Questão   Psicologia da educação 3
9 pág.

Questão Psicologia da educação 3

Disciplina:Psicologia Fael4 materiais24 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra, ou seja, a lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles etc. Onde essa organização é desenvolvida e o que ela adquire?
Escolha uma:
a. Na conquista que constitui o processo indicador do desenvolvimento cognitivo e complexo.
b. Na interação, e consequente na organização do ambiente.
c. No aparecimento da necessidade de comprovação empírica.
d. No processo de estruturas e categorias gradualmente mais complexas.
e. Na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata.
Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata, pois há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano, e um deles é a organização do mundo, e o outro, a adaptação
Feedback
A resposta correta é: Na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Piaget investiga o desenvolvimento moral da criança partindo da definição de que a moral consiste em um conjunto de regras e, principalmente, no respeito que uma pessoa tem em relação a elas. O autor investiga o desenvolvimento de tal processo em jogos nos quais precisam ser estabelecidas regras: Piaget investiga o desenvolvimento do juízo moral na criança por meio de jogos por três motivos: marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere a esses motivos:
( ) Pela definição de que a moral consiste em um conjunto de regras e, principalmente, no respeito que uma pessoa tem em relação a elas;
( ) Pela própria existência das regras e pela possibilidade de avaliar o respeito que a criança tem a elas;
( ) Pela possibilidade de a criança modificar as regras, atuando como legisladora;
( ) Pela necessidade de a criança estabelecer acordos com outras crianças sobre as regras que deverão orientar o jogo.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, F
b. F, F, V, V
c. V, V, V, V
d. F, V, V, V
A Psicologia do Desenvolvimento. Piaget investiga o desenvolvimento do juízo moral na criança por meio de jogos por três motivos, pela própria existência das regras e pela possibilidade de avaliar o respeito que a criança tem a elas pela possibilidade de a criança modificar as regras, atuando como “legisladora”, pela necessidade de a criança estabelecer acordos com outras crianças sobre as regras que deverão orientar o jogo.
e. V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O meio com o qual o organismo lida é denominado de situação antecedente ou estímulos antecedentes. E como são chamadas as ações que um organismo apresenta?
Escolha uma:
a. Possibilidades.
b. Significados.
c. Perguntas.
d. Interações.
e. Respostas
As ações que um organismo apresenta são também chamadas de respostas, e aquilo que é produzido por meio das respostas de um organismo recebe o nome de situação consequente ou estímulos consequentes.
Feedback
A resposta correta é: Respostas.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No início da vida de uma pessoa, a atividade humana é regulada principalmente pela maturação biológica e pelo uso de instrumentos, que mediam a interação da criança com seu mundo, para Vygotsky, esses instrumentos são constituídos por duas naturezas distintas: a física e a simbólica. Contrariando a concepção de que o uso de instrumentos e os processos simbólicos constituem processos distintos, como Vygotsky compreende os processos?
Escolha uma:
a. Como conjunto ligado a vida de cada indivíduo.
b. Processos que não podem ser investigados ou entendidos isoladamente.
Contrariando a concepção de que o uso de instrumentos e os processos simbólicos constituem processos distintos, Vygotsky os compreende como processos que não podem ser investigados ou entendidos isoladamente, u seja, o desenvolvimento de formas complexas de comportamento envolve, justamente, a constituição de uma unidade dialética entre o uso de instrumentos e os símbolos e a convergência entre a atividade prática e a linguagem.
c. Processos de evolução em estudo das vias variáveis.
d. Como única ocorrência em aspecto ao comportamento individual.
e. Processo da dominação de entendimento humano.
Feedback
A resposta correta é: Processos que não podem ser investigados ou entendidos isoladamente..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Até o século XVII, a criança apenas demandava cuidados especiais em seus primeiros anos de vida. A partir dos três anos de idade, aproximadamente, passava a ser tratada como um pequeno adulto. A ideia ou conceito de criança ou de infância tal como conhecemos hoje foi sendo construída ao longo do tempo e fruto da cultura em questão. Assinale a alternativa a qual conceitua a palavra infância segundo os dicionários da Língua Portuguesa:
Escolha uma:
a. Registram a palavra infância como o período de crescimento que vai do nascimento até o ingresso na puberdade, por volta dos doze anos de idade.
Os dicionários da Língua Portuguesa registram a palavra infância como o período de crescimento que vai do nascimento até o ingresso na puberdade, por volta dos doze anos de idade.
b. A infância está atrelada ao tempo durante o qual a criança necessitava de cuidados físicos para viver;
c. Infância refere-se ao indivíduo que ainda não é capaz de falar. Essa incapacidade, atribuída a primeira infância, estende-se até os sete anos, que representaria a idade da razão.
d. Criança são todas as pessoas menores de dezoito anos de idade;
e. Criança é considerada a pessoa até os quinze anos, enquanto entre os quinze e dezoito anos, idade da maioridade civil, encontra-se a adolescência;
Feedback
A resposta correta é: Registram a palavra infância como o período de crescimento que vai do nascimento até o ingresso na puberdade, por volta dos doze anos de idade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Skinner o que caracteriza aquilo que faz um professor, mostra que aquele que ensina não é apenas um modelo, mas alguém que apresenta comportamentos com certas características para que ocorra a aprendizagem de outra pessoa. Portanto, o que caracteriza o processo de ensinar?
Escolha uma:
a. Funções psicológicas em processos desorganizados.
b. Desenvolvimento em forma de sequenciação e precisão.
c. Mudanças ocorridas no comportamento do aprendiz.
O ensino se define pelas mudanças ocorridas no comportamento do aprendiz, pois não há ensino, portanto, se não existe aprendizagem.
d. Condições na transformação de níveis sociais.
e. Produção concreta na construção de consenso sócio-histórico.
Feedback
A resposta correta é: Mudanças ocorridas no comportamento do aprendiz..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns teóricos da história da psicologia organizaram diversas tendências teóricas para a sua atuação, assim como, diversos estudos foram dedicados ao desenvolvimento do conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Existem várias abordagens que determinam objetos e métodos diferentes de estudos sobre este fenômeno, enfatizando aspectos distintos entre elas. Podemos considerar afirmativas as seguintes abordagens da psicologia.
I – Psicanálise.
II - Análise do Comportamento (Behaviorismo).
III – Darwinismo.
IV – Cognitivismo.
V – Existencialismo.
As abordagens corretas da psicologia são verdadeiras nas alternativas:
Escolha uma:
a. Apenas a V
b. I, III, IV e V
c. II, III, IV e V
d. I, II, IV e V.
A história da psicologia é composta de diversos estudiosos que se dedicaram para desenvolver conhecimento acerca