Buscar

EDUCACAO E DIVERSIDADE PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma pesquisa realizada em 2012 sobre a desigualdade social revela que a renda média dos 5% mais ricos era 33 vezes a dos 20% mais pobres. Esta pesquisa informa ainda que, apesar dos avanços sociais e da luta pela redemocratização, a desigualdade social persiste no país. Nesse contexto, disserte sobre o conceito de desigualdade social, apresentando um exemplo dessa disparidade na atual sociedade.
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/evento-discute-democracia-e-desigualdade-social-no-brasil>. Acesso em: 18 mar. 2015.
	Resposta Esperada:
A desigualdade social está enraizada no modelo escravagista que surgiu no Brasil, pelo qual o abandono, o desemprego e a marginalização dos escravos eram agravantes que decorreram de uma liberdade sem condições mínimas de vida. Diante disso, a discriminação e o preconceito repercute até os dias atuais. Prova disso é o sistema de cotas, que tenta elevar um povo tão massacrado que é o negro e o índio.
	2.
	A diversidade caracteriza-se pelos aspectos físicos, culturais e étnicos que constituem a singularidade do indivíduo. Estes aspectos são perceptíveis, e não poderiam ser ressaltados negativamente, de maneira que se instaurem diferenças, causadoras de separações entre os indivíduos. Nesse sentido, a escola pode exercer um papel preponderante, de maneira a contribuir para a percepção das diferenças, mas que, diante destas, os indivíduos sejam tratados de maneira igualitária. Disserte a respeito da diversidade e sua percepção no ambiente escolar.
	Resposta Esperada:
O ato de valorizar, no meio escolar, as questões relativas à diversidade, permite que se contribua para o estabelecimento da cidadania, da solidariedade, do respeito e se promova, como consequência, a inclusão escolar. Na escola, muitas vezes, nega-se a existência das diferenças, e isso faz com que se criem entraves para o processo de inclusão. Por isso, é preciso perceber e tomar consciência da existência das diferenças. Para a promoção da inclusão, da valorização das diferenças, a escola necessita dialogar, refletir e promover a solidariedade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais