Buscar

Sistema Linfático e Células do Sistema Imune

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Linfático
O sistema linfático é uma complexa rede de órgãos linfoides, linfonodos, tecidos linfáticos, vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, portanto, eles realizam a capitação do liquido tissular que não retornou para os vasos sanguíneos, o filtram, e o retornam para a circulação.
A linfa não possui células vermelhas e 90% esta presente na circulação e 10% esta presente nos vasos do sistema linfático;
O sistema linfático também contribui para o sistema imunológico pois nele, são transportados os glóbulos brancos que atuam na defesa contra bactérias e vírus invasores. 
O sistema linfático desemboca na veia cava superior e ao longo de seu trajeto existem gânglios linfáticos e esfíncteres linfáticos, esses gânglios nas infecções, devido ao bloqueio dos canais linfáticos eles incham, e é neles que os linfócitos reconhecem os antígenos e iniciam a apresentação de anticorpos. 
Gânglios linfáticos: 
São estruturas esféricas presentes por toda a circulação linfática, sendo os órgãos linfáticos mais numerosos. São compostos por células reticulares, linfócitos, plasmócitos, macrófagos e células dentríticas. Realizam a filtragem da linfa, pois, substancias estranhas ou organismos invasores são ali apresentados para as células de defesa, onde se inicia a resposta imunológica adaptativa. Durante as infecções podem aumentar de tamanho e se tornar dolorosos, como por exemplo os linfonodos encontrados nas axilas, no pescoço e nas virilhas. 
Classificação dos órgãos linfoides:
ÓRGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS: são os locais de desenvolvimento, diferenciação e proliferação de linfócitos.
Medula Óssea: a medula óssea, formada por células reticulares associadas a fibras reticulares, possui caráter esponjoso e está localizada no interior de ossos longos e da pelve, no homem adulto. Realiza a hematopoese que é a produção de hemácias e a hemocitopoiese que é a produção de linfócitos. Os linfócitos são produzidos na forma de pró-linfócitos, por meio das células totipotentes, porem os pró-linfócitos não possuem capacidade de realizar resposta imune, portanto, se dirigem para órgãos linfoides secundários aonde irão terminar seu desenvolvimento e maturação, e se diferenciar.
Timo: o timo é um órgão linfoide primário que realiza funções de órgãos linfoides secundários, pois recebem os pró-linfócitos oriundos da medula óssea e promovem a maturação dos mesmos em linfócitos T. Mas também, produzem linfócitos T maduros que irão percorrer o organismo realizando o reconhecimento e diferenciação do que são moléculas próprias do organismo e moléculas estranhas. O Timo também produz substancias que promovem o desenvolvimento e a proliferação de linfócitos como a timosina alfa, a timopoetina, timulina e fator tímico humoral. Essas substancias estimulam a maturação de linfócitos T tanto no Timo quando em órgãos linfoides secundários. 
ÓRGÃOS LINFOIDES SECUNDÁRIOS: órgãos secundários onde os linfócitos terminam sua maturação e crescimento e onde exercem suas funções. Compreende ao baço, aos linfonodos espalhados por todo o sistema linfático e ao MALT (tecido linfático associado a mucosa dos tratos respiratório.
Linfonodos: órgãos pequenos em forma de feijão que aparecem durante o trajeto da circulação linfática. Normalmente, possuem o tamanho de um grão de feijão, mas, durante a resposta imunológica, encontram-se infartados. Os maiores aglomeramentos de linfonodos se encontram no pescoço, nas axilas, na região inguinal, próximo ao esterno no tórax.
Células do sistema imunológico:
Células de origem linfoide: Linfócitos T e B, Plasmócito e Natural Killer (NK).
Linfócitos T:
Se desenvolvem a partir de precursores (pró-linfócitos) no timo;
Possuem receptores em sua membrana que identificam antígenos livres ou ligados a células apresentadoras de antígenos;
Existem três tipos: 
Linfócito T CD4: atua no controle da proliferação e diferenciação de linfócitos T CD4 (Helper)/ T CD8 (Citotóxico)/ B e de outras células do sistema imunológico;
Linfócito T CD8: possui citotoxinas que destroem células infectadas por vírus e células tumorais, também participam da rejeição de enxertos.
Linfócito T supressor.
Linfócito B: 
Produzido no fígado fetal e medula óssea no adulto;
Quando ativados, se transformam em plasmócitos que tem função de liberar anticorpos causando a opsonização do invasor.
Natural Killer: não possuem receptores de antígenos em sua membrana, logo, não participam da resposta imune adaptativa e sim da inata, atuam destruindo células infectadas por vírus e células tumorais.
Células de origem mieloide: Monócitos/Macrófagos (mononucleados); Neutrófilos, Eusinófilos, Basófilos (polimorfonucleados).
Mononucleados: os monócitos estão presentes na circulação sanguínea, possuem o núcleo em forma de ferradura, e quando realizam a diapedese migrando para os tecidos se diferenciam em macrófagos. Na diferenciação, o citoplasma se torna mais abundante e ameboide, o que facilita a fagocitose;
Funções: fagocitose de antígenos, apresentação de antígenos para linfócitos T, expressam quimiotáticos na resposta inflamatória e expressam antígenos em MHC;
Diferentes tipos de macrófagos: Microglia (cérebro); Célula de Kuppfer (Fígado); Célula Intramesangial (Rim); Histiócito (camada subcutânea); Macrófago (Baço e tecidos em geral).
Polimorfonucleados: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, células dendríticas.
Neutrófilos: possuem núcleo multilobado e citoplasma granuloso, atuma na resposta rápida à quimiotáticos, realizam a fagocitose de antígenos opsonizados, muito presentes no sangue.
Eusinófilo: possuí núcleo bilobado e citoplasma granuloso, fagocita antígenos ingeridos e libera seus grânulos contra invasores grandes, que não podem ser fagocitados como os vermes, participam também das reações alérgicas;
Basófilo: abundante no sangue, porem ao migrar para os tecidos se diferencia em mastócito. Apresenta núcleo com um lobo, possui grânulos de histamina (atua nos processos inflamatórios e alérgicos) e heparina (anticoagulante); Libera seus grânulos contra grandes vermes, em associação com os eosinófilos, e nos processos alérgicos não são tao importantes quanto eusinofilos e mastócitos.
Células dendríticas: são células apresentadoras de antígeno profissional (APC), assim como os macrófagos, sem ela, não há resposta imune adaptativa.

Outros materiais