Buscar

AD2 de geografia 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 – 2018 - 2
Disciplina: GEOGRAFIA I
Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES
Aluno (a): 
 Matr: 
Polo: Paracambi 
1 – Desenvolva a análise de algum livro didático de Geografia dos Anos Iniciais, utilizando o capítulo 14 e suas recomendações como fundamento. 
Obs: a correção da sua questão será realizada com base na coerência com que você utilizar os argumentos do capítulo 14. (5,0)
Livro Didático de Geografia (coleção Formando Cidadãos)
O livro didático de geografia escolhido foi o da Coleção Formando Cidadãos – 3º ano Ensino Fundamental, da autora Maria Clara Medeiros.
	O material didático pelo que observei estimula os alunos a observar, representar, localizar, perceber, modificarem, enfim, viver e conviver no mundo que os cerca, como evidenciado em nosso material de estudo Cederj: “O ensino da Geografia deve priorizar a reflexão sobre o espaço em que se vive.”(pág. 4) 
	O livro separa os conteúdos em elementos gráficos específicos, como, títulos, textos didáticos, atividades, comandos, boxes e imagens. 
	O livro aborda a divisão territorial, zonas rurais, urbanas e litorais, ação humana na natureza, bairros, circulação de pessoas, lateralidade, caminho para escola, fácil acesso para todos, escolas, as vistas dos espaços, orientação espacial, representação espacial, características da Terra, relevo, hidrografia, clima e vegetação. 
	Percebi que as atividades propostas são repetições do que apresenta o texto, não proporcionando um levantamento mais aprofundado que fizesse o aluno a pensar. “Para responder a estas perguntas, basta procurar a resposta nos textos. Não é preciso nenhuma habilidade especial.” (pág. 10)
	O livro didático escolhido também separada as matérias que o professor deverá passar durante o bimestre e ainda faz uma separação semanal, a princípio vi como um facilitador na vida do educador, entretanto ao ler as atividades percebi que as mesmas eram repetitivas, e não davam espaço para a produção autônoma e criativa do professor que estará em sala de aula, e ainda esbarramos na questão que cada aluno dentro da sala de aula tem seu tempo para aprender, e sendo assim, trabalhando com prazos fica difícil um aprofundamento da matéria aplicada. “Fica difícil para o professor desenvolver seu papel de criador, estimulador e incentivador da aprendizagem. Isso leva de volta à situação de descrição de fatos isolados e descontextualizados que impede o pensamento de se desenvolver.” (pág.10).
	Estudar geografia precisa ser algo compreensível, inteligível, e prazeroso para as crianças, precisa leva – las a perceberem o espaço e o mundo que as cerca. E o livro escolhido deve proporcionar isso ao aluno, onde o mesmo seja capaz de demostrar autonomia, interesse pelo processo de desenvolvimento escolar. 
2 – Identifique as diferentes etapas na construção da noção de espaço na Geografia dos Anos Iniciais. (5,0)
Relações espaciais topológicas – Crianças entre (6- 7 anos de idade): 
“...traz consigo essa noção e é capaz de expressar alguns conhecimentos sobre o espaço através da linguagem, do tato ou do desenho. Essas primeiras relações são estabelecidas com o seu espaço mais próximo, e cabe à escola o papel de ampliar e aprofundar essas noções, por meio de jogos, brincadeiras e exercícios.” (pág. 24)
Nesse período a primeira relação da criança é com o corpo, e tudo que ela conhece parte do seu próprio eu, sendo assim, uma relação egocêntrica. 
Relações espaciais projetivas - Crianças entre (7 a 12 anos de idade):
“Quando a criança começa a perceber que pode utilizar outros referenciais sem ser ela própria e que nem por isso os objetos alteram sua posição, está passando por um processo de descentração e deixando de ser egocêntrica. Ao analisar determinado objeto, pode localizá-lo em relação a outro objeto observado.” (pág.27)
	Nesse período diminui – se o egocentrismo e a criança é capaz de adquirir novas noções, tais como, a reversibilidade. Percebendo objetos que estão à direita ou esquerda, sem alterar sua localização.
	Relações espaciais euclidianas – Crianças entre (9 a 10 anos de idade):
“As relações euclidianas são um sistema de coordenadas que permite situar e orientar um objeto no espaço, a partir de dois eixos que se cruzam. Na Geografia, as relações euclidianas levam à aprendizagem das coordenadas geográficas” (pág. 30)
	Nesse período é que a criança passa a aprender as coordenadas geográficas, sistema de linhas verticais e horizontais, meridianos e paralelos, e até mesmo produtos cartesianos em Matemática.
 
 
�� �

Outros materiais