Buscar

CAPÍTULO PURVES - Fala e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fala e Linguagem – capítulo 27 purves 
Uma das características mais notáveis das funções corticais em humanos é a capacidade de associar símbolos arbitrários a significados específicos para expressar pensamentos e emoções para si próprios ou para outros por meio da língua falada e, em alguma culturas escrita.
Envolve áreas especializadas dos córtices temporal e frontal. O HE é responsável pelo processamento explicitamente semântico, os elos entre os sons do discurso e seus significados estão representados principalmente no córtex temporal esquerdo, e os circuitos para os comandos motores que organizam a produção do discurso com significado são encontrados principalmente no córtex frontal esquerdo. Apesar da predominância do lado esquerdo para os aspectos lexicais, gramaticais e sintáticos da linguagem, o conteúdo emocional da linguagem é governado principalmente pelo HD.
Profunda importância biológica e social da comunicação entre os membros de uma espécie.
Afasia – síndromes que diminuem ou abolem a capacidade de compreender e/ou de produzir linguagem como um veículo para a comunicação de enunciados com significado, poupando a capacidade de perceber os estímulos relevantes e de produzir palavras inteligíveis.
Lesão na área de Broca – afeta a capacidade de produzir linguagem eficientemente.
Lesão na área de Wernick – afeta a capacidade de compreender a língua falada
Afasia de condução – origina-se de lesões que conectam regiões temporais e frontais relevantes, tais como o fascículo arqueado na matéria branca subcortical que liga as áreas de Broca e de Wernick.
Desartria – incapacidade de mover os músculos da face e da língua que meiam o ato de falar.
Lateralização da linguagem
O hemisfério esquerdo, na maior parte dos humanos, é especializado no processamento de material verbal e simbólico, importante na comunicação, enquanto o hemisfério direito é especializado no processamento visual-espacial e emocional.
O plano temporal – uma região do lobo temporal superior é significativamente maior no lado esquerdo em cerca de 2/3 das pessoas. Área importante na linguagem
Deficiência na capacidade de conferir emoção na linguagem (colorido) é chamado de aprosodias.
As semelhanças nos déficits em pacientes com surdez congênita ou com audição normal, após lesões encefálicas comparáveis, apoia fortemente a ideia de que a representação cortical da linguagem é independente dos meios de sua expressão ou percepção. As áreas expecializadas para a linguagem que têm sido identificadas até hoje são evidentemente os principais componentes de um conjunto amplamente distribuídos de regiões encefálicas que permitem aos humanos comunicarem com eficiência por meio de símbolos que podem estar ligados a objetos, conceitos e sentimentos.

Outros materiais