Buscar

SOCIOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Piauí
Centro de Educação Aberta e a Distância
Sociologia Aplicada a Administração
JEAN ALVES DE ANDRADE
A INTEGRAÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Considerando o fato histórico da expansão do sistema capitalista que consequentemente promoveu o fenômeno da globalização, cabendo então refletimos sobre como isso interfere diretamente e indiretamente nos comportamento, estruturas, alianças politicas, economia e na transformação do espaço ou não, e aquém está á frente de atividades e contratos. Relações estas estabelecidas que temos e necessitamos compreender nesse mundo contemporâneo.
Em síntese o fenômeno da globalização promove a negociação de ideias de diversos tipos e funcionalidades, assim como para se adquirir algo material que também podem ter muitas funções. É por traz dessas matérias tangíveis e intangíveis que os acordos, alianças são feitos entre empresas, multinacionais, chefes de estados, ministros, presidentes que interverem de formas diferentes em espaço macro- micro em todos os lugares do mundo.
Alianças ou acordos estas feitas que será relativo á importância da situação, é muito importante temos consciência da relevância de saber quem são e para quais objetivos são acordados, isso envolvera a situação da cidade, estado, país, continente e principalmente qual lucratividade ou o retorno terá a atividade. E nós estamos nestas relações que acontecem e se cruzam, provocando efeitos de menos ou mais graus ou intensidade, dependendo da ideologia que se propaga e seus efeitos na relação entre os indivíduos.
Em termos de investimentos considerando o fator da globalização, é relevante temos a consciência do que é escamoteado ou não sobre tais benefícios nessas alianças que ocorrem nesse percurso. O jogo de ideia e a questão financeira é preciso considera quando pensamos como a globalização atingir cada um de nós, como nos organizamos e agimos, ou melhor, como recebemos os múltiplos produtos tangíveis e não tangíveis que em todo momento são oferecidos, diversificados, importados e exportados para todos e toda forma, cada dia mais receptivos e transformados pelas múltiplas influências de todos os lados e formas que somos bombardeados a todo momentos.
Globalização afeta a forma de pensar, de comer, vestir, de ouvir música, de negociar, de ver o mundo, em como as empresas fazem e planejam seus negócios visando agilidade, lucratividade e busca por uma homogeneidade de pensar em ver o mundo ao seu redor por suas aparentes facilidades de introdução de mudanças. Ao mesmo tempo temos sérios problemas em até certo ponto administra essa chamada globalização. 
Questiono – me sobre os benefícios da globalização, e penso que ela seja excludente nos pontos de vistas em negócios afirmados entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, por sua desigualdade no fornecimento de serviços básicos e precariedade em empregar. E sem falar na diferença nos índices de natalidade, mortalidade, educacional, saúde, diferença de renda dos países que necessitam mais de politicas públicas para o fornecimento de serviços básicos como os subdesenvolvidos.
Por isso concluo que a globalização aproxima as pessoas por sua cadeia de ideia ligada a uma rede, mas pode ao mesmo separa muitas pessoas da realidade, tão oposta por uma serie de fatores determinantes, sendo uma minoria de pessoas no mundo controla as massas, de forma irônica pelo poder da comprar e poder. A todo o momento é recebido estimulo para se atingir uma meta de ser o melhor em mundo competitivo e ao mesmo tempo “homogêneos” e tão diferentes em suas particularidades.

Outros materiais