Buscar

WCFJ-Av1 Direito Ambiental 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403422623)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um espaço público, como uma praça com muitas árvores e jardins, é classificado pela doutrina como:
		
	 
	meio ambiente artificial.
	
	meio ambiente do trabalho.
	
	meio ambiente natural
	
	meio ambiente laboral.
	 
	meio ambiente cultural.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403242286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos objetivos do Direito Ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	O direito ambiental brasileiro está ligado apenas com o desenvolvimento econômico.
	
	O direito ambiental brasileiro quer frear o desenvolvimento sócio econômico.
	
	O direito econômico não está ligado ao direito ambiental.
	
	O direito ambiental foi criado apenas para proteger, preservar o meio ambiental.
	 
	O direito ambiental visa compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, gerando também um desenvolvimento social. Este é o elo do direito ambiental com o direito econômico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403242460)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando aspectos relativos à proteção administrativa do meio ambiente, assinale a opção correta.
		
	
	A legislação brasileira estabelece, em rol exemplificativo, os casos em que a administração pública deve solicitar ao empreendedor estudo de impacto ambiental (EIA). A exigência, ou não, do EIA está vinculada ao custo final do empreendimento proposto, de acordo com tabela fixada pela administração pública.
	
	O EIA/RIMA é uma das fases do procedimento de licenciamento ambiental, devendo ser elaborado por equipe técnica multidisciplinar indicada pelo órgão ambiental competente, cabendo ao empreendedor recolher à administração pública o valor correspondente aos seus custos.
	 
	São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, entre outros, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos, em áreas públicas ou particulares.
	
	A legislação brasileira estabelece, em enumeração taxativa, todos os casos em que a administração pública deve exigir do empreendedor a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, o qual nunca poderá ser dispensado pelo órgão ambiental.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403363915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Questão n. 35 X Exame de Ordem Unificado:
 Na perspectiva da tutela do direito difuso ao meio ambiente, o ordenamento constitucional exigiu o estudo de impacto ambiental para instalação e desenvolvimento de certas atividades. Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio:
		
	
	do poluidor-pagador.
	
	da vedação ao retrocesso.
	 
	da prevenção.
	
	da não-prevenção
	
	da precaução.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403406011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO SOBRE O AMBIENTE HUMANO (Estocolmo, junho/1972) que objetivou estabelecer uma visão global e princípios comuns, para servir de inspiração e orientação à humanidade, para a preservação e melhoria do ambiente humano, editou vinte e três princípios, dentre os quais esta questão destaca o enunciado dezessete, relativamente à intervenção estatal obrigatória: "Deve ser confiada às instituições nacionais competentes a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente". As opções de resposta reproduzem alguns incisos do art. 225 da Constituição Federal. Indique qual dos seguintes incisos do art. 225 da Constituição Federal se correlaciona diretamente com o referido verbete dezessete:
		
	
	Art. 225 da CF, Inciso VI - Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	Art. 225 da CF, Inciso I - Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	Art. 225 da CF, Inciso II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
	
	Art. 225 da CF, Inciso VII - Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
	 
	Art. 225 da CF, Inciso IV - Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403241640)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Constituição brasileira, o meio ambiente é:
		
	
	Patrimônio da Humanidade.
	
	Patrimônio nacional.
	
	Bem de domínio dos Estados.
	
	Bem de domínio da União.
	 
	Bem de uso comum do povo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403242627)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
		
	
	Residual dos Estados.
	
	Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
	
	Solidária entre a União e os Municípios.
	 
	Privativa da União, que poderá delegar esta competência aos Estados.
	 
	Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403241445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, constituiu um marco na legislação pátria criando as bases para o Direito Ambiental Brasileiro nos moldes que conhecemos atualmente. Representa verdadeira mudança de paradigmas na proteção ambiental antes focada em recursos naturais isolados, para uma proteção integrada baseada em uma tutela focada nos ecossistemas. Considerando os dispositivos e previsões expressas no texto da referida Lei, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	A Lei 6.938/81 cria a responsabilidade civil objetiva em matéria de dano ambiental difuso. Resta, entretanto, subjetiva a responsabilidade pelos danos individuais reflexos causados a terceiros, ainda que em matéria ambiental.
	
	A Lei 6.938/81 cria o Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, que é constituído exclusivamente pelos órgãos Federais e Estaduais responsáveis pela melhoria e proteção da qualidade ambiental, com finalidade de garantir a cooperação e integração entre eles.
	 
	A Lei 6.938/81 cria um conjunto de instrumentos voltados à proteção da qualidade ambiental tais como: o zoneamento ambiental; o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; a criação de espaços territoriais especialmente protegidos; a avaliação de impactos ambientais; entre outros.
	
	A Lei 6.938/81 estabelece expressamente que: cabe aos órgãos municipais competentes o licenciamento ambiental de obras ou atividades cujo impacto seja local; cabe aos órgãos estaduais o licenciamento ambiental daquelas cujo impacto ambiental seja regional; e cabe ao IBAMA o licenciamento ambiental quando o impacto for interestadual.
	
	A Lei 6.938/81 prevê expressamente o instrumento do licenciamento ambiental estabelecendo que este deverá ser exigido obrigatoriamente para a instalação e funcionamento de toda e qualquer atividade econômica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403352790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não há que se falar em ilegalidade do ato quando a fiscalização ambiental é realizada dentro da lei vigente e a licença encontra-se vencida. Sob esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão que reconheceu a impossibilidade de um posto de combustível exercer suas atividades sem a devida licença de operação. O proprietário do posto pleiteava o afastamento das sanções de interdição do estabelecimento. Marque a respostaCORRETA em razão das licenças ambientais estudadas em nossas aulas.
		
	 
	A Lei 6.938/81 - PNMA, em seu Art.10 estabelece que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental
	
	A Resolução CONAMA 001/86 e a Constituição Federal regulamentam os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente¿
	
	Cabe ao órgão ambiental local definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e os riscos de atividade potencialmente poluidora ou degradadora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CONAMA
	
	Licença ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de instalação após audiência pública realizada no Ministério do Meio Ambiente sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiros do CONAMA
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403352896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Empresa Vital Saúde requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Marque a alternativa CORRETA, ao entender-se a exigência do EIA-RIMA pelo órgão ambiental competente:
		
	
	O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um complemento do EIA em linguagem mais elaborada e complexa, destinada aos cientistas pesquisadores mais ligados ao tema
	
	O EIA deve ser um processo sequencial, que comece com a descrição da atividade proposta, prossiga com a análise das medidas mitigadoras e termine com a apresentação das consequências negativas do empreendimento, de forma a servir de base à tomada de decisão, que é sempre política, sobre o projeto.
	 
	Exige-se o EIA, para a realização de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, sendo, por isso, necessário determinar os limites geográficos da área que será direta ou indiretamente afetada pelos impactos decorrentes da implementação do projeto.
	
	Deve ser elaborado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.

Outros materiais