Buscar

psicologia da educação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	201801065152
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Observe a descrição a seguir e identifique a qual fator que afeta o desenvolvimento humano a mesma se refere: É o aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. Pense nas possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação a quando estava no berço com alguns dias de vida.
		
	 
	Crescimento orgânico
	
	Hereditariedade
	
	Maturação neurofisiológica
	
	Meio ambiente
	
	Meio biológico
	
Explicação:
Maturação ou crescimento orgânico.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Mesmo considerando que o desenvolvimento é contínuo, os que estudam o assunto procuram dividir o processo global em cinco fases, que teriam características próprias. Aponte a alternativa correta em relação a essas fases
		
	
	Infância (do nascimento aos dez anos); adolescência ( dos dez aos vinte anos); idade adulta (dos vinte aos setenta anos); velhice ( depois dos setenta anos)
	
	Vida pré-natal, infância (do nascimento aos sete anos), pré-adolescência (dos sete aos doze anos) adolescência (dos doze aos vinte e oito anos), idade adulta (dos vinte e oito aos sessenta e cinco anos), e velhice (depois dos sessenta e cinco anos).
	 
	Vida pré-natal, infância (do nascimento aos doze anos), adolescência (dos doze aos vinte e um anos), idade adulta (dos vinte e um aos sessenta e cinco anos), e velhice (depois dos sessenta e cinco anos).
	 
	Infância (do nascimento aos oito anos); pré-adolescência (dos oito aos treze anos); adolescência ( dos treze aos vinte e cinco anos); idade adulta (dos vinte e cinco aos sessenta anos); velhice ( depois dos sessenta anos)
	
	Vida pré-natal, infância (do nascimento aos doze anos), adolescência (dos doze aos vinte e oito anos), idade adulta (dos vinte e oito aos sessenta e cinco anos), e velhice (depois dos sessenta e cinco anos)
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Tendo como base os conceitos de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem, marque a alternativa correta:
		
	 
	aprendizagem e desenvolvimento são fenômenos distintos e interdependentes, cada um tornando possível o outro.
	
	desenvolvimento e aprendizagem são processos concomitantes e ocorrem linearmente.
	
	no desenvolvimento os fatores biológicos herdados sobrepõem-se aos fatores sociais. Como dizem: "filho de peixe, peixinho é".
	
	aprendizagem e desenvolvimento são processos dependentes, que ocorrem conforme o acúmulo de respostas aprendidas.
	 
	o desenvolvimento humano ocorre de dentro para fora, e é necessário que o ser humano esteja inserido em situações de aprendizado das ciências.
	
Explicação:
Tanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky tratam o desenvolvimento e a aprendizagem humanos como processos distinhos e complementares.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos, portanto qual opção abaixo refere-se ao aspecto afetivo-emocional?
		
	
	Refere-se somente crescimento orgânico. Vamos ao exemplo: uma criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
	 
	Refere-se o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de encontrar um amigo querido.
	
	Refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Vamos ao exemplo: uma criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
	
	Seria a capacidade de pensamento, raciocínio. Exemplo: uma criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou um jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.
	 
	Seria a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Vamos novamente a um exemplo: em um grupo de crianças, no parque, é possível observar que algumas buscam espontaneamente outras para brincar, enquanto algumas permanecem sozinhas.
	
Explicação:
Quando envolve sentimento, emoções, alegria, tristeza, vergonha,insegurança.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Tendo com base o conceito de embriogênese de Jean Piaget, podemos afirmar como verdadeiro:
		
	 
	Diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento das funções mentais.
	
	É desenvolvida apenas na infância, em decorrência das necessidades inerentes ao processo de formação motor e psicológico.
	
	É processo mental pelo qual os dados das experiências se incorporam aos esquemas de ação e aos esquemas operatórios existentes.
	
	Diz respeito à construção de estruturas variáveis que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idade.
	
	É o processo pelo qual reorganizamos o pensamento, mudamos nossas estratégias, aperfeiçoamos nossas habilidades.
	
Explicação:
Piaget, por ser biólogo, enfatizou a maturação, o crescimento orgânico e a influencia do meio, ou seja, os fatores interno e externo, o que faz de sua abordagem ser considerada interacionista (biológico e o meio social imediato, família e escola principalmente)
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional. Entretanto, há professores que ficam aprisionados ao recurso técnico, fazendo leitura de slides de data show, dirigindo o estudo do aluno numa relação linear do tipo ensino gera aprendizagem. Esse modelo pedagógico tecnicista é respaldado em qual teoria no campo da psicologia?
		
	 
	Comportamental
	 
	Sociocultural
	
	Não diretiva
	
	Psicogenética
	
	Psicanálise
	
Explicação:
Teoria comportamental, pois o professor a partir do uso da técnica, supostamente, controla uma situação de estudo, acreditando que o aluno aprenderá, numa relação de causa e efeito, do tipo X (ensino com recursos didáticos modernos ou não) gera Y (aprendizado, comportamento observável a partir da nota); o que chamamos também de S (estímulo) - R (resposta). Com o método, a técnica, o professor, segundo a teoria comportamental, acredita que está controlando tudo e todos e que alcançará o seu objetivo, no caso, o aprendizado do aluno, entretanto, essa teoria como outras generalizam o comportamento humano, pois nem todos aprenderão, essa relação de causa e efeito não é verdadeira, sobretudo, nessa abordagem e modelo, o aluno ser condicionado a apresentar a resposta que o sistema de ensino espera: ser comportado, obediente por exemplo e mediante a isso será recompensado; mas, nem todos conseguem se enquadrar nesse modelo; muitos apresentam respostas exatamente antagônicas as esperadas, por não se admitirem perderem sua criatividade e autonomia.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O estudo de Piaget teve grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstrou que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Acreditava que todas as crianças passavam por etapas do desenvolvimento.
		
	 
	Sensório-motor, pré-operatório, operatório formal e concreto
	
	Pré-operatório, sensório-motor, operatório concreto e formalSensório, operatório formal, pré-operatório e pós-operatório
	 
	Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e formal
	
	Motor, psíquico, social e cognitivo
	
Explicação:
Jaen Piaget sistematizou a sua teoria de desenvolvimento, classificando o em 4 fases.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"O verdadeiro professor jamais ensina, desafia o aluno a buscar respostas e transferi-las para a vida". (Celso Antunes). Com essa frase podemos refletir que para Celso Antunes a aprendizagem acontece:
		
	
	Na fase fálica conforme a Psicanálise de Freud.
	 
	No cotidiano através de desafios que desequilibram o organismo que busca se adaptar e isso leva à aprendizagem segundo Piaget.
	
	Em casos específicos que não tenham nenhum transtorno de aprendizagem.
	
	Através do condicionamento do comportamento, baseado no Behaviorismo.
	
	Com alunos que tenham inteligência linguística e numérica com base na Teoria da Inteligências Múltiplas.
	
Explicação: O ser humano é ativo para Piaget e portanto este buscará as respostas para seu desenvolvimento e aprendizagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes