Apol 1   Administração no 3º Setor
2 pág.

Apol 1 Administração no 3º Setor


DisciplinaAdministração 03º Setor3 materiais6 seguidores
Pré-visualização1 página
Administração no 3º Setor
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/3
Tanto as associações como as sociedades civis são pessoas jurídicas criadas pela união de pessoas voltadas para um mesmo fim. O diferencial encontra-se na finalidade lucrativa.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	x
	A
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
	
	B
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma sociedade civil; ao contrário, se houver presença dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma associação.
	
	C
	Se houver presença de fim lucrativo, será uma associação; ao contrário, se houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
	
	D
	Se houver ausência de fim lucrativo, será uma associação e se, também, houver ausência dessa finalidade, como nos casos das sociedades de profissões regulamentadas (advogados, arquitetos, contadores etc.), será uma sociedade civil.
Questão 2/3
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como \u201cpatrimônio personalizado\u201d (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de \u201cfundações\u201d:
	
	A
	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	x
	B
	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	C
	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
	
	D
	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
Questão 3/3
Fazendo um apanhado histórico da economia global, é possível perceber basicamente três períodos: um período que teve início nos primórdios comerciais, indo até a concepção de Adam Smith, John Locke e Stuart Mill, quando a humanidade ingressou no segundo período econômico denominado liberalismo e outro terceiro que assiste-se na atualidade, o neoliberalismo.
Sobre as diferenças principais entre o liberalismo e o neoliberalismo, relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
1 \u2013 Liberalismo
2 \u2013 Neoliberalismo
(L) Na agricultura, promovia um desmantelamento das unidades agrícolas autossuficientes.
(L) Converteu os camponeses em proletários.
(N) Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo.
(L) Estimulou o crescimento das cidades e dos complexos urbano-industriais.
 
	x
	A
	1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1
	
	B
	2 \u2013 1 \u2013 2 - 1
	
	C
	1 \u2013 1 \u2013 2 - 2
	
	D
	2 \u2013 2 \u2013 2 - 1