Buscar

Apol 4 - Contabilidade Basica e Sociologia - todas as quesoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - Na sociologia, cultura se refere a um sistema de símbolos e significados, compartilhados por membros de uma sociedade, que torna possível a vida em comum. A cultura
compreende elementos que fazem parte do processo de socialização. Sobre esses elementos, analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta a resposta
correta:
C - A cultura também compreende aspectos imateriais, como crenças, hábitos, ideias e valores.
Você acertou!
A alternativa correta é a que descreve que a cultura também compreende aspectos imateriais, como crenças, hábitos, ideias e valores (p. 156).
2 - Nas demonstrações contábeis das empresas, de acordo com a Lei 6404/1976, a forma de evidenciar os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que
tenham, ou possa vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia, é a sua divulgação:
C - Em notas explicativas
Você acertou!
Notas explicativas: complementam as demonstrações e evidenciam as explicações de mudanças de critérios contábeis, sempre que estes se fizerem necessários (veja cap. 6).
3 - Além da socialização e cultura, outro conceito importante dentro da sociologia é o de instituição social. Sobre esse conceito, é correto afirmar:
C - As instituições sociais têm a função de manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos.
Você acertou!
a alternativa correta é a que afirma que as instituições sociais têm a função de manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos (p. 162).
4 - Compreender a dinâmica da cultura é importante para aceitar as várias diferenças entre as gerações, as diferenças entre os grupos dentro da mesma cultura e entre
diferentes culturas.
A respeito do conceito de cultura, marque a alternativa correta:
A - A cultura é sempre dinâmica, pois está em constante reelaboração dos significados.
Você acertou!
A alternativa correta é a que afirma que a cultura é sempre dinâmica, pois está em constante reelaboração dos significados (p. 159).
5 - “A empresa enquadrada nessa forma de tributação fará o recolhimento das contribuições sobre o faturamento federais com base no princípio da cumulatividade”.
A afirmativa acima se refere ao conceito de:
A - Lucro presumido.
Você acertou!
O conceito se refere ao lucro presumido (veja cap. 6).
6 - As organizações podem ser enquadradas, na esfera federal, em quatro tipos distintos de tributação: simples nacional, lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado.
No que se refere a este enquadramento, e numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª em seguida marque a opção que apresenta a sequência correta de resposta.
	Simples Nacional
	( ) É aplicável pela autoridade tributária quando a pessoa jurídica deixar de cumprir as obrigações acessórias relativas à   determinação do Lucro Real ou presumido, ou como alternativa de tributação do próprio contribuinte.
	Lucro Presumido
	( )     Todas as empresas, sem exceção, podem tributar por este método, que pode ser trimestral ou anual.
	Lucro Real
	( ) Simplificou a apuração dos impostos e das contribuições das empresas, mas não as desobrigou de continuarem atenta a outras variáveis que podem ser mensuradas pela escrituração contábil
	Lucro Arbitrado
	( ) A opção por esta tributação é manifestada por ocasião do pagamento da 1ª quota ou da quota única do imposto devido no   primeiro trimestre do ano calendário, vencível no último dia útil de abril.
A - IV – III – I – II
Você acertou!
As organizações podem ser enquadradas, na esfera federal, em quatro tipos distintos de tributação: Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado (veja cap. 6).
7 - Socialização é o nome dado ao processo de imposição de padrões sociais, de regras, de normas, de valores da sociedade e de sua assimilação pelo indivíduo. Sobre a socialização é correto afirmar que:
C - o processo de interiorização ocorre quando os significados, os valores e as normas do mundo social são interiorizados na consciência dos indivíduos.
Você acertou!
o processo de interiorização ocorre quando os significados, os valores e as normas do mundo social são interiorizados na consciência dos indivíduos (p. 152).
8 - O sistema tributário nacional congrega um conjunto de leis e regulamentações que o tornam muito complexo. No que se refere ao sistema tributário é correto afirmar.
B - A Lei Complementar 123/2006, instituiu o simples nacional e revogou a Lei 9.317/96 que tratava do simples federal.
Você acertou!
A Redação correta é: A Lei Complementar 123/2006, instituiu o Simples Nacional e revogou a Lei 9.317/96 que tratava do Simples Federal. A Lei Complementar 123/2006 tornou a apuração dos impostos e das contribuições das empresas mais simples, mas não as desobrigou de continuarem atentas a outras variáveis que podem ser mensuradas pela escrituração contábil (veja cap. 6).
9 - É comum em sociologia considerar a socialização em duas etapas: a socialização primária e a socialização secundária. Sobre essas etapas é correto afirmar:
D - todas as afirmações estão corretas.
