A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Prova principal de Historia do Brasil II

Pré-visualização | Página 1 de 3

Prova principal de Historia do Brasil II - Política e Economia
Questão 1/12 - Historia do Brasil II - Política e Economia
 Leia a seguir um trecho do musical "Opera do Malandro": 
Terezinha: Chegou a confirmação/ Da United coisa e tal Que nos passa a concessão/ Para o náilon tropical Max: Então nos vamos montar/ Em São Paulo um fabriçao. 
Teresinha: Depois vamos exportar/ Fio de náilon pro Japão. 
Max: Sei que o náilon tem valor/ Mas começa a me enjoar/ Tive idéia bem melhor/ Nos vamos ramificar" 
A "Opera do Malandro" a ambientada na década de 1940. Uma das canções da peca traduz o entusiasmo do período com a industrialização do Brasil no período da Segunda Guerra. De acordo com os conteúdos livro-base Historia do Brasil, política e economia sobre o impacto das duas guerras mundiais no processo de industrialização brasileiro, leia as afirmativas abaixo: 
I. As guerras incentivaram a chamada política de "substituição de importações". 
II. Sem que Estados Unidos e Europa exportassem produtos industrializados, criaram-se condições para o surgimento de indústrias no Brasil. 
III. Estados Unidos e Europa compravam matérias-primas e alimentos do Brasil, injetando assim recursos estrangeiros no país. 
IV. As guerras criaram condições para que a crise de 1929 praticamente não tivesse conseqüências econ6micas no Brasil. 
Este correto apenas o que se afirma em:
A- I, III
B- I
C- I, II
D- I, III e IV
E- IV
Questão 2/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Considere a citação abaixo: 
"Espalhando-se nesta cidade em a tarde do dia sete de marco do corrente o rumor de ter havido um grande tumulto na praga do Recife no dia seis antecedente, no dia oito constou com certeza, que esse tumulto não fora menos de que uma insurreição contra os incontestáveis e sagrados direitos do melhor, e mais benfazejo dos príncipes sua majestade fidelíssima, o rei nosso senhor".
O trecho acima, retirado de um documento de 12 de maio de 1817, foi escrito por Matias da Gama Cabral Vasconcelos, coronel da cavalaria miliciana, no qual descreve alguns detalhes da revolta que se iniciou no Recife naquele ano. Sobre esta revolta, levando em consideração os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, a correto afirmar que: 
A- Caracterizou-se pela ampla participação de escravos e brancos pobres, contrários a centralização de poder na colônia. 
B- Contou com extenso apoio inglês, que procurava incentivar a precoce independência do Brasil. 
C- Foi uma revolta de contestação ao sistema colonial, organizada especialmente por membros da elite. 
D- Os revoltosos defendiam o retorno do Brasil ao estatuto de colônia, bem como o restabelecimento das proibições as manufaturas. 
E- Defendiam a transformações do Brasil em colônia de povoamento, e o rim dos latifúndios. 
Questão 3/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Leia a citação:
Fernando Collor de Melo assumiu o governo com a intenção de colocar o pais na modernidade. Para tal, seus assessores recorreram a um fabuloso marketing político que conseguiu transformar o presidente num digno representante da modernização. Sempre a postos, a mídia mostrou-o pilotando aviões de caca e jet ski, fazendo Cooper enquanto usava camisetas com frases de efeito, dirigindo uma Ferrari e ate um caminhão". 
De acordo com a citação e os conteúdos abordados no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, politicamente, o governo de Fernando Collor foi marcado: 
A- pelo processo de impeachment do presidente. 
B- pela promulgação da Constituição de 1988. 
C- pelo retorno do colégio eleitoral para eleições majoritárias. 
D- pelo estabelecimento do voto universal.
E- pelo fechamento do Congresso Nacional. 
Questão 4/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Leia a passagem de texto a seguir: 
"A capital oferecia ainda aos recern-chegados um espetáculo magnífico. Vivia-se dos restos daquele deslumbramento e agitação, epopéia de ouro da cidade e do mundo, porque a impressão total é que o mundo inteiro era assim mesmo. Certo, não tem esqueceste o nome, encilhamento, a grande quadra das empresas e companhias de toda espécie. Quem não viu aquilo não viu nada". 
Em Esaú; e Jacó, Machado de Assis descreve um pouco da cidade do Rio de Janeiro do final do sáculo XIX. Considerando os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia sobre a política financeira denominada "encilhamento", leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
I — ( ) Tratou-se de uma crise financeira ligada ao financiamento da agricultura. 
II — ( ) Expandiu-se pelas ações do Ministro da Fazenda a alpaca, Rui Barbosa. 
IIl — ( ) Gerou intensa especulação financeira nas bolsas de valores. 
IV — ( ) Permitiu o aumento do poder de compra das populações mais carentes. 
Agora, assinale a seqüência correta:
A- F— F— V— V 
B -V— V— V— F 
C- F— V— F— V 
D- F— F— V— F 
E- V— V— F— F 
Questão 5/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Leia o trecho de texto a seguir: 
A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas praticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, 6 correto afirmar que: 
A- A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra Iivre. 
B- A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produce°. 
C- 0 sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra. 
D- Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da populace°. 
E- A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a protege° aos trabalhadores das primeiras fabricas. 
Questão 6/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Observe e lei a legenda da capa abaixo:
Legenda: "JK - Você agora tem automóvel brasileiro para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira, que mais quer? Jeca- Um prato de feijão brasileiro, seu dotô. 
A capa da revista Careta de 12 de marco de 1960 apresentava uma charge com o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. De acordo com os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, foi conseqüência do Plano de Metas: 
A- Crescimento econ6mico do país, apesar de ter havido aumento da inflação. 
B- Desenvolvimento da agricultura, ainda que tenha havido fome na região nordestina. 
C- Privatização das indústrias nacionais, o que levou ao desemprego e a carestia. 
D- Aumento da reserva de mercado, impedindo o acesso da população a produtos informatizados de qualidade.
E- Fim do Nacional-desenvolvimentismo, com graves conseqüências para distribuição de renda. 
Questão 7/12 - Histeria do Brasil II - Política e Economia 
Leia com atenção o fragmento de texto abaixo: 
"[Na segunda metade do século XIX], pertencer ao exército brasileiro era considerado um castigo e os homens que dele participassem eram considerados desclassificados. Os membros do Exército Imperial possuíam o salad° estagnado desde 1825, a tropa recebia apenas uma refeição diária, as acomodações nos quartéis eram terríveis e o armamento obsoleto. [...] Estas praticas levaram o Exército a sofrer um processo depreciativo diante da sociedade civil". 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, o aumento da importância política do Exército na segunda metade do século XIX deve-se 
A- A Lei dos Sexagenários, que fez os militares deixarem de se ocuparem com atividades como a captura de escravos fugidos. 
B- ao inicio de processo de industrialização,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.