Buscar

Produção textual 2 (onofre)

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO DE TEXTO 2
A avaliação na Educação física é a oportunidade que o professor tem de verificar se o aluno possui a capacidade de conhecer seu próprio corpo e valorizar a atividade física como ponto fundamental em sua qualidade de vida. Há pouco tempo atrás, era comum encontrar professores pautando suas avaliações em fatores como: assiduidade nas aulas, participação em jogos e competições escolares etc. Outro erro comum, era tomar como parâmetro, alunos com maior capacidade física e motora como exemplo a ser alcançado pelos demais alunos. Não existe um método pronto para a avaliação, mas é primordial identificar as dificuldades e o progresso dos alunos, utilizando não apenas um, mas vários padrões de avaliação.
Para avaliar bem, como em todas as outras áreas de ensino, temos que definir onde queremos chegar, pois o objetivo determina o conteúdo que será trabalhado e os critérios que serão utilizados para observar a evolução da aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Podemos citar como exemplo, quando o aluno descobre seu próprio corpo para utilizá-lo efetivamente em atividades motoras como: correr, saltar, ou atividades mais específicas, como: chutar ao gol, drible, passe etc. Podemos também avaliar esse aluno quanto a capacidade de compreender, respeitar e por em prática as regras de um jogo, além de sua capacidade de trabalho em equipe.
	As primeiras aulas deverão servir como referência para que seja feita uma análise inicial da turma pelo professor, a fim de observar e registrar as características físicas e motoras dos alunos. Independentemente do conhecimento dos alunos em relação à atividade, temos que explicar todo o procedimento que será adotado, bem como o motivo pelos quais a atividade em questão faz parte do programa, quais habilidades, movimentos e capacidades que serão trabalhadas e avaliadas tanto na parte individual, quanto na coletiva. O mais importante é que o aluno saiba como e quando será avaliado pelo professor.
	Citando como exemplo de método de avaliação para ser utilizada na aula de educação física escolar na modalidade vôlei, será implantado um instrumento que viabilize a avaliação do conteúdo voleibol fazendo com que os alunos sejam fielmente avaliados e assim medir o grau de desenvolvimento dos mesmos. 
Podemos idealizar uma sala com 20 alunos do ensino fundamental de um colégio estadual. Com o auxílio de 02 professores capacitados a usarem a ficha de avaliação, foram aplicadas 7 atividades de vôlei, sendo 3 tentativas para cada fundamento da modalidade especificamente a posição básica, toque, saque por cima, saque por baixo, manchete, bloqueio e cortada. A coleta de dados foi realizada no período matutino durante as aulas de Educação Física. Após a coleta, os dados foram analisados, utilizando-se a estatística descritiva, com valores de freqüência e médias, assim como a utilização do teste de Alfa de Cronbach, que pretendeu verificar as convergências dos dados dos avaliadores. O Índice de confiabilidade entre avaliadores considerada ideal para identificar convergência entre as respostas foi definida entre 0,70 e 0,90. Constatou-se que todos os itens avaliados encontravam-se dentro dos níveis de confiabilidade esperados, entre eles identificaram-se a posição básica (0,93), o toque (0,91), a manchete (0,89), o saque por baixo (0,87), saque por cima (0,96), a cortada (0,94) e o bloqueio (0,94).

Outros materiais