Buscar

Apol 05 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Durante os processos de treinamento e desenvolvimento, é importante que os líderes e liderados saibam como dar e receber feedbacks. O feedback é o processo pelo qual uma pessoa (o emissor da comunicação) fornece informação a outra pessoa, sobre como a atuação desta (do receptor) está afetando a ela (emissor) e a outras pessoas.
Sobre o processo de feedback eficaz recomenda-se que:
	
	A
	Examine seus próprios motivos, para se assegurar de que sua intenção é mostrar ao receptor que você sabe mais do que ele.
	
	B
	Descreva a situação tão clara e especificamente quando puder, seja específico.
	
	C
	Sobrecarregue o receptor com excesso de informações e críticas.
	
	D
	No momento do feedback apenas você dá informações ao receptor, é uma via de mão única.
	
	E
	Use sempre a escuta passiva, esse é o seu momento de falar, assim o comportamento do seu interlocutor durante o feedback é desconsiderado.
Questão 2/5 - Recrutamento e Seleção
Analise o texto:
Você acorda cedo, toma seu café da manhã, coloca sua roupa ou uniforme e se dirige ao seu local de trabalho. Ao chegar lá, tenta registrar o seu ponto e não consegue. Insiste uma, duas, três vezes e não obtém nenhum resultado... por fim, desiste.  Cumprimenta os colegas e nota um sorriso, digamos assim, meio "amarelado" em cada um deles.  Depois de muito estranhamento e milhões de indagações internas vai de encontro ao seu local de trabalho. Neste momento aparece um colega (muitas vezes até do mesmo nível hierárquico que o seu) e lhe informa que o seu chefe ou gerente pediu que você comparecesse ao D. P.  antes de começar a trabalhar. Desencadeia-se neste momento uma sequencia de pensamentos apavorantes e um alto grau de ansiedade. É chegado o momento de enfrentar o "Monstro da Demissão".  Como se isso já não fosse terrivelmente decepcionante e frustrante, você é convidado a se sentar à frente do funcionário do DP que, após uma saudação calorosa e sorridente de "Bom dia!" lhe comunica com toda a educação e paciência que você acaba de ser demitido, que tem que fazer o exame demissional (a guia já está pronta, inclusive) e que deve comparecer no dia "tal", no horário "x", com o exame feito e munido de sua carteira profissional para as devidas anotações, recebimento das verbas rescisórias, e guias de liberação do FGTS e seguro desemprego.  Após um primeiro momento de digestão amarga da notícia e das informações recebidas, você busca ainda um alento a aquele sentimento, muitas vezes de decepção e de derrota, e pergunta ao transmissor daquela mensagem surpreendente: "Qual o motivo de minha demissão?" Maior surpresa ainda se dá quando a única resposta que você obtém é: "Não me foi informado o motivo, meu amigo. O meu papel aqui é só de comunicar a sua demissão e marcar o acerto".  (CORTES, 2010)
A respeito do desligamento é correto afirmar que: 
	
	A
	A demissão pode ser comunicada de forma impessoal, seja por e-mail ou por WhatsApp.
	
	B
	A demissão pode ser comunicada pelos colegas de trabalho.
	
	C
	É fundamental o respeito pelo ser humano que está enfrentando essa situação e transparência sobre os motivos que levaram a organização àquela decisão.
	
	D
	Não é preciso comunicar antecipadamente a demissão, quando chegar ao trabalho o demitido irá identificar que está sem acesso ao computador ou bloqueado.
	
	E
	Os registros de desempenho não precisam ser utilizados como feedback ao colaborador nesse momento, afinal ele está deixando a empresa.
Questão 3/5 - Recrutamento e Seleção
A Entrevista de Desligamento é uma ferramenta fundamental para as empresas que valorizam a prática do feedback. Quando conduzido corretamente o processo permite que a organização conheça que imagem o ex-funcionário leva em relação à conduta da própria empresa e até dos colegas de trabalho.
Sobre a entrevista de desligamento é possível afirmar que:
	
	A
	A Entrevista de Desligamento permite a organização identificar o desempenho do ex-colaborador no exercício de sua função, a fim de que a organização possa cobrar melhor de seu substituto.
	
	B
	A Entrevista de Desligamento é um recurso poderoso para melhoria contínua, pois avalia, exclusivamente, se a política salarial empregada está adequada com o mercado.
	
	C
	Uma Entrevista de Desligamento analisada isoladamente tem a força suficiente para indicar com clareza os aspectos que precisam ser revistos e trabalhados pela organização.
	
	D
	A Entrevista de Desligamento deve ser realizada pelo profissional de RH, seja este psicólogo ou não, na presença apenas do colaborador e de seu superior imediato.
	
	E
	A Entrevista de Desligamento permite a organização identificar o grau de satisfação de seus colaboradores tendo em vista diferentes aspectos da empresa bem como identificar os motivos pelos quais o colaborador tenha solicitado seu desligamento da organização.
Questão 4/5 - Recrutamento e Seleção
Ao realizar o processo de integração, a empresa deve adotar alguns cuidados, sob a pena de criar uma imagem negativa no novo colaborador. Referente a esses cuidados, a empresa deve evitar:
I – Tratar a integração e o acolhimento do novo colaborador meramente como procedimento burocrático.
II – Negligenciar a dimensão psicológica e social do recém-admitido, se o devido cuidado de lhe oferecer as boas-vindas.
III – Delegar a tarefa a colaboradores sem a devida qualificação para tal.
IV – Tecer comentários que desabonem a organização.
V – Encaminhar o novo colaborador sem lhe oferecer informações necessárias para o desempenho deste.
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	C
	As afirmativas II, III e V estão corretas.
	
	D
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 5/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Na busca por treinar e desenvolver pessoas, as empresas estão sempre buscando inovação e investindo na criatividade para que os objetivos de treinamento e desenvolvimento sejam alcançados. Isso faz com que constantemente o campo apresente novidades e novas preocupações.
Sobre essas novidades (tendências) avalie as afirmativas abaixo:
I – Os programas de treinamento para trabalhadores remotos, objetivam treinar equipes diversificados, que atuam em regiões diversificadas, de forma presencial para aproximar as equipes.
II - O mobile learning permite o acesso a treinamentos à distância por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
III - O microlearning utiliza vídeos curtos (de 3 a 8 minutos) ou documentos de uma página para não sobrecarregar o treinando com muitas informações.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e III.
	
	D
	III.
	
	E
	I, II e III.

Outros materiais