Buscar

AD2 Prática de Ensino II

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas 
Avaliação a Distância (AD2) 1º Sem. 2018
Disciplina:​​​​ Prática de Ensino 2: Currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
	CURSO: LETRAS
	POLO: PARACAMBI
	ALUNO: AMANDA MARÍLIA SILVA FERREIRA 
	MATRÍCULA: 12213120132
	
	DATA: 05/05/2018
 
ATENÇÃO: Esta prova (AD2) deverá ser respondida online, impreterivelmente, até o dia 05 de maio. Todas as questões foram retiradas do conteúdo do caderno didático (até a aula nº 14), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma. Qualquer dúvida sobre a AD2 deverá ser encaminhada ao tutor presencial.
 
Caros alunos, as, 
O conhecimento não é algo pronto e acabado, sendo construído pela troca de informações e saberes entre professor e aluno, cuja escola representa um espaço de socialização e mudança, que leva o educador a se questionar sobre o tipo de cidadão, e sociedade, que quer formar.
QUESTÃO I: Escreva um texto, focalizando as principais medidas de democratização que fundamentaram o processo de construção do projeto Escola Cidadã, segundo os princípios desta escola. Cerca de 10 linhas, sem contar com alguma cópia ou citação (conforme ABNT) que forem acrescentadas. O texto deve ser legível, conciso e claro, observando-se as normas gramaticais. (Valor: 2 pontos) 
O conceito de Escola Cidadã foi criado pelo educador Paulo Freire para caracterizar a escola que prepara a criança para a tomada de decisões. Para ele, a escola cidadã “é aquela que assume como um centro de direitos e deveres. É uma escola coerente com a liberdade. É uma escola de comunidade, de companheirismo, que vive a experiência tensa da democracia.” (FREIRE, 1997) Ela está fundamentada em um regime de colaboração, formatação própria a partir da sua realidade, respeito pelas características histórico-culturais da região em que se situa e, apesar da autonomia que a escola cidadã prega, ela não se permite ficar isolada, buscando sempre superar o localismo e o particularismo, aliando-se e solidarizando-se as outras escolas. O desejo maior da Escola Cidadã é o de poder contribuir para a criação das condições para o surgimento de uma nova cidadania, como espaço de organização da sociedade para a conquista e defesa dos direitos, formando para e pela cidadania, para a gestão de um novo espaço público, que leve a sociedade a ter voz mais ativa na formulação das políticas públicas participando do processo de mudança do Estado que temos para um Estado mais democrático. 
QUESTÃO II: Coloque um X dentro do parêntese (a, b, c, d) que NÃO complete cada afirmação (1, 2, 3). A seguir, complemente, com outras informações importantes, as opções escolhidas por você. ATENÇÃO: a complementação tem que ser coerente com a opção escolhida. (Cerca de 5 linhas. Valor total: 3 pontos).
1) As escolas cujo currículo se orienta por uma concepção transformadora propõem... 
a) . ( ) respeito ao próximo e leitura crítica da realidade
b) . ( ) emancipação de todos em uma sociedade mais justa e fraterna 
c) . ( ) qualidade da relação entre todos os sujeitos que nela atuam 
d) . ( X ) busca da qualidade junto ao modelo de escola voltada ao mercado 
A concepção transformadora dessas escolas propõe uma instrumentalização dos sujeitos para uma leitura crítica da realidade e proporciona a percepção das contradições desenvolvidas pela concentração da riqueza. 
2) Não há PPP (Projeto político pedagógico) que possa se desenvolver sem uma proposta curricular coerente com seus objetivos, contando, para a organização do trabalho pedagógico, com elementos essenciais, ou sejam:
a)..( ) sociedade que queremos construir e os sujeitos que queremos formar
b)..( ) disposição dos tempos e espaços escolares 
c)..( X ) organização das diferentes disciplinas em tempos fixos
d)..( ) participação dos segmentos que compõem a comunidade escolar
É necessário, e a LDBEN abre algumas possibilidades para que assim seja feito, que seja levado em consideração a organização das diferentes disciplinas em tempos flexíveis, de acordo com as necessidades do grupo em questão. 
3) Podemos dizer que, a partir do ponto de vista teórico das concepções pós-críticas, o currículo escolar... 
a) .( ) implica uma análise interpretativa e crítica
b) .( X ) tende a ser percebido como complexo, plural e previsível
c) .( ) passa componentes ideológicos do conhecimento escolar 
d) .( ) não é neutro nem diz respeito apenas a uma relação de conteúdo 
O currículo escolar é planejado dialogicamente entre alunos e professores, numa relação horizontal, onde há troca de saberes, percepções e hipóteses, promovendo características e valores de transformação. Dessa forma, o currículo escolar é construído de forma bastante natural, não complexa.
