A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Prova de Sociedade Brasileira Contemporânea  principal

Pré-visualização | Página 4 de 5

do Estado, de 1981. De acordo com o autor, havia uma 'elite orgânica' composta de empresários, intelectuais e militares, alem de representantes de interesses financeiros internacionais, que agia na conspiração para derrubar o governo de João Goulart. Esse grupo agiu desde o inicio da década de 1960 em uma campanha ideológica multifacetada contra o bloco hist6rico populista" (livro-base, p. 126). 
7- Você acertou! A 
A afirmativa I é correta, e a II e Ill são falsas, pois o "carro-chefe da reestruturação do país seria a reforma agrária, mas havia um planejamento também para os espaços urbanos. O passo inicial ocorreu no dia 13 de marco, quando o presidente desapropriou refinarias de petróleo que não pertenciam a Petrobras e anunciou que terras inutilizadas estavam sob risco de serem desapropriadas. Os anúncios começaram a incomodar as classes mais conservadoras do país, que foram as ruas protestar contra o que era alardeado como um preparo para o golpe comunista no Brasil. Em São Paulo, 200 mil pessoas participaram da Marcha das Famílias com Deus pela Liberdade, em prol da moralização na política nacional" (livro-base, p. 110). "Esses grupos sociais participavam da base de apoio do governo, mas também reforçavam a critica do posicionamento ameno de Jango no primeiro ano como presidente. Quando as reformas de base foram anunciadas, os movimentos sociais celebraram especialmente os de origem rural, que teriam a almejada reforma agrária realizada" (livro-base, p. 108).
6- Você acertou! D 
A alternativa correta é a tetra d) F – F – V – V. A afirmativa I é falsa, e a III a verdadeira, pois o "Brasil também permanecia distante do conflito europeu, mantendo relações com os regimes autoritários e alguma dependência das medidas economicas dos Estados Unidos" (fivro-base, p. 46). A afirmativa II e falsa, pois, ao "mesmo tempo que insistia em um governo centralizador nos moldes do fascismo italiano e do nazismo alemão LI Vargas mantinha interesses nas relações comerciais com os norte-americanos e os ingleses" (livro-base, p. 46,47). A afirmativa IV é verdadeira, pois, "a partir da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial [...], hospitais, asilos e colônias penais agrícolas foram transformados em espaços de reclusão para os inimigos do governo Imigrantes japoneses e alemães, comunistas e outros suspeitos eram levados para esses espaços, que se caracterizavam como campos de concentração" (livro-base, p. 44) e, conforme "a guerra avançava em direção a vitoria das forças antifascistas, o clima de insatisfação com a contradição de um regime autoritário que lutava em defesa da democracia, ao lado de nações como Inglaterra e Estados Unidos — berço de revoluções liberais chegava as ruas" (fivro-base, p. 48). 
5- Você acertou! D 
A seqüência correta F — F — V — V. As afirmativas III e IV são verdadeiras, e a I e a II são falsas. "A União Nacional dos Estudantes (UNE), que passara a operar na ilegalidade desde 1964, organizava passeatas com a adesão de milhares de pessoas. Um protesto em 28 de março de 1968 acabou em conflito com a Policia Militar, o que gerou a morte do estudante Edson Luis de Lima Souto. Para Fausto [...], o incidente serviu como 'catalisador das manifestações', pois representantes da Igreja Católica e setores da classe media passaram a organizar movimentos políticos. '0 ponto alto da convergência dessas forças que se empenhavam na luta pela democratização foi a chamada passeata dos 100 mil, realizada em junho de 1968' (Fausto, [...]). Os participantes de movimentos grevistas, incomodados com as perdas salariais, davam mais volume as contestações ao governo [...]. Com a ameaça real de luta armada, a oposição intelectual e artística e a deflagração de diversas ações ilegais, como o Congresso da UNE [União Nacional dos Estudantes], em 1968, Costa e Silva decidiu agir. Em dezembro, o presidente baixou o Ato Institucional n. 5 e deu inicio ao período mais obscuro do regime militar" (livro-base, p. 132 e 133). 
