responda: Em que consiste o Mito das Três Raças e qual é a crítica a esse modelo? (3 pontos)
 
O mito das três raças foi idealizado por Darly Ribeiro, onde ele afirmava que a cultura e sociedade brasileira foi constituída a partir de influências culturais de 3 raças: a européia, a africana e a indígena. A idéia foi criticada por ser uma visão simples e racialista do processo colonizador brasileiro.
Questão 4 : Marque V, se verdadeiro, e F, se falso. Justifique. 
(3 pontos) 
a) (V ) Ninguém nasce branco, negro ou índio. Justificativa: 
As sociedades inventaram essas identidades e assumimos. Foram categorias classificatórias criadas em um momento da História que nos permitem distinguir os indivíduos segundo critérios como, por exemplo, o de cor.
b) (V ) O número de mulheres é quantitativamente superior ao número de homens no país, segundo o censo de 2000, mas, no entanto, as mulheres são consideradas um grupo minoritário. 
Justificativa: 
Ainda há desigualdades em relação às mulheres no Brasil, como salários baixos, desvalorização do trabalho da mulher, baixa participação na política.
c (F ) Em geral, no Brasil, nos classificamos e somos classificados, segundo a cor, no modelo dualista que separa as populações em dois grupos: os brancos e os não-brancos. 
Justificativa:
	No Brasil somo classificados como brancos, negros e índios.

Outros materiais