A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Gabarito Avaliação Final (Objetiva)   Individual e sem Consulta, Fundamentos e Teoria Organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Neste sentido, o administrador possui algumas responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Atingir as metas e os resultados através da gestão das pessoas.
II- Estabelecer prioridades.
III- Interligar as atividades exercidas pelas organizações.
IV- Habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	Para Herzberg, o comportamento humano tem dois fatores distintos que fazem explicar essa situação em todos os ambientes em que está interagindo. Os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. O oposto de insatisfação não é a satisfação, mas nenhuma insatisfação. Com relação aos fatores propostos por  Herzberg, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades fisiológicas, pois remetem ao ambiente de trabalho, qual serviço está executando, envolvendo os sentimentos em seu crescimento profissional e individual, reconhecimento, autorrealização e, consequentemente, depende do papel dentro da organização.
	 b)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	 c)
	Fatores higiênicos ou extrínsecos: localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, clima de relacionamento entre empresa e funcionário, condições físicas, normas e políticas da empresa e suas diretrizes.
	 d)
	Fatores motivacionais ou intrínsecos são localizados ao redor do ambiente de trabalho. Essa situação se dá nas pessoas que desempenham o seu serviço, é um fator que não dá para controlar, considerando o salário, o relacionamento entre os superiores, o clima de relacionamento entre empresa e funcionário, as condições físicas, as normas e as políticas da empresa e suas diretrizes.
	3.
	O estudo e a história da administração têm seus primeiros relatos no início do século XX. O pensamento administrativo evoluiu e se aperfeiçoou com o passar dos anos. A respeito desta evolução das teorias da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria da Administração Científica teve ênfase nas pessoas.
(    ) As tarefas foram ênfase da Teoria dos Sistemas, Caos e Complexidade.
(    ) A ênfase nas tarefas partiu da Teoria da Administração Científica, já a Teoria da Burocracia teve ênfase na estrutura.
(    ) A Teoria do Comportamento Organizacional e das Relações Humanas deu ênfase à abordagem humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Sobre as características das organizações mecanicistas, analise as sentenças a seguir: 
I- Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
II- Sistema rígido de controle.
III- As decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude.
IV- Amplitude de controle do supervisor com menor número de empregados vinculados, em decorrência da divisão minuciosa do trabalho.
V- Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	5.
	O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas (como Biologia, Sociologia etc.). Estas têm um denominador comum: o chamado sistema aberto, que descreve as ações e as interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados. A abordagem de sistema aberto trouxe uma nova e moderna concepção para a administração. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que deram origem a esta nova abordagem:
	 a)
	A teoria administrativa ficou limitada às regras de funcionamento interno, à apologia da eficiência como critério básico da viabilidade organizacional e à ênfase em procedimentos e não em programas.
	 b)
	A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização. Esta é constituída para autoperpetuar-se ou, na pior hipótese, para autoperpetuar sua estrutura, critérios métodos e metas, e não para mudar esses elementos de acordo com as transformações ocorridas no ambiente.
	 c)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Grupos formais. Conflitos interpessoais. Motivação humana.
	 d)
	Já que o ambiente não faz diferença, a perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente. Já que o ambiente não faz diferença, a perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.
	6.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e de forma precisa, estudando os tempos e os movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desenho de cargos e tarefas.
II- Supervisão funcional.
III- Condições de trabalho.
(    ) A eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial, mas também às condições do ambiente.
(    ) Compreende a definição de seu conteúdo em termos de tarefa/atividades, bem como os métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros.
(    ) Demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade. Por exemplo, recursos humanos, marketing,