Buscar

APOL HISTORIA ANTIGA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Antiga 
Atente para a seguinte citação: 
“O meio século seguinte [à Guerra do Peloponeso] é o de uma impossível estabilidade: nele estão às voltas três potências, Esparta, Atenas e Tebas, com a arbitragem do grande Rei e, por fim, um único derrotado, Esparta, mas nenhum verdadeiro vencedor numa Grécia exangue”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEVRE, F. História do mundo grego antigo. Trad. Rosemary C. Abilio. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 221. 
A partir destas informações e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o período posterior à Guerra do Peloponeso (431-405 a.C.), é correto afirmar que:
	
	A
	Com a vitória espartana, tem início o longo período de domínio de Esparta sobre a geopolítica do Mediterrâneo Oriental.
	
	B
	No fim da Guerra do Peloponeso, emerge como potência a cidade de Tebas, que seria a potência hegemônica ao longo do século seguinte.
	
	C
	Apesar da derrota, Atenas reconstituiu seu império e, após novos conflitos, conseguiu estabelecer um domínio duradouro sobre toda a Grécia.
	
	D
	Após a Guerra do Peloponeso, não houve uma cidade grega que prevalecesse sobre as outras, até que o reino macedônio submetesse a Grécia ao seu domínio.
	
	E
	Os traumas gerados pela Guerra do Peloponeso favoreceram a consolidação de um longo período de paz entre as cidades gregas, interrompido apenas com a invasão romana dois séculos depois.
Questão 2/5 - História Antiga 
Leia a citação: 
“As mulheres romanas, no final a República romana, nem sempre foram passivas em relação aos homens; pelo contrário, se opuseram de uma forma ou de outra à sua opressão, ao seu poder, mesmo quando aprisionadas no espaço doméstico (na casa romana). Usavam de todos os argumentos, do próprio poder de sedução para romper ‘as brechas do domínio masculino’, razão pela qual afirmamos que as mulheres romanas do II e I séculos a.C. não aceitaram os padrões que lhes foram impostos e, por isso, precisam passar a ser vistas com um novo olhar, podendo mesmo ser consideradas como pioneiras do feminismo e reformadoras sociais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRIBELLI, M. C. Emancipação e liberação sexual das mulheres na República Romana (II e I séculos a.C.). Phoinix, Rio de Janeiro, v. 8, p. 259-278, 2002, p. 263. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o papel da mulher na sociedade romana, analise as seguintes asserções:
I. As mulheres romanas de diversas classes sociais encontravam espaços de liberdade.
PORQUE
II. A cultura romana concedia à mulher o papel central da organização da vida pública. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
0:00:44
Questão 3/5 - História Antiga 
Atente para a citação: 
“A expansão imperialista provocou rachaduras no próprio centro imperial: nos conflitos entre ricos e pobres, entre devedores e credores, entre romanos e itálicos e entre generais rivais e seus respectivos exércitos. Foram esses conflitos que geraram a chamada Guerra Civil, que durou quase cem anos e só teve fim com a instauração do Império Romano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 290.   
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as consequências do imperialismo romano, analise as seguintes asserções:
I. Com a expansão imperialista, alguns generais passaram a concentrar o poder político na sociedade romana.
PORQUE
II. O sistema político republicano não tinha instituições que limitassem o poder dos indivíduos mais poderosos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas
Questão 4/5 - História Antiga 
Considere a seguinte citação: 
“Os poemas homéricos são manifestações culturais de alcance e relevância excepcionais ainda nos dias de hoje. Sua importância e influência, seja no campo estético seja no campo histórico, podem ainda ser sentidas em nosso mundo. Há mais de dois milênios muito esforço intelectual tem sido dedicado a esses e outros campos de estudo relacionados à Ilíada e à Odisseia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, G. Histórias de Homero: um balanço das propostas de datação dos poemas homéricos. Revista História e Cultura, Franca-SP, v.1, n. 2, p. 126-147, 2012, p. 126. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o período homérico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os únicos vestígios do período homérico disponíveis para o historiador são os poemas Ilíada e a Odisseia.
	
	B
	A Ilíada e a Odisseia, junto das evidências arqueológicas, formam o conjunto de evidências utilizadas para o conhecimento do período homérico.
	
	C
	A Ilíada e a Odisseia são poemas escritos, seguramente, antes do século XII a.C.
	
	D
	Os poemas homéricos retratam histórias reais, podendo ser utilizados como evidência direta da vida no período.
	
	E
	A Ilíada, diferentemente da Odisseia, descreve o cotidiano dos camponeses gregos durante o período homérico.
Questão 5/5 - História Antiga
Considere a citação: 
“Os santuários, que em geral se situavam longe das pólis, foram também os lugares onde se construiu uma religião grega comum, a partir de divindades originárias da Anatólia, do Levante, de Creta e do mundo micênico. Foi nesses santuários, igualmente, assim como no mundo colonial grego, mais exposto às diferenças culturais, que aos poucos se estabeleceu uma primeira identidade grega frente aos bárbaros (de barbaros – o que fala outra língua)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 227-228.   
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a religião grega, leias as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas:
I. ( ) Apesar de independentes politicamente, as cidades gregas na Antiguidade estavam submetidas a uma mesma autoridade religiosa, centralizada na cidade de Atenas.
II. ( ) A religião grega era extremamente variada em função dos locais, e uma das razões está na ausência de uma autoridade central para assuntos religiosos.
III. ( ) Apesar das diferenças, os diversos santuários gregos cultuavam deuses de um mesmo panteão.
VI. ( ) A diversidade dos cultos e rituais gregos também se refletiam na diversidade dos mitos, que variavam de região para região.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F – V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes