Prointer II Recursos Humanos Relatório Final
13 pág.

Prointer II Recursos Humanos Relatório Final


DisciplinaProinter708 materiais3.535 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
POLO: Santo André \u2013 Unidade 3
ACADÊMICO: Jéssica de Oliveira \u2013 RA: 5979369337
TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz
PROINTER II\u2013 RELATÓRIO FINAL
SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO.
 NOVEMBRO/2017
\ufffd
ACADÊMICO: Jéssica de Oliveira \u2013 RA: 5979369337
TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz
PROINTER II\u2013 RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer \u2013 Projeto Interdisciplinar.
SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO.
 NOVEMBRO/2017
\ufffd
RESUMO
Palavras-Chave: Responsabilidade Socioambiental. JRV Cell. Sustentabilidade.
O objetivo deste estudo é analisar a política socioambiental da organização pesquisada e apresentar propostas de melhorias. As questões ambientais são muito importantes no mundo moderno de negócios. Empresas tanto do setor privado como do público estão buscando maneiras para diminuir o impacto ambiental de suas tarefas. Neste estudo, foi observado que essas empresas já estão situadas sobre a questão ambiental e procuram fazer algo para ajudar. Além disso, com a utilização do Sistema de Gestão Ambiental, a empresa pode conquistar mais clientes que procurem uma empresa sustentável, sem contar com a reputação que poderá obter com a melhoria da imagem institucional e o reconhecimento como uma empresa exemplo.
SUMÁRIO
41.	INTRODUÇÃO	\ufffd
52.	DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)	\ufffd
52.1	Análise da Política Socioambiental	\ufffd
82.2	Propostas de melhorias	\ufffd
113.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	\ufffd
12REFERÊNCIAS	\ufffd
\ufffd
\ufffd
INTRODUÇÃO
A organização cujo nome fantasia JRV Cell, atua na área de Tecnologia, mais precisamente, manutenção de celulares e tablets, incluindo também, o comércio de peças para este ramo. Atua desde 2012, mas em Santo André está desde 2015. Sua equipe conta com 2 pessoas, sendo 1 recepcionista e 1 técnica. 
O objetivo geral deste estudo é analisar como a Responsabilidade Socioambiental está sendo trabalhada nas empresas tendo em vista a melhoria da qualidade ambiental dos seus serviços, melhoria da imagem institucional, além de novas e melhores oportunidades de negócios com propostas de sustentabilidade.
Considerando o crescimento da consciência sustentável das pessoas, da destruição e escassez dos recursos naturais por motivos humanos, as organizações se sentiram obrigadas a aplicar novos conceitos para assegurar a sua sobrevivência e a de sua atividade no mercado.
Dentre esses conceitos, temos o de Sustentabilidade, que consiste na competência que um negócio ou atividade tem de se manter presente, assegurando o suprimento de recursos sem colocar em risco o esgotamento destes. 
O conceito de Desenvolvimento Sustentável significa a busca do equilíbrio entre o crescimento da economia e o desenvolvimento humano. Este desenvolvimento atende as demandas atuais, sem comprometer as gerações futuras, de atenderem suas próprias demandas. Essa técnica, não depende apenas de grandes organizações, mas também das ações de cada ser humano no seu dia-a-dia.
Este estudo poderá colaborar para que mais empresas possam adotar esses tipos de práticas e aumentar sua responsabilidade socioambiental, incorporando mais valor e melhorando sua imagem e reputação. 
\ufffd
DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)
A empresa escolhida para o desenvolvimento deste material é o local de trabalho da autora. A organização cujo nome fantasia JRV Cell, atua na área de Tecnologia, mais precisamente, manutenção de celulares e tablets, incluindo também, o comércio de peças para este ramo. Atua desde 2012, mas em Santo André está desde 2015. Sua equipe conta com 2 pessoas, sendo 1 recepcionista e 1 técnica. 
Análise da Política Socioambiental 
Responsabilidade socioambiental é o compromisso que uma organização tem com o meio ambiente e a sociedade, incluindo as obrigações econômicas e legais. Esta equivale a uma responsabilidade das organizações em atender à conscientização da sociedade. Diz respeito à necessidade de sempre revisar e corrigir os padrões de consumo atuais, onde o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas analisando os impactos ambientais e sociais da atuação da empresa.
Nascimento, Lemos e Mello (2008), definem o conceito de Gestão Socioambiental Estratégica:
\u201cA gestão socioambiental estratégica (GSE) de uma organização consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar, dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando a atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível\u201d.
O autor também enumerou os benefícios da gestão ambiental, que são estratégicos e econômicos. Os econômicos têm como: economia devido à reciclagem, devido à redução de consumo de água, energia e outros insumos; redução de multas e penalidades por poluição; venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes; aumento da participação no mercado devido à inovação dos produtos e menos concorrência; aumento da contribuição marginal de \u201cprodutos verdes\u201d que podem ser comercializados a preços mais altos; linhas de novos produtos para novos mercados; aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição. E os estratégicos, como: melhoria da imagem institucional; aumento da produtividade; renovação do portfolio dos produtos; melhoria nas relações de trabalho; alto comprometimento do pessoal; melhoria e criatividade para novos desafios; comunidade e grupos ambientalistas; melhoria das relações com os órgãos governamentais, melhor adequação aos padrões ambientais; acesso assegurado ao mercado externo.
A Política Socioambiental da empresa estudada tem como princípios: reafirmar a responsabilidade da JRV Cell com o desenvolvimento sustentável, tendo como ideia inicial a preservação do meio ambiente, o crescimento econômico consciente e a melhoria da qualidade social na sua região de atuação, com práticas que consideram o equilíbrio destes fatores; colaborar para um incentivo eficaz, sendo capaz de levar à reflexão, direcionar e, sobretudo, promover um aperfeiçoamento da cultura organizacional; buscar cooperar para que a cadeia de valor aprimore suas práticas regradas ao desenvolvimento sustentável. 
Donaire (1995), afirma que \u201cse as empresas querem sobreviver no longo prazo, devem contribuir para que tenham um ambiente favorável para isso, já que, não pode existir uma organização viável economicamente em uma sociedade deteriorada socialmente\u201d. 
Outro fato positivo sobre a responsabilidade social, é que através dela, as organizações aperfeiçoam sua imagem institucional e isto pode contribuir para mais consumidores, melhores fornecedores, melhores empregados, mais vendas, mais fácil acesso ao mercado de capitais, ou seja, pode ser uma vantagem estratégica diante as outras organizações.
No ramo de serviços, visivelmente não há grandes impactos ambientais, porém já foi pesquisado e apurado que alguns hotéis ocasionam maior impacto ambiental do que algumas indústrias químicas. A higienização dos banheiros, restaurante, serviços de lavanderia e o consumo de energia de um hotel, podem promover maior impacto do que a indústria que confecciona os produtos químicos usufruídos por este hotel. Dessa forma, nem sempre o ramo de serviços tem pouco impacto ambiental como se parece.
Na empresa estudada foi averiguada a geração de resíduos, o consumo de papel, o consumo de energia, de água, além da importância da adoção de boas práticas socioambientais para a sustentabilidade do negócio. Foi descoberto que a loja está buscando ajuda especializada