4- Você acertou! C 
A seqüencia correta é: F — V — V. As afirmativas I e III sac.) verdadeiras, e a II a falsa. "O governo de Jose Sarney é freqüentemente associado a um período bastante conturbado da economia brasileira. Em 1983, ainda em decorrência das políticas de estabilização econ6mica ap6s a crise do petróleo, a taxa de inflação do país beirava os 200% ao ano" (livro-base, p. 171). "No inicio de 1986, o presidente veio a público anunciando o Plano Cruzado. A estratégia seria substituir o cruzeiro pelo cruzado, uma moeda fortalecida por uma serie de praticas de estabilização financeira, como o congelamento de preços, salários e alugueis. Era uma jogada de vida ou morte contra a inflação. 0 chamado do presidente recebeu apoio imediato da população brasileira. [...) 0 historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva [...] descreve um pouco desse entusiasmo: Batalhões de aposentados e donas de casa saem as ruas com as listas de preços da Superintendência Nacional do Abastecimento, tudo sob as luzes da TV: sac.) os 'fiscais do Sarney' (Silva [...]). [...) O consumo da população aumentou drasticamente. Logo, apareceriam os sinais de que o piano tinha severas limitações no campo econ6mico, especialmente por não resolver as questões da divida externa e dos gastos excessivos do governo" (livro-base, p. 172,173). 
3- Você acertou! E 
A afirmativa III esta correta, ea I e a II são falsas. "O agendamento para a escolha do novo presidente não previa a participação da população e ocorreria de forma indireta. Boa parte do país não estava disposta a deixar passar a oportunidade de participar desse pleito. Em marco de 1983, o deputado Dante de Oliveira, do PMDB, apresentou uma proposta de lei no Congresso para eleições diretas na escolha do pr6ximo presidente. Villa [...] afirma que o projeto foi ignorado pelos parlamentares, mas teve um forte impacto social. 0 PT [Partido Trabalhista] assumiu a frente das manifestações e organizou passeatas e paralisações para exigir voto direto. Organizações de esquerda, partidos de oposição e movimentos estudantis começaram a ocupar as ruas e chamar a atenção da população. Em São Paulo, um comício reuniu 200 mil pessoas em janeiro de 1984. Conforme ganhavam corpo, as passeatas pelas Diretas Já cresciam em numero de pessoas. Os milhares de indignados no Rio de Janeiro e em São Paulo passaram, ao longo do ano, a ser milhões no país inteiro [...]. Embora tivesse muito apelo com a sociedade brasileira, a Emenda Dante de Oliveira acabou não emplacando no Congresso. Isso porque a maioria dos senadores pertencia ao Partido Social Democrático (PSD), herdeiro direto da Arena [Aliança Renovadora Nacional]. Um pouco antes da realização das eleições indiretas de 1984, a emenda foi rejeitada" (livro-base, p. 167-169). 
2- Você acertou! C 
A- afirmativa I, II e III são corretas. 
"Em marco de 1990, Fernando Collor de Mello assumiu a Presidência da República com um projeto de reformas neoliberais que visavam modificar drasticamente a economia brasileira. A espantosa inflação de 1.198% mostrava que o país precisava urgentemente de uma reforma nas finanças para resolver o déficit público e reduzir os gastos do Estado. A espantosa inflação de 1.198% mostrava que o pais precisava urgentemente de uma reforma nas finanças para resolver o déficit publico e reduzir os gastos do Estado. No dia seguinte ao da posse, o novo presidente apresentou sua solução para a crise: o Plano Collor I. 0 pacote de medidas econ6micas congelou ativos, poupanças e salários por 18 meses. Além disso, o programa limitou o valor dos saques e introduziu uma nova moeda, substituindo o fracassado cruzado pelo novo cruzeiro" (livro-base, p. 189,190). "A ineficácia das duas edições do Plano Collor começou a gerar um descontentamento popular, que ganhou mais força quando denuncias de corrupção envolvendo o governo começaram a ser veiculadas na mídia [...]. Ap6s a reportagem, outras denuncias vieram, mostrando esquemas de desvio de dinheiro operados pelo empresário Paulo Cesar Farias. A crise política agitou

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.