Buscar

Psicologia 12 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Considerando a atuação do psicólogo em psicologia jurídica, assinale a opção CORRETA.
(a) O psicólogo da área jurídica deve transcender as solicitações do mundo jurídico. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas, estabelecendo uma relação de complementaridade entre direito e psicologia;
(b) O psicólogo que atua na área jurídica atende à demanda jurídica, como uma psicologia aplicada, cujo objetivo é contribuir para o melhor exercício do direito, em uma relação de subordinação, na qual o saber psicológico está a serviço do mundo jurídico;
(c) A atuação do psicólogo na área jurídica tem por objeto de estudo uma das manifestações da subjetividade, ou seja, o estudo do comportamento, enquanto que o estudo das consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo é função da psicologia clínica;
(d) O psicólogo jurídico pode fazer orientações, contribuir para políticas preventivas e estudar os efeitos do mundo jurídico sobre a subjetividade do indivíduo. A perícia constitui a única atividade que não é praticada pelo psicólogo jurídico.
2- Estudos diferentes mostram que entre 40% a 60% dos criminosos acabam voltando para a prisão.
A afirmação acima foi usada para comprovar que
(A) falta mais disciplina nos presídios atualmente, tanto para criminosos quanto para os responsáveis.
(B) nem sempre é necessário manter os criminosos afastados da sociedade, em prisões fechadas.
(C)) a ausência de controle dos prisioneiros dentro das penitenciárias é elevada, por falta de especialistas em segurança.
(D) um sistema penitenciário fechado e baseado apenas na imposição da disciplina não apresenta bons resultados, como deveria.
(E) é possível recuperar praticamente todos os criminosos, desde que eles estejam dentro das prisões.
3- Qual prática psicológica deve ser  produzida pelo psicólogo no sistema de justiça?
(ADAPTAÇÃO– SEAD/SEJUDH – PSICÓLOGO/2007)
4- Há quem diga que a recuperação dos presos não acontece, e que a pena de morte seria sugestiva para poder resolver a questão da superlotação carcerária. Porém, há quem proclame que as fugas e rebeliões diminuam com condições favoráveis do meio, sendo os presos tratados e vistos como pessoas e não como animais. Fundamentado nos estudos apresentados em aula, qual seria  a sua opinião ?
(BARBOSA, L. O sistema carcerário brasileiro. Disponível em : http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sistema-Carcer%C3%A1rio-Brasileiro/40056.html)
R: Uma maior atenção aos presos, atividades profissionalizantes, estudo, melhorias na infra-estrutura e nos atendimentos de saúde, incluindo acompanhamento psicológico seria realmente necessários para que os reeducados não voltassem a praticar crimes após saírem da cadeia, diminuiria rebeliões e fugas.

Outros materiais