A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova de Sociedade Brasileira Contemporânea  principal

Pré-visualização | Página 2 de 5

"Durante a Guerra, também tivemos campos de concentração - onde japoneses, italianos e principalmente alemães ficaram confinados [...]. Durante a r Guerra Mundial, o Brasil manteve 31 campos de concentração, para onde mandava os cidadãos de países do Eixo". 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) 0 Brasil entrou ao lado dos Aliados na guerra contra o Eixo, o que foi visto como uma decisão natural e esperada devido sua aliança histórica com os Estados Unidos. 
II. ( ) 0 Brasil entrou na guerra ao lado de democracias liberal, como os Estados Unidos, e por isso Vargas reorientou sua política interna para se adequar aos Aliados. 
III. ( ) A política externa de Vargas não apontava de imediato para um alinhamento com os Estados Unidos, pois, por muito tempo, manteve boas relações com os países do Eixo. 
IV. ( ) A perseguição sofrida por imigrantes dos países do Eixo aponta a contradição do Brasil, que lutava na guerra ao lado de democracias e mantinha um regime autoritário. 
Agora, assinale a alternativa que representa a seqüência correta: 
A- F—V—V—V
B- V—F—V—V 
C- V—F—F—F 
D- F—F—V—V 
E- F—F—F—V
Questão 7/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Observe atentamente a fotografia a seguir:
Considerando a fotografia da Marcha da Família com Deus e a Liberdade acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a crise política no final do governo de João Goulart, analise as seguintes afirmações: 
I. A Marcha da fotografia foi uma reação conservadora A mobilização popular pelas reformas de base do governo de João Goulart. 
II. A Marcha da Família com Deus e a Liberdade rechaçava a proposta das reformas de base, mas também era contra uma intervenção militar. 
III. A Marcha da Família com Deus e a Liberdade foi uma grande demonstração de apoio ao governo Jango, que acabou precipitando o golpe civil-militar. 
Este correto apenas o que se afirma em: 
A- I 
B- I e II 
C- I e III
D- II e III
E- I, II e III
Questão 8/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Atente o trecho do texto a seguir: 
"Mais de 80 empresas estão envolvidas em espionagem e delação de quase 300 funcionários, segundo levantamento feito pela Comissão Nacional da Verdade. 0 intuito era sufocar qualquer movimento sindicalista que estivesse sendo gestado entre os trabalhadores de grandes montadoras, como Volkswagen, Chrysler, Ford, General Motors, Toyota, Scania, Rolls-Royce, Mercedes Benz". 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do Iivro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o regime político de 1964 a 1985, marque a alternativa correta: 
A- A decisiva participação de empresários de 1964 a 1985 descaracteriza a ditadura como tendo caráter militar, visto que o empresariado civil tinha o controle desse processo político. 
B- Apesar da participação de civis, principalmente do empresariado, no governo militar, a historiografia aponta que isso não poderia caracterizar o regime como civil e militar. 
C- A ditadura de 1964 a 1985 ficou caracterizada como civil e militar devido a participação direta de empresários na copula do governo e também pelo fato de ter havido, na época, presidentes civis.
D- A contribuição do empresariado para a implantação da ditadura militar mostra a repressão que eles, mesmo sendo contrários a esse regime político, estavam sofrendo para colaborar para o sucesso desse sistema governamental. 
E- A historiografia recente costuma chamar o regime de 1964 a 1985 de ditadura civil e militar devido a grande participação da sociedade civil, principalmente de empresários, para derrubar o governo de João Goulart. 
Questão 9/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
"Getulio Vargas foi o candidato que obteve os resultados mais espetaculares nas eleições para a Constituinte, com um total de quase 1.150.000 votos em sete unidades da federação, quase 40% dos sufrágios obtidos por Dutra para a presidência da Republica. Foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul (na legenda do PSD) e São Paulo (na legenda do PTB)".
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre as eleições de 1945, assinale a alternativa correta: 
A- Com o fato de Getúlio Vargas não ter sido candidato a presidência da república nas eleições de 1945, fica evidente sua derrota política. 
B- A expressiva votação a favor de Getulio Vargas nas eleições da constituinte a uma evidência de que a populace° queria a volta do Estado Novo e da ditadura varguista. 
C- O fim do Estado Novo não representou o fim político de Getulio Vargas, como fica evidente no seu expressivo resultado eleitoral em 1945. 
D- O numero de votos que Getúlio Vargas recebeu para a assembléia constituinte não teve influência nas eleições presidenciais, vencendo Dutra, oposicionista de Vargas.
E Getulio Vargas e seus apoiadores, ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conseguiram derrotar os oposicionistas liberais da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Social Democratic° (PSD) nas eleições de 1945. 
Questão 10/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea 
Leia o fragmento de noticia a seguir: 
"Segundo Carlos Lessa, a conclusão do Programa de Metas de certa forma coincidia com a finalização do longo processo de diversificação industrial atravessado pela economia brasileira no contato do modelo de desenvolvimento por substituição de importações". 
Considerando essas informações e conforme os conteúdo do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta: 
A- O Plano de Metas foi um piano de desenvolvimento economico que, unindo investimentos estrangeiros e nacionais, acarretou grande crescimento no campo industrial.
B- O Plano de Metas significou o abandono do caráter nacionalista do governo, pois abriu a economia ao Iivre mercado e aos investimentos estrangeiros. 
C- Com o Plano de A4etas, JK, conforme sua campanha, ambicionava fazer o Brasil desenvolver 50 anos em 5, mas os resultados pífios demonstraram o fracasso do piano. 
D- Por manter o caráter nacionalista do governo getulista e ser apoiado pelas organizações sindicais, o Plano de A4etas deixou de fora o investimento estrangeiro. 
E- O Plano de Metas teve êxito nos metas voltadas para a agricultura, mas, nos campos das comunicações e dos transportes, os resultados foram muito negativos. 
Questão 11/12 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto: 
"O novo pacto [...] configurou o chamado populismo brasileiro, que não pode ser reduzido a uma mera manipulação das massas, [ou] produto de sua passividade. Se são importantes [...] aspectos como o carisma do líder e a identificação que propicia entre estado e indivíduos [...], cabe lembrar que o populismo representou também o reconhecimento institucional da cidadania política dos trabalhadores".
Considerando as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o populismo, analise as frases que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) Getúlio Vargas foi um dos principais representantes do chamado populismo, por ter como característica uma identificação entre Estado e indivíduos. 
II. ( ) A vitoria de Juscelino Kubitschek representou a vitoria do projeto populista contra o projeto liberal encarnado por Lacerda. 
III. ( ) A vitoria de Getulio Vargas e de Juscelino Kubitschek, candidatos populistas, mostra que os trabalhadores eram facilmente manipulados por esses políticos e não possuíam autonomia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta: 
A- V—V—V 
B- V—F—V 
C- F—V—F 
D- F—F—V 
E- V—V—F

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.