Buscar

As Colonização Européia nas Américas

Prévia do material em texto

1-Leia com atenção o fragmento a seguir: O expansionismo, ou a superação da era do Mediterrâneo pela do Atlântico c do Índico, é um momento decisivo na história, quando se alargam os horizontes econômicos e políticos como os geográficos. Supera-se aos poucos o limite do homem medieval, não só em extensões mais dilatadas, incluindo a Ásia, a África e a América, como também com uma nova visão do humano e do social, não mais preso ao teocentrismo da Idade Média, mas aberto ao antropocentrismo que vai caracterizar a Idade Moderna. (IGLESIAS, Francisco. Encontro de duas culturas: América e Europa. Estudos Avançados, 6(14), 1992, p.25). O texto faz menção ao período do expansionismo, que permitiu aos europeus conhecerem novas terras e novos povos além-mar. Sobre o expansionismo espanhol, é correto afirmar que:
A Guerra de Reconquista marcou o fim do expansionismo espanhol, que teve início com a conquista da América e a colonização das terras encontradas por Cristóvão Colombo.
A Espanha foi pioneira no expansionismo marítimo europeu, ao encontrar, pela primeira vez, terras até então desconhecidas que Cristóvão Colombo reconheceu como sendo um novo continente.
O expansionismo espanhol, de caráter tradicional, se consolidou a partir da guerra contra os povos mais fracos, que eram submetidos política e militarmente, e obrigados a trabalhar para os conquistadores ou pagar-lhes tributos.
A vitória na Guerra de Reconquista e o início do processo de formação do Estado espanhol forneceram subsídios políticos, financeiros e religiosos para que a Espanha promovesse sua expansão ultramarina.
O expansionismo marítimo e geográfico espanhol, marcou o início do capitalismo industrial no país, tendo em vista que a economia foi fortalecida pela grande quantidade de ouro e prata que foram retirados da América.
2-As primeiras colônias inglesas foram fundadas na América do Norte durante o séc.XVII. Nesse período, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas idéias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte. Sobre o contexto interno da Inglaterra que criou as condições que impulsionaram a colonização na América do Norte podemos considerar:
 A instituição do "enclosure" (cercamento dos campos) na Inglaterra, que determinou que um numeroso contingente populacional deixasse de encontrar trabalho e fosse atraído para a América.
O desejo de liberdade religiosa dos puritanos em relação à opressão do governo inglês
A possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
É correto apenas o que se afirma em:	
III
II e III	
II	
I e II
I
3-Durante o período de conquista e colonização da América, várias mudanças vão ocorrer nas sociedades europeia e americana devido ao impacto causado pelo encontro desses mundos. Sobre as visões da conquista da América no século XVI e XVII, considere as afirmativas a seguir:
 Tolerância e opressão foram instrumentos utilizados pelos europeus na ocupação do continente americano.
 A Busca do Eldorado foi muito forte entre os espanhois. Fato que levou à montagem de uma administração preocupada, primeiramente, em cristianizar os gentios.
Nas representações cartográficas, depois da descoberta do Novo Mundo, a Europa, identificada com o cristianismo, representava-se como o continente detentor de um formidável poder geopolítico em face da Ásia, da África e da América.
 Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra. 
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
II, III e IV
II e IV
I e II
III e IV
4-A conquista da América não apenas permitiu aos espanhóis pilharem grandes riquezas, conquistarem fama e reconhecimento, mas revelou-se um processo altamente complexo, um verdadeiro “choque” cultural, de valores e visões de mundos muito distintos. Dentre os aspectos ligados ao processo de conquista espanhola da América podemos destacar:
 A descoberta da terra por Cristóvão Colombo, mas sem o reconhecimento dos nativos, o que representa a inferioridade e a indiferença do outro para o europeu.
 A fundação de cidades e a divisão de terras e nativos entre os conquistadores, asseguradas pelas capitulações.
A expansão da fé católica e do comércio marítimo, a busca de lucros, honras e títulos de nobreza, foram algumas das motivações dos conquistadores.
 A destruição das principais cidades nativas e a imposição do modo de vida europeu, como forma de legitimar a conquista dos territórios. 
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
6-O período inicial de conquista e colonização da América predominou entre os anos de 1492 a 1556. Durante esse período, o governo espanhol utilizou estratégias, não só para assegurar a posse e a exploração das novas terras, como também para reduzir os custos dessa empreitada. A respeito dessas estratégias, associe corretamente a primeira coluna com a segunda:
(1) Adelantado
(2) Mita
(3) Encomienda
(4) Capitulación
(5) Exclusivo metropolitano
( ) documento oficial que regulava os direitos e as obrigações dos conquistadores e dos povos submetidos à Coroa espanhola. ( ) forma de organização do trabalho indígena, que consistia na obrigatoriedade de fornecer trabalho gratuito nas obras públicas (construção de templos, canais de irrigação, estradas, etc.) e nas minas. ( ) funcionava como chefe de um empreendimento militar e colonizador privado, sob a autoridade da Coroa. Tinha poderes de proprietário sobre as suas terras, poderes esses, por vezes, hereditários. ( ) visava a exploração das riquezas das novas terras e procurava garantir inteira exclusividade de lucros para a Monarquia espanhola. ( ) sistema de trabalho compulsório que concedia aos conquistadores um determinado número de aldeias e índios que deveriam ser catequizados e protegidos. A sequência correta está contida em:
4; 1; 2; 3; 5
5; 4; 3; 2; 1
1; 2; 3; 4; 5
3; 1; 5; 4; 2
4; 2; 1; 5;3;
8-Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
 A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
 Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na Américaespanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV
I e IV
II e III
I, II e III
III e IV
9-Leia a citação a seguir: Moldada em uma situação inédita, a mentalidade fundadora elaborou uma ideologia confusa e contraditória apenas na aparência. A rigor, correspondia exatamente à nova sociedade feudo-burguesa que se constituía nessas Índias que queriam ser uma nova Europa, mas que, na verdade, eram somente fronteira e periferia da Europa velha.(ROMERO, José Luis. América Latina: as cidades e as ideias. 2004, p.100) A respeito da mentalidade fundadora no processo de construção das cidades espanholas, podemos afirmar que:
A América representava uma Nova Espanha, mas as cidades coloniais deveriam preservar os modos de vida nativos para facilitar o processo de domesticação dos indígenas.
A América era vista uma extensão da Europa, por esta razão, a ideia de destruir para implantar o modelo urbano europeu implicava uma visão mundo européia, cristã e expansionista.
As cidades coloniais deveriam ser superiores às cidades europeias, por isso a mentalidade fundadora espanhola inaugurou um novo modelo de urbanização: o traçado quadriculado.
Como a Europa preservava uma mentalidade medieval, a mentalidade fundadora espanhola implantou um modelo renascentista para as cidades coloniais na América.
As cidades coloniais em nada se assemelhavam com as cidades europeias, principalmente em virtude da preservação das cidades indígenas, que possuíam grande esplendor.

Outros materiais