Buscar

AFRICA ATIVIDADES

Prévia do material em texto

1-Considerando o panorama cultural que caracteriza a vida das sociedades africanas e a visão que o ensino de cultura africana tem ofertado ao aluno brasileiro, assinale a alternativa correta.
Na antiguidade as tribos africanas, com sua variedade absurda de idiomas, decidiram se unir em um projeto pan-africano que tentava mostrar a inutilidade de tantas línguas.
A África é um verdadeiro mosaico de crenças e valores culturais. Uma diversidade enorme de línguas, costumes e hábitos milenares.
A África que conhecemos, com toda a diversidade cultural que a caracteriza, é obra do período contemporâneo. Na Antiguidade a África era um grande território comandado pelo Egito.
A África é um continente de fácil compreensão, pois, quem estudou uma cultura, estudou todas as outras.
A África da Antiguidade era território integrado a um grande império (romano), por isso, não havia espaço para manifestações culturais distintas entre as tribos.
2-Preste atenção na afirmativa que foi feita sobre os desafios enfrentados pelas sociedades africanas na Antiguidade. “Ampliar as sociedades, humanizar a terra e lutar contra um clima impiedoso” Estudando a antiguidade dos povos africanos vamos perceber que eles encontravam diversas dificuldades ao lidar com a natureza hostil. Que impacto estes fatores tiveram sobre a organização social destes povos?
Melhoria das condições de vida, escolha aleatória de localidades e uso da pilhagem como fonte de subsistência;
Êxodo para savanas, formação de tribos nômades em planícies inundáveis e pequenas colinas.
Construção de grandes impérios, expansão marítima e desenvolvimento bélico
Formação de sociedades mais complexas, sedentarização e adoção da economia agropecuária
Coleta de sementes e total subordinação aos caprichos da natureza.
3-Em Tombuctu existiram quase duzentas escolas que ensinavam as leis do Corão, mas essas eram memorizadas, prevalecendo o princípio da oralidade. Sobre a oralidade, analise as afirmativas abaixo:
I - Até os dias atuais, a maior parte das sociedades africanas subsaarianas dá grande importância à oralidade, ao conhecimento transmitido de geração a geração.
II - Nas sociedades de tradição oral, a palavra tem um valor sagrado, sua origem é divina. A relação entre o homem e a palavra é mais intensa.
III - Os griots ou animadores públicos são vanguardistas e apesar de contarem histórias das gerações anteriores, introduzem novidades vinculadas à imprensa escrita.
Sobre as afirmativas elencadas é possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
III apenas
I e II apenas
II apenas
I e III apenas	
I apenas
3-O comércio transaariano proporcionou também o contato com o islamismo, religião monoteísta, fundada por Maomé (570-632) e baseada nas escrituras do Alcorão. Sobre o Islamismo e as concepções religiosas africanas assinale o que for correto:
Houve um sincretismo religioso entre os rituais católicos e os rituais islâmicos.
O contato com o Islã, possibilitou que Tombuctu inaugura-se mais de cem escolas onde os meninos aprendiam a ler e escrever para estudar o Corão.
O Islamismo incorporava amuletos, associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino.
Em muitos reinos sudaneses católicos o Islã não foi bem recebido tendo muito poucos adeptos.
Harmonizou-se na África ocidental o cristianismo já cultuado na África com os preceitos do islamismo.
5-Um dos episódios mais conhecidos e decisivos na história da Roma Antiga foram as Guerras Púnicas. Um conflito entre o imperialismo romano e a principal cidade do norte da África, a cidade de Cartago, que disputavam na época o controle do Mar Mediterrâneo.
Quais foram as consequências para a História da África da vitória romana nas Guerras Púnicas? Assinale a alternativa correta:
Houve uma regressão das formas religiosas monoteístas e um retorno do politeísmo.
Inaugurou um período de revoltas contra a presença e a cultura romana no continente.
Implicou a expansão e o desenvolvimento da cultura latina e do cristianismo no norte da África.
Pouco alterou a realidade da região, pois os romanos tinham uma presença apenas comercial na área.
Tendo em vista a presença do Egito na região, os romanos pouco se interessaram pelo norte da África.
6-Leia os trechos abaixo:
“Não tem ideia alguma sobre o Paraíso, e Inferno...” “Não tem ídolo, ou divindade que adorem...” “Não sabem o que é Diabo, nem há palavras em seu Idioma que o signifique.”
 (apud MACEDO, História da África, 2013).
Esta descrição se refere a algumas características da religião existente entre os povos de Sofala, uma das mais antigas e importantes comunidades da atual República de Moçambique. Sobre a religião dos povos de Sofala, pode-se afirmar que:
Suas crenças se baseiam nos princípios religiosos no cristianismo.
São povos politeístas que negam a distinção entre Bem e Mal.
Apresentam uma profunda influência do pensamento islâmico.
Estão corretas as alternativas contidas em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.	
II, apenas.
7-A influência da religião cristã chegou à África muito antes do processo de expansão marítima europeia. Aponte, entre os povos e localidades relacionados, os que inicialmente se converteram ao cristianismo
Os povos Axum e na Etiópia. 
Sudão Oriental.
No Zimbábue.
No Egito.	
Nos povos muçulmanos.
8-Segundo José Rivair Macedo no livro História da África, desde os primórdios do Islã, a difusão dos preceitos religiosos do Corão era feita nas áreas de atuação dos mercadores, seguindo-lhes os rastros. Analise as afirmativas abaixo:
Durante o processo de instalação dos muçulmanos a tribo berbere mais poderosa Aurabah, liderada por uma mulher chamada Kahina, resistiu bravamente à dominação.
Depois de 711, os árabes e africanos muçulmanos atravessaram o Mediterrâneo e entraram em territórios do reino Visigodo, submetendo-o aos poucos e formando o Estado Muçulmano de Al Andalus na parte central da Península Ibérica.
Dois lados do Mediterrâneo foram ocupados por islâmicos. Relações de afinidade entre o Magreb e a Europa se fizeram durante séculos.
A conquista militar do Magreb foi acompanhada por um lento processo de cristianização, resultante do contato com populações de crença muçulmana com os bérberes.
É possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:
III e IV apenas
II e III apenas
I, II e III apenas
I e IV apenas
I e II apenas
9- A África Ocidental foi a maior exportadora de escravos de todo o continente. Estima-se que entre 1600 e 1800, mais de 3,1 milhões de escravos saíram dos portos de embarque desta região, o que corresponderia a cerca de um terço de todo o comércio de escravos africanos nesse período.
Contribuíram para isso os seguintes fatores:
aliança que os portugueses estabeleceram com os reis do Congo no comércio de escravos.
ausência de reinos e Estados organizados na região central da África.
a posição geográfica estratégica desta região no comércio com o Brasil.
ausência de metais preciosos e mercadorias de valor na região.
Estão corretas as alternativas contidas em:
I e II apenas
I, II e III
II e III apenas
I apenas
I e III apenas

Outros materiais