Você acertou!
uma variação dessa identidade é a identidade social, que é atribuída aos indivíduos pelos outros (p. 153). A identidade diz ao mesmo tempo sobre o que o indivíduo é e sobre o que ele não é (p. 154). Não basta que um político queira ser honesto; precisa ser reconhecido e identificado como tal pelos outros (p. 153).
10 - No que se refere aos demonstrativos de fluxos de caixa regulamentada pelo art. 188 da Lei 6.404/1976, marque V(verdadeira) e F(falsa) para as afirmativas abaixo e em seguida marque a opção com a sequência correta de resposta.
( )   A DFC visa a apuração do resultado econômico do exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração.
( ) O fluxo das atividades operacionais tem por objetivo demonstrar as movimentações ocorridas com o resultado, ou seja, ligadas à produção e à entrega de bens.
( ) O fluxo das atividades de financiamento demonstra as variações relacionadas com o ativo não circulante, mais especificamente dos grupos de investimentos e imobilizados.
( ) O método indireto de elaboração das DFC, é também conhecido como método da conciliação.
B - F – V – V – V
Você acertou!
Falsa - A DFC visa a apuração do resultado econômico do exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração. (refere-se a demonstração do resultado do exercício). As demais são todas verdadeiras (veja cap. 6).
11 - Os padrões de comportamento de uma cultura são sempre estranhos às pessoas que dela não compartilham. Essa disposição exacerbada pode desembocar no etnocentrismo. Sobre o etnocentrismo cultural é correto afirmar:
B - Um caso extremo de etnocentrismo foi o massacre dos judeus na Segunda Guerra, quando os alemães se consideravam uma raça superior aos judeus.
Você acertou!
Um caso extremo de etnocentrismo foi o massacre dos judeus na Segundo Guerra, quando os alemães se consideravam uma raça superior aos judeus (p. 160).
12 - Para a sociologia, as instituições sociais são formas de organização estáveis, baseadas em regras e regulamentos padronizados, que não precisam ser escritos em forma de leis, mas que são socialmente reconhecidos e aceitos. Existem cinco características fundamentais das instituições sociais: exterioridade, objetividade, coercitividade, autoridade moral e historicidade. Relacione as características das instituições sociais com as suas respectivas definições.   1. Exterioridade 2. Coercitividade 3. Objetividade 4. Autoridade moral 5. Historicidade  
( ) As instituições sociais exercem um poder sobre os indivíduos que pode manifestar-se apenas quando estes vão contra suas regras e normas.
( ) As instituições sociais permanecem para além da existência dos indivíduos, mesmo daqueles que colaboram na sua constituição.
( ) As instituições sociais possuem uma existência exterior independente dos indivíduos. 
( ) Essa característica refere-se à legitimidadeque as instituições sociais têm para aplicar 13 - sanções aos indivíduos que vão contra suas normas.
( ) As instituições sociais existem de fato na realidade e de determinada maneira, o que informa a maneira “correta” de proceder, segundo a instituição. 
Agora, assinale a alternativa correta:
B - 2 – 5 – 1 – 4 – 3
Você acertou!
A exterioridade está relacionada ao fato das instituições sociais possuírem uma existência exterior independente dos indivíduos. A objetividade faz referência ao fato das instituições sociais existirem de fato na realidade e de determinada maneira, o que informa a maneira “correta” de proceder, segundo a instituição. A coercitividade está vinculada à condição de que as instituições sociais exercem um poder sobre os indivíduos que pode manifestar-se apenas quando estes vão contra suas regras e normas. A autoridade moral vincula-se à legitimidade que as instituições sociais têm para aplicar sanções aos indivíduos que vão contra suas normas. A historicidade corresponde à permanência das instituições sociais para além da existência dos indivíduos, mesmo daqueles que colaboram na sua constituição (p. 162-1)
13 - O sistema tributário nacional congrega um conjunto de leis e regulamentações que o tornam muito complexo. 
Em relação ao sistema tributário, analise as proposições abaixo, em seguida marque a alternativa correta: 
I – O ISS é de competência estadual e é tributação sobre o lucro.
II – Tributação das empresas pode ser dividida ou classificada em: tributação sobre faturamento, tributação sobre lucro e tributação de obrigações sociais.
III – O IRPJ, a CSLL e o FGTS, são exemplos de tributação sobre faturamento.
 Das alternativas acima, quais delas estão corretas?
D - Apenas a alternativa II está correta.
Você acertou!
I – Incorreta: o ISS é de competência municipal e é tributação sobre faturamento. II – correta. III – Incorreta: O IRPJ e a CSLL são tributação sobre o lucro e o FGTS é tributação de obrigações sociais (veja cap. 6).
14 - É comum em sociologia considerar a socialização em duas etapas: a socialização primária e a socialização secundária. Sobre essas etapas é correto afirmar
C - O principal agente da socialização primária é a família.
Você acertou!
O principal agente da socialização primária é a família (p. 155).

Outros materiais