Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS aula 2

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS 
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A finalidade maior de um pacote de benefícios em RH :
		
	
	Capacitar, treinar e desenvolver funcionários para que possam crescer juntamente com a empresa
	
	Preparar os descontos em função de cada benefício concedido pela empresa ao funcionário
	 
	atrair, reter e manter motivada toda a força de trabalho de determinada empresa.
	
	Recompensar adequadamente os funcionários
	
	Melhorar a qualidade de vida dos funcionários
	
Explicação:
É trazer para organização os melhores profissionais do mercado e manter aqueles que já se encontram na empresa.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As empresas independentemente de seu porte enfrentam dificuldades para a retenção de talentos, pois, as pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e que oferecem mais incentivos motivacionais. As atuais tendências de competitividade fazem com que os melhores profissionais queiram trabalhar nas empresas que lhe proporcionem reais e consistentes possibilidades de desenvolvimento e satisfação no que fazem. Diante disto, quais são as vantagens para as empresas concederem benefícios?
		
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, complemento salarial e uso de incentivos fiscais.
	 
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, aumento de produtividade e uso de incentivos fiscais.
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, aumento do salário e uso de incentivos fiscais.
	 
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, atendimento de suas necessidades básicas e cobertura de riscos e uso de incentivos fiscais.
	
	Maior atração e fixação e bem-estar dos funcionários, maior satisfação e bem-estar dos funcionários, melhoria da imagem externa da empresa, satisfação, segurança e bem-estar e uso de incentivos fiscais.
	
Explicação:
As empresas oferecem benefícios para atrair e manter os bons profissionais. Para também satisfzer seus trabalhadores visando maior produtividade e ganho com incentivos fiscais.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A necessidade humana é outra variável importante no estudo e na administração dos benefícios sociais. Segundo Abraham Maslow uma necessidade satisfeita deixa de ser motivadora e sendo assim as empresas precisam descobrir as necessidades dos seus empregados que ainda não tenham sido satisfeitas. Com isso Maslow entende que a satisfação das necessidades humanas é:
		
	 
	Imediata
	
	Natural
 
	 
	Temporal
 
	
	Secundária
 
	
	Primária
 
	
Explicação:
O ser humano ao tempo que tem uma necessidade  satisfeita irá em busca de outras melhorias para sua vida.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No âmbito das organizações, os benefícios são meios indispensáveis de suprimento e apoio que visam promover a atração, retenção e a satisfação dos seus recursos humanos, assim como o aumento de produtividade das empresas. Com isso podemos afirmar que:
		
	
	As empresas só estão obrigadas a concederem benefícios aos empregados que exercem cargos de nível superior.
	
	Os benefícios só podem ser concedidos aos empregados na forma de produto, pois isso é que atrai novos colaboradores.
 
	
	As empresas que oferecem benefícios por mera liberalidade, poderão abate-los do valor recolhido a previdência social.
 
	 
	Os benefícios concedidos pelas empresas não visam a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
 
	 
	Os benefícios podem ser oferecidos sob a forma de um serviço como, por exemplo, a assistência médica ou jurídica.
 
	
Explicação:
Os benefícios tanto podem ser concedidos sob a forma de um produto ou mesmo de um serviço, no caso de serem concedidos por mera liberalidade não podem ser abatidos do valor recolhido a previdência social. As empresas concedem benefícios para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e aumento da produtividade e nenhuma empresa está obrigada a conceder benefícios para empregados de nível superior.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Serviços e benefícios visam proporcionar ao funcionário condições físicas e psicológicas de repouso, diversão, higiene mental ou lazer. Em algumas organizações esses benefícios se estendem também á família do funcionário e são denominados:
		
	
	Benefícios legais.
	
	Planos supletivos.
	
	Benefícios espontâneos
	 
	Benefícios recreativos.
	 
	Benefícios assistenciais.
	
Explicação:
Os Benefícios Recreativos têm por objetivo proporcionar lazer, diversão, passatempo, higiene mental. Exemplos: grêmio (associação de empregados), excursões, colônia de férias, convênio com videolocadoras, bibliotecas, campos ou quadras de esporte, etc.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O pacote de benefícios oferecidos pelas empresas faz parte da remuneração total do trabalhador. Esse pacote consiste em um instrumento utilizado pela organização para atrair e manter talentos. Porém, nem todos os benefícios concedidos aos empregados são espontâneos. A legislação trabalhista estabelece benefícios que serão, obrigatoriamente, concedidos ao trabalhador. Um dos benefícios estabelecidos pela legislação é a (o)
		
	
	Seguro de vida em grupo;
	
	Reembolso em cursos técnicos
	 
	Repouso semanal remunerado.
	
	Auxílio funeral;
	
	Previdência privada;
	
Explicação:
É o descanso que o trabalhador tem direito uma vez por semana.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A classificação dos benefícios quanto à natureza são os monetários e não monetários, quanto aos objetivos são os assistenciais, recreativos e supletivos. Os benefícios supletivos proporcionam ao empregado certas comodidades, conveniências ou utilidades. Qual benefício abaixo se enquadra em supletivo?
		
	 
	Caixa eletrônico
	
	Quadra de esportes
 
	
	Biblioteca
 
	
	Excursões
 
	
	Seguro de Vida
 
	
Explicação:
Para comodidade e conveniência dos trabalhadores a empresa instala um caixa eletrônico em sua na sede. Este é um benefício suplementar.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quanto aos objetivos os benefícios ofertados pelas empresas se dividem em Assistenciais, Recreativos e Supletivos. Nesse sentido, dentre as alternativas propostas a seguir é possível afirmar que:
		
	
	Quanto aos objetivos, os benefícios ofertados pelas empresas NÃO se dividem em Assistenciais, Recreativos e Supletivos.
	 
	Benefícios Assistenciais visam suprir necessidades básicas.
	
	Benefícios Assistenciais visam as condições físicas e psicológicas do trabalhador.
	
	Benefícios Recreativos visam proporcionar conveniência ao trabalhador.
	
	Benefícios Supletivos visam condições de segurança ao trabalhador.
	
Explicação: BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS: são os benefícios que visam prover o funcionário e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de emergência e imprevistos, que muitas vezes fogem de seu controle e/ou vontade. BENEFÍCIOS RECREATIVOS: são os benefícios que visam proporcionar ao funcionário condições físicas e psicológicas de descanso, diversão ou lazer. BENEFÍCIOS SUPLETIVOS: são serviços e facilidades que visam proporcionar ao funcionário conveniência que contribua para melhorar sua qualidade de vida.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes