Buscar

Questoes Étnicas AD2 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 2018/2
AD2 - Questões Étnicas e de Gênero
Coordenadora de disciplina: Prof. Maria Alice Rezende Gonçalves
Tutores à distância: Profs. Marcelo Gomes da Silva, Raphael Neves Martins, Vinícius Pereira, Henrique Souza e Fernando Santos. 
Nome: Karla Costa Farias da Cunha______________________________________________
Pólo: Magé __________________________________________________
1 – As afirmações abaixo se referem a desigualdade social e racial no Brasil. Marque a alternativa INCORRETA. (2 pontos)
A- ( ) A estrutura da desigualdade no Brasil demonstra que os 10% mais ricos ficam com 50% do total da renda, enquanto os 50% mais pobres ficam com apenas 10% da renda gerada no país. 
B - ( ) Os indicadores raciais como os de renda, trabalho, escolaridade, entre outros, atestam a continuidade das desigualdades em relação à composição de cor/raça da população brasileira. 
C - (X) A intensa desigualdade racial brasileira, associada às formas contemporâneas de discriminação racial, não impedem a promoção e o desenvolvimento das potencialidades da população negra.
D - ( ) Os indicadores raciais demonstram que o homem negro recebe menor salário que a mulher branca e a mulher negra menor salário que o homem negro. 
2 – A partir da leitura do material, responda: o que são “Ações Afirmativas”? Apresente quais são as ações afirmativas no Brasil e que tipo de desigualdades elas objetivam corrigir. (3 pontos)
As ações afirmativas são medidas pontuais que surgem em determinadas sociedades com o objetivo de reparar uma determinada situação histórica de discriminação. As ações afirmativas são compreendidas como um compromisso com a sociedade, na diminuição da discriminação e da desigualdade material (ou de oportunidades) e têm sua origem e efetivação pensadas de diversas formas, entre as quais: a. podem ser uma demanda dos movimentos sociais e a sua efetivação depende da ação do Estado; b. podem ser uma medida implantada nas instituições da própria sociedade civil, quando elas têm autonomia necessária. Nesse caso, igrejas, partidos políticos, sindicatos, escolas e etc.; c. as políticas de ações afirmativas também podem ser implantadas pelo Estado, por determinação legal ou constitucional, por meio de políticas públicas pontuais. No Brasil podemos citar todo aparato possível para que a intolerância, o racismo, a discriminação racial e a xenofobia não ocupem mais os espaços públicos e privados; não constituam entraves à cidadania e não reforcem o contínuo processo de exclusão e de desigualdade encontrado na sociedade brasileira. 
3 – Sobre a diversidade e o sistema de ensino brasileiro, é CORRETO afirmar que cabe à escola. (2 pontos)
A ( ) Evidenciar que a diversidade étnico-racial é um tema apenas para negros;
B ( ) Salientar que a educação para igualdade racial não é um desafio para os sistemas de ensino;
C ( ) Demonstrar que a temática racial é um tema relativo ao interesse direto de um grupo inexpressivo dos brasileiros;
D (x) O sistema de ensino entende por diversidade o conhecimento e a valorização das diferenças regionais, de classe social, de crença, de sexo, de raça, de políticas etc...
4- Do que trata a Lei 10.639/2003 e quais são os conteúdos sugeridos por ela? (3 pontos) 
A Lei 10.639/2003, trata da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), tornando-se obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira.”O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil". No segundo parágrafo consta que: "Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras". 
Bibliografia:
http://cev.org.br/biblioteca/historia-cultura-afro-brasileira-lei-n-10639-2003-um-desafio-para-educacao-fisica-escolar/. Acesso 26/09/2018.

Outros materiais