Buscar

principal prova discursiva de história do brasil II

Prévia do material em texto

A respeito da chamada Guerra do Contestado, que ocorreu na Primeira Republica, de acordo com a citação e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, responda as questões a seguir: 
a) Onde ocorreu a chamada "Guerra do Contestado"? 
b) Apresente ao menos um fator social que ajuda a explicar as motivações desse conflito. 
A) O aluno pode identificar como região, tanto a fronteira entre Paraná e Santa Catarina, quanto a região de disputa ("contestada") entre esses dois estados. "0 major de todos os conflitos messiânicos [...] parece ter sido aquele que eclodiu nos Estados de Santa Catarina e Paraná entre 1915 e 1917' (livro-base, p. 81). 
b) Podem ser apresentados: - disputas entre coronéis locais; - construção de ferrovia na região; - desapropriação de terras; - desestruturação da vida do sertanejo. "As condições para o surgimento de um movimento messianic° de massas naquela região se ligam de forma direta a desestruturação dos meios de vida da população sertaneja, provocada tanto pelas disputas de terra entre os coronéis locais quanto pelos efeitos desestabilizadores [...] levada a cabo pelas empresas multinacionais Brasil Railway Company e Southern Brasil Lumber. [...] A construção da ferrovia e a desapropriação das terras adjacentes levaram a expulsão de milhares de posseiros" (livro-base, p. 82). 
O que era o “voto de cabresto”, no contexto da República Velha? As pessoas, subordinada s à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação, de modo que votassem nos candidatos previamente determinados. curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis”.
Acima este reproduzido trecho da entrevista do cineasta Caca Diegues de 2005 sobre sua vida na juventude. Considerando conteúdos estudados no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, responda: 
a) O que foi o projeto nacional-desenvolvimentista? Cite ao menos duas de suas características. 
o projeto nacional-desenvolvimentista como uma ação do Estado brasileiro, com amplo investimento 
na criação de empresas, na busca pela industrializac5o do pais. Podem ser citadas como características: - intervenção estatal; - órgãos públicos de gestão e fiscalização; - políticas de controle do setor produtivo; - legislação de proteção a empresas nacionais; - legislação de proteção a riquezas naturais; - regulação das relações de trabalho; - criação de empresas estatais. As características deste projeto [Nacional-desenvolvimentista] sac. hoje bem conhecidas [...]. Seu principal aspecto é a forte intervenção do Poder Publico nas atividades econ6micas, manifestada na criação de empresas estatais, de instituições públicas voltadas a regulação e a normatizac5o do setor produtivo, na legislação 
de proteção a indústria e as riquezas naturais nacionais, na regulação das relações de trabalho, etc. 
A relação da Lei Eusébio de Queirós com o processo de industrialização do Brasil durante o Segundo Reinado
A Lei Eusébio de Queirós proibia definitivamente o trafico de escravos. 
Há relação esta no problema do suplemento da mão de obra para o trabalho agrícola. Sendo há imigração uma condição de saída viável para o problema. Assim na industrialização do Brasil também existiu a ruptura da dependência exclusiva da civilização humana para sua subsistência em relação a economia agropecuária.
Com isso a maior parte da mão de obra disponível era de escravos quase que totalmente empenhados na produção de gêneros agrícolas exportáveis na lógica do modelo econômico de perfil primário. 
A estrutura do Coronelismo e as fraudes eleitorais (citar pelo menos duas delas); 
As fraude eleitorais era um mecanismo fundamental de preservação e perpetuação do poder oligárquico no inicio da republica. Tais fraudes era um elemento revelador da manipulação eleitoral do período. 
Uma delas era o alistamento dos eleitores locais fazer constar pessoas já falecidas analfabetas com documentação comprobatória de idade falsa. 
O decisivo era garantir o alistamento como eleitores do maior contingente possível de simpatizantes ou dependentes seus ao mesmo tempo em que criavam todas as dificuldades possíveis e imagináveis para obstaculizar ou impedir o alistamento de eleitores adversários. O processo de votação onde ocorria a fraude por meio da intimidação a fim de impor ao eleitorado a vontade dos coronéis que na mesa eleitorais podiam coagir o eleitor a votar no candidato do coronel local quanto falsificar o resultado da eleição. O pior foi o chamado eleição bico de pena pois os mesários simplesmente dispensar a presença dos eleitores e eles mesmos preencherem os votos, os livros de registro e as atas eleitorais . Essa condução se designavam ainda curral eleitoral ou voto de cabestro.
A violência também era eram outro meio de fraude eleitorais quando não eram através da política de favores e apelo as fraudes eleitorais. Mas a violência era o meio que se mantinham usando os efetivos policiais mediante contratações de capangas, cangaceiros e jagunços. 
 
O Movimento Tenentista ( características, objetivos 
As origens e as motivações dessas chamadas revoltas se ligam tanto as condições da vida e trabalho nos cartéis quanto a insatisfação com o modelo político vigente, calcado tanto na república oligárquica quanto no coronelismo.
O tenentismo protestou de forma consistente contra o clientelismo, as fraudes eleitorais e o caráter puramente formal da democracia brasileira. Defendia um sistema eleitoral que garantisse a isenção do processo de escolha dos governantes e da liberdade de voto dos eleitores, insistindo entre outras coisas na imposição do voto secreto. Também a baixos salários, as péssimas condições de vida nos cartéis e a lentidão nas promoções ajudavam a carrear mais adeptos para o movimento tenentista
De acordo com os conteúdos livro-base Historia do Brasil, política e economia sobre o impacto das duas guerras mundiais no processo de industrialização brasileiro, leia as afirmativas abaixo: 
C- I, II
Sobre esta revolta, levando em consideração os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, a correto afirmar que: 
C- Foi uma revolta de contestação ao sistema colonial, organizada especialmente por membros da elite. 
De acordo com a citação e os conteúdos abordados no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, politicamente, o governo de Fernando Collor foi marcado: 
A- pelo processo de impeachment do presidente. 
sobre a política financeira denominada "encilhamento", leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
B -V— V— V— F 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, 6 correto afirmar que: 
A- A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre. 
De acordo com os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, foi conseqüência do Plano de Metas: 
A- Crescimento econ6mico do país, apesar de ter havido aumento da inflação. 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, o aumento da importância política do Exército na segunda metade do século XIX deve-se 
C- A Guerra do Paraguai, devido tanto a quantidade de recursos destinados ao Exercito quanto ao aumento do efetivo, necessário a manutenção da guerra. 
De acordo com os temas abordados em aula e no livro-base Hist6ria do Brasil, política e economia, uma das conseqüências da promulgação dessa lei para o Brasil foi: 
B- Reforço da imigração, para substituir a mão, de obra na agricultura, apos o fim do trafico de escravos.
 