QUESTÂO III: A partir das situações fictícias, retiradas do cotidiano escolar, coloque dentro dos parênteses (a, b, c) a letra (C) caso concorde, ou as letras (NC), caso não concorde, com os professores Lúcio, Joana e Silvia. Complemente as opções escolhidas com outras informações importantes. ATENÇÃO: só serão consideradas as respostas em que haja coerência entre a opção (C ou NC) e a respectiva complementação (Cerca de 5 linhas em cada resposta. Valor total: 3 pontos).
a). ( NC ) Na reunião pedagógica do mês de outubro da escola estadual Moreira Jardim, a coordenadora propôs que, para o próximo ano, fosse construído um projeto de longo prazo, envolvendo todas as turmas da escola. A maioria dos professores concordou com a proposta, porém, o professor Lúcio, de matemática, mostrou-se muito preocupado, pois, segundo ele, não há como integrar às outras disciplinas o conteúdo de matemática. 
O professor tem essa impressão por desconhecer o planejamento do ensino por temas geradores. Esse tipo de planejamento permite não só a participação dos alunos no projeto, mas também o diálogo entre as disciplinas. O planejamento a partir de temas do cotidiano proporciona uma melhor compreensão do que é ensinado além do valor social que este impõe. 
b). ( NC ) A diretora da escola Monteiro dos Anjos informou que estavam abertas as inscrições no curso de avaliação da aprendizagem, gratuito e fora do horário das aulas, para os professores da rede estadual. A maioria dos professores ficou de pensar, porém, a professora Joana, imediatamente, respondeu que não estava interessava, porque, no curso de licenciatura, concluído há pouco mais de oito anos, já tinha estudado este assunto. 
Além da formação inicial (licenciatura), é necessário que o professor tenha uma formação continuada (oferecida quando ele já está em exercício da profissão). Ela permite que o profissional reveja suas práticas, troque experiências com seus colegas e se recicle pois estas práticas o auxiliarão no dia-a-dia escolar.
c).( C ) Durante o Conselho de Classe da escola estadual Júlio de Mendonça, os professores comentavam sobre a dificuldade de leitura dos alunos, quando, pedindo a palavra, a professora Silvia, de português, disse que concordava com os colegas, mas acreditava que este problema podia ser, até certo ponto, resolvido por meio de soluções práticas.
A professora Silvia está sugerindo o ensino por projetos. Ele visa o diálogo entre as disciplinas com o objetivo de suprir a necessidade de uma comunidade escolar. Nesse caso, a dificuldade de leitura dos alunos. No entanto, para que o projeto tenha um efeito positivo, é necessário também a participação da comunidade escolar como um todo, alunos e responsáveis além da direção e dos funcionários da escola.
QUESTÃO IV: Responda as perguntas (a, b) (Cerca de 5 linhas em cada resposta. Valor total: 2 pontos).O que as pesquisas buscaram compreender, junto às várias definições de currículo? 
As pesquisas buscaram compreender as necessidades da instituição, sua formação política e social e histórica com o objetivo de adequar o PPP às suas realidades tornando-o um objeto de transformação na comunidade escolar. Observando os três modelos de ensino-aprendizagem, é possível perceber que a pesquisa está voltada para o internacionalismo pois este promove um aprendizado dialógico onde todas as partes são responsáveis pelo fazer. 
É importante criar na escola um grêmio de alunos? Sim, não? Por quê?
Sim. O grêmio estudantil é a voz do aluno, por isso é muito importante que haja nas escolas um grêmio. Com ele, o canal de comunicação entre as partes escola-aluno é mais rápido e “limpo”, as tomadas de decisão são feitas também pelos alunos a partir de seus representantes, sem contar que o grêmio estudantil é formado e eleito pelos próprios alunos. Isso promove um senso de democracia na instituição. 
 
 
� HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwj_2ZbvwqXXAhUIOZAKHSxwB8UQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fnpseduc.blogspot.com%2F2010%2F04%2F10-mutirao-da-cidadania-escola.html&psig=AOvVaw3qWDduCIVEQ0DtMbqiN90X&ust=1509905542700075" \t "_blank" �smec -blogger�
� HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwiS6K2Hp6rXAhVBDZAKHZdIC2MQjB0IBg&url=https%3A%2F%2Feducandoseubolso.blog.br%2F2015%2F08%2F13%2Fgasolina-ou-etanol-veja-o-que-vale-mais-a-pena-colocar-no-seu-carro%2F&psig=AOvVaw2-XMb06Z_7XVc7XClRwWyp&ust=1510069907221039" \t "_blank" �Educando Seu Bolso�
� HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwicr9_Bg7LXAhUPmJAKHQ4FDYEQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fjeifdoraul.blogspot.com%2F2015%2F04%2Fii-reuniao-pedagogica.html&psig=AOvVaw3VX6088XZtgF5GxSAfKEbN&ust=1510335275243192" \t "_blank" �Jeif Emef Raul de Leoni - blogger�

Outros materiais