Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
6° Apol de Prática Profissional Ensino de História Linguagem e Fontes

Pré-visualização | Página 1 de 1

6° Apol de Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Questão 1/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
No que tange especificamente ao ensino de história, houve uma retomada da concepção de Estado Nacional e da busca por uma identidade do povo brasileiro – identidade essa incumbida de ocultar as clivagens sociais candentes na sociedade. A idéia geral consistia no fato de que restava a cargo da elite operar as transformações sociais. O povo representava a massa cega a ser guiada pela elite. 
Levando em consideração o fragmento dado e os conteúdos abordados no texto-base Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas acerca da questão da formação da nacionalidade e identidade nacional brasileira nas primeiras décadas do século XX, leia as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
( ) No início do século XX, o discurso intelectual esteve desvinculado da produção política quanto à questão da formação da nacionalidade e da identidade nacional. 
( ) Muitas associações foram fundadas para desenvolver a idéia do sentimento de identidade nacional vinculada ao entendimento de que era tarefa dos intelectuais a formação de uma consciência nacional. 
( ) Entendia-se que a formação da consciência nacional estava intrinsecamente ligada à 
consciência das elites, pois estas deviam conduz ir as massas. 
( ) Era a burocracia estatal que controlava o trabalho pedagógico, uma vez que era nos seus quadros que atuavam os intelectuais que conduziam o discurso do poder sobre os objetivos da educação. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:
A- F – V – V - F 
 
B- F – V – V – V 
 
C- V – F – V – V 
 
D- V – V – F – F 
 
E- F – F – V – F
Questão 2/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia a seguinte citação: 
“Assim como o documento reflete as opções feitas pelos historiadores, a sua utilização Assim como o documento reflete as opções feitas pelos historiadores, a sua utilização em sala de aula, pelo professor, reflete a intencionalidade e o caráter não neutro de sua ação pedagógica. Como não somos a gentes sociais neutros, ao escolhermos um Determinado documento expressamos, muitas vezes de forma subjetiva e inconsciente, o desejo por desenvolver esse ou aquele assunto desejo por desenvolver esse ou aquele assunto.
De acordo com a citação acima e o texto - base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes em sala de aula sobre os elementos que devem ser considerados para o uso de fontes em sala de aula, é correto afirmar que:
A- são as fontes primárias que devem ser usada s como o principal recurso em sala de aula. 
 
B- as fontes devem ser utilizadas como elemento de ilustração, para comprovar o que está sendo ensinado. 
 
C- as fontes devem ser usadas de modo a mostrar ao aluno como os a construção do conhecimento histórico é complexa. 
 
D- como a fonte é prova irrefutável de um acontecimento do passado, basta dar um olhar significativo em sala de aula para o conteúdo apresentado. 
 
E- a fonte deve ser usada como elemento de facilitação para a memorização de determinados pontos do conteúdo trabalhado. 
Questão 3/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes
Leia o fragmento de texto a seguir:
A músi ca é uma linguagem e, c omo tal, deve se r percebida tanto por nós, professores, 
A música é uma linguagem e, como tal, deve ser percebida tanto por nós, professores, como por nossos alunos. Assim, é necessário que exponhamos o jovem à linguagem musical de forma a criar um espaço de diálogo a respeito de música e por meio dela. 
Desse modo, podemos trabalhá-la na perspectiva de despertar interesse, tanto por sua letra, como por seu contexto e produção.
Levando em consideração a leitura do fragmento acima e os conteúdos abordados no texto-base Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história em relação às diferenças que as linguagens trazem quanto à formação e informação, leia as afirmativas abaixo: 
I. Geralmente se busca nas diferentes linguagens o maior número de informações sobre um acontecimento ou personagem. 
II. A formação só ocorre quando a informação se relaciona com esquemas e conceitos que a transformam em um novo conhecimento. 
III. A informação é um conhecimento definido num certo tempo, lugar e espaço. 
IV. A formação é um processo que ocorre naturalmente a partir das informações dadas. 
Estão corretas as afirmativas:
A- I, II e III apenas. 
 
B- I, II e IV apenas. 
 
C- III e IV apenas. 
 
D- II e III apenas. 
 
E- I e IV apenas.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia a citação a seguir: 
Cada pessoa, cada historiador tem um olhar diferenciado sobre o passado. Mesmo que várias pessoas estudem o mesmo assunto, cada um dará versões diferentes sobre ele. Portanto, podemos dizer que a História depende sempre do ponto de vista de seu narrador ou, dito, de outra fora, todo lugar possibilita e interdita.
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no texto-base O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula sobre o resultado mais significativo da seleção dos vestígios feita pelos historiadores no tempo presente, é correto afirmar que: 
A- os historiadores produzem um relato factual a partir dos vestígios investigados, para não dar margem a interpretações ideológicas. 
 
B- os historiadores deixam para as próximas gerações impressões dos vestígios passados produzidas a partir de métodos e teorias do tempo presente. 
 
C- os historiadores criam o fato com base nas impressões deixadas pelos vestígios encontrados. 
D- os historiadores elaboram um a escrita isenta de opiniões, porque se baseiam no que dizem os vestígios. 
 
E- os historiadores fazem uma investigação imparcial dos eventos, uma vez que possuem um olhar afastado dos acontecimentos.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Ensino de História Linguagem e Fontes 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Privilegiar a linguagem musical no ensino de História significa construir conhecimento, por meio de um recurso didático motivador e prazeroso que envolve larga possibilidade de trato metodológico. Para tanto, faz -se necessário, principalmente, reconhecer que a música é arte e conhecimento sociocultural, portanto, uma experiência cotidiana n a vida do homem”. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história sobre a música e o ensino de História, é correto afirmar que:
“Cada pessoa, cada historiador tem um olhar diferenciado sobre o passado . Mesmo que 
narrador ou, dito, de outra fora, todo lugar possibilita e interdita”. 
A- a música, através de seus autores e intérpretes, registra tudo que está ao seu redor, e esse registro torna-se fonte para o desenvolvimento de conceitos e formação histórica dos alunos. 
 
B- trata-se de um instrumento que serve apenas como uma forma de apresentar o conteúdo, sem grandes possibilidades de análise de contexto. 
 
C- só pode ser utilizada em determinados anos escolares, sendo inapropriada para alunos da educação infantil e básica. 
 
D- é uma linguagem alternativa, que fica no nível individual de aprendizagem, portanto incapaz de estabelecer relações com a sociedade em que o aluno vive. 
 
E- por se um registro do cotidiano, a música não pode ser usada como instrumento para formalização de conceitos científicos.
letra, como por seu contexto e produçãletra, como por seu contexto e produção