Buscar

APOL HISTORIA MEDIEVAL 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Medieval 
Considere o seguinte trecho: 
“No tempo de Constantino (272-337), o primeiro imperador romano a professar o cristianismo, os cristãos passam a ser indicados para cargos públicos e a receber benefícios financeiros. O cristianismo passou assim de uma crença a uma instituição com regras rígidas, que contribuíram para sua unidade e expansão durante toda a Idade Média.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOKOLOWSKI. M., História Medieval. Curitiba, editora IESDE, 2018. P. 56.
O Édito de Milão assinado pelo Imperador Constantino é um documento fundamental para estudarmos a história do cristianismo.   Nesse sentido, analise as sentenças abaixo:
I. Antes do Édito de Milão os cultos cristãos eram mal vistos por parte da sociedade sendo, sendo inclusive proibidos em certos locais.
II. Este documento inaugurou a perseguição oficial aos cristãos pelo estado Romano, culminando com o surgimento de vários mártires que posteriormente seriam sacralizados na Idade Média.
III. Este documento elevou a Igreja e o Cristianismo a um patamar superior: este se consolidou enquanto instituição, detendo primazia sobre os assuntos espirituais.
IV. Antes do documento assinado por Constantino, julgava-se que o Cristianismo era prejudicial à unidade do Estado Romano, pois ele diminuía a proteção dos deuses. 
De acordo com o livro-base História Medieval, são corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II e III
Questão 2/5 - História Medieval 
Observe o trecho a seguir: 
“A igreja controlava o essencial do sistema de ensino. [...] Este monopólio do saber e da moral pôde apoiar-se eficazmente no monopólio da escrita até ao século XII e numa posição dominante nos diversos domínios da  representação (nas cidades até à Renascença, nos campos com frequência até ao século XIX)” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERREAU, Alain. O Feudalismo: um horizonte teórico. Lisboa: Edições 70, 1983.
De acordo com o texto-base História Medieval, considere as seguintes afirmativas sobre a prática da leitura e escrita na Idade Média:
I. Inocêncio III foi um dos papas doutores da Igreja, contribuiu com vários documentos e tratados e incentivou a educação dos clérigos, que tinham pouco conhecimento da escrita.
II. A igreja e os papas detinham saber e transmitiam esse conhecimento pare revolucionar a ordem feudal.
III.  Na Idade Média a maior parte da população não sabia ler ou escrever.
IV. O fiel aprendia sobre a vida de Cristo e dos apóstolos através da leitura da Bíblia, que era complementada pelas imagens dentro da igreja. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV.
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e II.
	
	D
	I e IV
	
	E
	I e III.
Questão 3/5 - História Medieval 
Considere o seguinte trecho:
“O sucesso da cristandade latina é brilhante. Mas a defesa dos territórios conquistados, em um contexto hostil, é difícil, apesar da criação de ordens específicas - Templários, Hospitalários e Cavaleiros Teutônicos - que, encarregados no início de acolher e proteger os peregrinos, logo adquirem papel propriamente militar. A implantação latina mantém-se sólida por somente um século.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASCHET, Jérôme. A civilização feudal – do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p.93 
Os cruzados enfrentaram dificuldades para manutenção de suas vitórias no Oriente.  Assim sendo, considere as sentenças abaixo:
I. Os cruzados tiveram dificuldades em manter fortificações em terras tão distantes, pois não possuíam um exército efetivo para manter estes postos.
II. A falta de contato com as bases deixadas no Oriente e a dificuldade de enviar provimentos para região, contribuiu para perda das conquistas.
III. Os Cruzados perderam o domínio sobre as conquistas realizadas por Ricardo Coração de Leão, e muitos destes aspiravam retornar para casa.
IV. Apesar das dificuldades, os cruzados conseguiram manter seus territórios no Oriente, com ajuda de aliados, como Saladino. 
De acordo com o livro base História Medieval são corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	II e III
Questão 4/5 - História Medieval 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[..] é fácil cair por algum tempo ou para sempre na pobreza. Esse pobre socioeconômico encontra nas regiões de pobreza o aleijado e o doente, que, nas camadas inferiores da sociedade, estão condenados à pobreza, a pobreza assistida. De bom grado a Igreja medieval acrescenta a estes o peregrino, outro assistido, que em suas andanças também é recebido pelo hospital, que é a princípio um lugar de acolhida. Desde o início, a Igreja foi a defensora e a protetora dos pobres: mosteiros e igrejas foram, dentro de certos limites, centros de distribuição de víveres e refúgios dos pobres. Mas, com a multiplicação da população, multiplicam-se também os pobres.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992.p. 171. 
O trecho acima se refere ao crescimento das cidades no século XIII. Sobre o surgimento da Ordem dos Franciscanos neste contexto, tendo como base o livro História Medieval, é possível afirmar:
	
	A
	O Século XIII foi caracterizado pelo crescimento das cidades e universidades. Foi neste contexto que Inocêncio III autorizou São Francisco de Assis a extinguir as ordens mendicantes, que estorvavam as cidades.
	
	B
	O Papa Inocêncio III condenou as pregações heréticas e não poupou esforços para extinguir a ordem de São Francisco, mas não teve êxito.
	
	C
	Os franciscanos, com a aprovação do Papa Inocêncio III passaram a combater as ordens mendicantes, em prol do franciscaníssimo no século XIII.
	
	D
	Os pregadores mendicantes trouxeram uma nova religiosidade para a Idade Média, fruto da convivência nas cidades e da conjuntura que emergia no século XIII.
	
	E
	Inocêncio III foi um dos Papas que iria desaprovar as ordens mendicantes, tentando em vão deter São Francisco de Assis, pois considerava que os mendigos eram um mal que afligia a cidade.
Questão 5/5 - História Medieval
Pondere o trecho a seguir: 
“Gregório VII deu um passo decisivo neste aspecto com o DictatusPapae, de 1075, no qual afirma, entre outras coisas que: "Só o pontífice romano pode ser justamente considerado universal. Ele é o único cujo nome deve ser pronunciado dentro das igrejas”. Aquele que não estiver com a Igreja romana não deve ser considerado católico". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval!; tradução José Rivair de Macedo. -- Bauru, SP :Edusc, 2005. P. 265 
Durante a Idade Média a Questão das Investiduras sinalizou a luta de uma série papas contra a intromissão das monarquias nas nomeações de bispos e abades. O principal conflito ocorreu em 1075 entre o papa Gregório VII e o imperador Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico. Segundo o livro-base História Medieval considere as sentenças abaixo sobre este  assunto:
I. O poder temporal refere-se aos assuntos relativos à política, geralmente atribuídos aos reis e imperadores.
II. As fontes mostram um rei (Henrique IV) indignado com as atitudes do Papa (Gregório VII) que interfere nos assuntos relativos à política.
III. Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico não reconhece Gregório VII como papa, e este, não o reconhece enquanto imperador, tendo mesmo o excomungado.
IV. Poder temporal diz respeito aos assuntos envolvendo a espiritualidade, e religião, sendo, portanto, assuntos de responsabilidade da Igreja. 
De acordo com o livro base História Medievalsão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I, III e IV

Outros materiais