Sobre o impacto dessa lei na abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que: 
D- Houve poucos efeitos práticos, pois eram alforriados escravos sem produtividade, alem deserem poucos o que alcançavam a idade de 60 anos. 
A grande presença de produtos industrializados ingleses no Brasil, desde o inicio do século XIX, é melhor explicada: 
A- pela abertura dos portos as nações amigas, realizada por D. João VI, que garantiu vantagens comerciais aos britânicos. 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente 
o significado de "voto de cabresto" no contexto da Primeira Republica:
E- Pessoas, subordinadas a influencia do Coronel, eram levadas aos locais de votação de modo que votassem nos candidatos previamente determinados. 
Leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da Republica no Brasil.
A- I
Em relação aos conteúdos de aula e do livro -base História do Brasil, política e economia que tratam do desenvolvimento industrial do Segundo Reinado, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas 
B- V– F– V – V
referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram :
B- 3, 4, 1, 2 
Sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras, e F para as falsas. 
E- V, V, F, F 
Que tratam do desenvolvimento industrial do Segundo Reinado, leia as afirmativas abaixo e as sinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
B- V– F– V – V
No ano de 1975, o Brasil vivia ainda influência do chamado “milagre econômico”. Sobre o chamado Milagre Econômico brasileiro, é correto dizer :
B - II, IV e V 
Sobre a Confederação do Equador, lei a as afirmativas abaixo:
A- I e IV. Correta 
Sobre a eleição do primeiro Presidente civil da República após o fim do regime militar é correto afirmar que:
 C- III e IV. 
Tendo isso em vista e os conteúdos do livro-base da disciplina, leia as seguintes afirmativas que tratam do interesse das elites do Brasil após a abertura dos portos: 
A- II e III correta 
Sobre o Golpe Militar de 1964, é correto dizer: 
C- I e III. correta 
Sobre o café e sua importância econômica para o Brasil, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
D- F – F – V - V
Sobre o epis6dio da Independência do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
B- V— V— F— V— V 
Associe as seguintes revoltas listadas abaixo com o local e o período em que ocorreram: 
E- 2, 4, 5, 3, 1
Sobre os eventos que marcaram a crise e o fim do populismo no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
A- V- V- F-F- F
Sobre as conseqüências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que: 
E- significou a destruição de boa parte da infra estrutura do Paraguai, bem com o a morte de parte de sua população.
O termo Coronelismo, que definições a prática política da República Velha, deve-s e:
D- aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada preferencialmente por membros da elite.
A respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
A- A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por um a expansão da mão de obra livre.
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro - base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional
C- a preocupação da segurança nacional de veria ser com inimigos internos e não com os externos. 
Com relação ao Rio de Janeiro daquela época, é correto afirmar que: 
E- o aumento da presença de produtos ingleses descrita por O' Neill é resultado da medida de abertura dos portos feita por D. João, o que gerou um aumento no comércio com a Inglaterra. 
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina sobre o tratamento dado aos escravos no Brasil, é correto dizer que: 
D) Para evitar aumento de custos, pouco era investido na saúde e alimentação dos escravos. Correta
Sobre a Constituição de 1824 e o período político do Primeiro Reinado, de acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta:
E) Segundo a Constituição, era necessário a comprovação de grandes somas de dinheiro para se tornar eleitor. correta 
De acordo com os conteúdos do livro -base da disciplina, segundo a Doutrina de Segurança Nacional: 
C) A preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos. Correta
O que é correto dizer a respeito da Constituição de 1988? 
E) Foi redigida sob grande influência de grupos de pressão, como a própria Presidência da República, além de importantes setores econômicos.
Levando em consideração os conteúdos do livro- base, sobre a Guarda Nacional, criada em1831 durante o período regencial, é correto afirmar: 
B) Foi uma milícia armada composta por membros da elite nacional e um dos principais instrumentos do Estado para reprimir levantes populares.
O texto acima trata da chamada ‘'questão militar" do Segundo Império. De acordo com as conteúdos do livro-base da disciplina, dá-se o nome de "questão militar". 
C- A uma serie de desavenças entre membros do exercito e governo imperial durante as últimas décadas do século XIX. 
De acordo com o livro-base e os conteúdos de aula, esse episódio tem relação com o seguinte evento histórico 
B- A Revolução Liberal do Porto, que visava a construção de um regime monárquico constitucional em Portugal. 
Analisando-se o contexto político do final do Segundo Reinado, por que isso ocorria? 
A- Porque o Império possuía a autoridade legal para acabar com a escravidão, mas, ao mesmo tempo, dependia politicamente dos fazendeiros de café escravocratas. 
O que era o “voto de cabresto”, no contexto da República Velha? Assinale a alternativa correta. 
E- As pessoas, subordinada s à influência do Coronel, eram levadas aos locais d e votação, de modo que votassem nos candidatos previamente determinados. 
Uma das conseqüências econômicas da crise de 1929 para o Brasil foi...
C- a profunda crise no modelo econômico primário - exportador nacional.
A respeito do processo de organização política do Brasil no período posterior à Proclamação da Independência, é correto afirmar que: 
C A opção pela centralização política após a Independência, com a manutenção de uma monarquia, foi uma opção das elites locais temendo a fragmentação territorial. 
A característico do pensamento liberal:
D- a defesa da liberdade dos indivíduos, tanto na esfera política quanto na economia. 
Qual foi à reação dos Estados Unidos em relação ao Brasil logo ap6s o Golpe Nlilitar de 1964? 
B - Os EUA apoiavam todos os governos que se mostrassem anticomunistas e, por isso, deu apoio ao novo governo do Brasil imediatamente ap6s o golpe. 
o conceito de "estatuto colonial" no período histórico do Brasil colonial era entendido como... 
B- as normas e processos que regiam o funcionamento da relação entre a Metrópole (Portugal) e a Colônia (Brasil) durante o period° colonial. 
A Situação política de um país ou nação em que os governantes são escolhidos de forma democrática a partir do voto direto.
D- Organização administrativa de um país em que suas unidades, como seus estados, possuem governo próprio, com autonomia política e administrativa.
considerando o contexto historico do Segundo Reinado e tendo em vista os conteúdos livro-base Historia do Brasil, política e economia, assinale a alternativa correta: 
E- Os dados revelam a presença significativa de proprietários rurais em ambos os partidos, o que ajuda a explicar a semelhança de identidades em suas idéias políticas.

Outros materiais