Buscar

Visita técnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Educação Física
Polo/Turma: Sete Lagoas
Professora: Adriana
Tutoras: Leliane e Camila 
Aluno: Rodolpho Rodrigues Matias	
Visita técnica a uma escola de Gong Fu
 Após realizar minha visita, organizei o conteúdo ministrado em partes. Antes de iniciar a aula, todos se posicionam virados para o altar da escola, onde fica a imagem de Buda e realizam 3 reverências, guiadas por um sino tocado pelo Shifu(Mestre pai).
1-O Shifu instruiu os alunos a se sentarem e se posicionarem para meditar. As pernas cruzadas em posição de Lótus(os pés se cruzam e ambos se colocam em cima das coxas opostas), as palmas unidas a frente do peito e olhos fechados. Essa meditação serve para se livrar de distrações e se concentrar no treinamento que virá. Após cerca de 5 minutos , o Shifu toca um sino e todos se levantam, mantendo suas posições.
2-O Shifu então inicia um exercício de respiração da medicina chinesa, chamado Ba Duan Jin( oito tesouros). Todos repetem os movimentos juntos, sincronizando a inspiração e expiração com a movimentação correta.
3-Iniciam um conjunto de exercícios chamado Er Shi Si Jiben Gong(24 exercícios básicos), que consiste em um conjunto formado por alongamentos, exercícios técnicos, exercícios calistênicos, isométricos e aeróbicos, realizados em sequência. 
4-Todos os alunos em sincronia, realizam o Taolu(Caminho do punho), que consiste em uma sequência de técnicas feitas sozinho. Os alunos novatos que não conhecem os Taolu, são separados do grupo e o Shifu inicia sua aprendizagem de tal, enquanto o Shi Xion(mestre irmão mais velho), que é o aluno mais velho, instrui o restante a prosseguir com a prática. Há uma pequena pausa para descanso.
5-Agora o Shifu novamente reúne todos em suas posições originais, chama um dos alunos, demonstra uma aplicação de técnica e divide o grupo em duplas, cada dupla treina a técnica ensinada. Quando sobra um aluno sem par o Shifu treina com ele.
6-Por fim são realizados combates entre os alunos. O Shifu escolheu um aluno para luta com ele e iniciaram a luta. Ambos estavam com proteção adequada para o tipo de combate, luvas finas com dedos livres e protetor de cabeça. Durante o combate a todo momento o Shifu observa e analisa seu aluno, o instruindo e alertando sobre seus erros. Terminando a luta, que dura cerca de 7 minutos, ambos se cumprimentam e o Shifu agora escolhe as duplas que vão se enfrentar. O Shifu luta somente uma vez, escolhendo em cada aula um aluno. Assim acontecem vários combates onde o Shifu a todo tempo instrui seus alunos. 
7-O encerramento acontece quando o Shifu posiciona seus alunos de novo nos locais iniciais de cada e é feito como no inicio três reverências ao altar seguidas pelos toques do sino. Neste momento cada aluno, iniciando pelo Shi Xion, se direciona ao Shifu e o reverência da direita para a esquerda formando uma fila onde todos vão se cumprimentando após isso. E assim é encerrada a aula.
A aula que visitei era um treino com um grupo mais avançado. Teve início ás 08:00 e terminou 12:00. Porém geralmente as aulas duram 1 hora e meia.

Outros materiais