A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Testes de Conhecimento   Aula 09

Pré-visualização | Página 1 de 6

Contabilidade e Gestão Tributária II – Testes de Conhecimento – Aula 09
Planejamento Tributário
	 1a Questão
	
	
	
	O empresário João Silva, inconformado com a alta carga tributária do país, resolveu contratar uma empresa de consultoria para encontrar uma maneira de pagar, de forma lícita, menos tributo.
Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta a ferramenta de gestão elaborada e indicada pelos consultores tributaristas, que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa.
		
	
	Planejamento Tático
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Estratégico
	
	Planejamento Financeiro
	 
	Planejamento Tributário
	
Explicação:
O planejamento é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita aos administradores conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Observe as assertivas abaixo, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(   ) A elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária.
(   ) A elisão fiscal se restringe à descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária.
(   ) Evasão fiscal é a forma legal de se reduzir a carga tributária.
		
	
	C, C, E
	
	E, C, C
	
	E, E, C
	
	C, E, C
	 
	C, E, E
	
Explicação:
Elisão fiscal, sinônimo de planejamento tributário, é meio LÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos; por sua vez, Evasão fiscal é meio ILÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos, por isso é comum ser utilizada como sinônimo de sonegação fiscal.
O planejamento tributário ou elisão fiscal não se restringe à descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária, haja vista que está diretamente relacionado a análise detalhada e criteriosa da empresa.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No início de janeiro do ano X1, o gestor da Empresa JM Tecnologia Avançada, após conversar com o Contador, precisa decidir qual dos três regimes de tributação possíveis para sua empresa (Lucro Real Trimestral, Lucro Presumido Trimestral ou Simples Nacional) será adotado.
Dentre os instrumentos de gestão elencados abaixo, qual o instrumento que o contador poderá utilizar para fornecer as informações necessárias para a tomada de decisão por parte do gestor?
		
	 
	Planejamento Tributário
	
	Planejamento Financeiro
	
	Planejamento Tático
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Estratégico
	
Explicação:
O planejamento tributário é um instrumento gerencial lícito, que possibilita ao gestor escolher entre duas ou mais alternativas legais a que resultará no menor desembolso para a empresa.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo sobre as finalidades do planejamento tributário, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(   ) O planejamento tributário gera economia para a empresa, mediante a redução da carga tributária.
(   ) Um dos objetivos do planejamento tributário é desconsiderar a legislação tributária para evitar, reduzir ou retardar o pagamento de tributos devidos.
(   ) Mediante a adoção do planejamento tributário é possível evitar a incidência do tributo, adotando-se procedimentos que evitem a ocorrência do fato gerador.
(   ) O planejamento tributário possibilita redução do montante do tributo, adotando-se providências para reduzir a base de cálculo ou alíquota do tributo.
		
	 
	V, F, V, V
	
	F, V, F, F
	
	F, F, V, V
	
	V, V, F, V
	 
	F, V, V, F
	
Explicação:
O Planejamento tributário, conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários, funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo e identifique a alternativa que NÃO corresponde as principais finalidades do planejamento tributário.
		
	 
	Desconsiderar a legislação tributária para evitar, reduzir ou retardar o pagamento de tributos devidos
	
	Retardar o pagamento do tributo, adotando-se medidas que visem postergar o pagamento do tributo, sem ocorrência de multa
	
	Evitar a incidência do tributo, adotando-se procedimentos que evitem a ocorrência do fato gerador
	
	Reduzir o montante do tributo, adotando-se providências para reduzir a base de cálculo ou alíquota do tributo
	 
	Gerar economia para a empresa, mediante a redução da carga tributária
	
Explicação:
O Planejamento tributário, conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários, funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Observe as assertivas abaixo sobre planejamento tributário, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(  ) Planejamento tributário é sinônimo de evasão fiscal.
(  ) O planejamento tributário ou elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária.
(   ) A evasão fiscal permite a redução do ônus tributário, aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária.
		
	
	E, E, C
	
	C, C, E
	 
	E, C, E
	
	E, C, C
	 
	C, E, C
	
Explicação:
O Planejamento Tributário, também denominado de elisão fiscal, é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários. Funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa.
Evasão Fiscal, por sua vez, é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Levando-se em consideração os tipos de planejamento tributário, analise as assertivas abaixo. I) A elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária. II) A elisão fiscal se restringe à descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária. III) Evasão fiscal é a forma legal de se reduzir a carga tributária. IV) A evasão fiscal consiste no pagamento de tributo ou na redução de um tributo que é devido pelo contribuinte. É correto afirmar que:
		
	
	Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	 
	Apenas as alternativas II, III e IV são falsas
	
	Apenas as alternativas I, III e IV são falsas
	 
	Nenhuma das alternativas é verdadeira
	
Explicação:
Elisão fiscal, sinônimo de planejamento tributário, é meio LÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos; por sua vez, Evasão fiscal é meio ILÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos, por isso muito chamam de sonegação fiscal.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo sobre planejamento tributário, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.