Buscar

AD1 Indicadores Socioeconômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Indicadores Sócio-Econômicos na Gestão Pública 
Gestão em Administração Pública – 2016.
Aluna: Julliana Queiroz de Lira Alexandrino
Pólo de Vinculação: Rio das Ostras
Tutor: Sabrina Nunes
Atividade II
Comparar os valores dos indicadores do município ou com a média nacional de cada um desses indicadores. Com base nesses resultados, analisar de como o município ou estado se encontra em relação à média brasileira. Para isso utilizando gráficos, tabelas, quadros etc. para auxiliar na comparação. Ao final, para os indicadores que tiverem resultados abaixo da média nacional, cite políticas públicas que poderiam ser adotadas para melhorar esses resultados.
– Indicadores Sociais:
- Número de empregos médicos por mil habitantes
Este indicador está atrelado ao número de profissionais de saúde (médicos) ematividade, por mil habitantes, segundo categorias, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Mede a disponibilidade de profissionais de saúde, por categorias selecionadas, segundo a sua localização geográfica e expressa o número de profissionais considerados em atividade pelos conselhos regionais das categorias correspondentes. É influenciado pelas condições socioeconômicas regionais e, em menor escala, por políticas públicas de atenção à saúde.
Gráfico 1 – Número de empregos médicos por mil habitantes
Fonte:http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=1&op=1&vcodigo=MS20&t=profissionais-saude-medicos-mil-habitantes 
	Observando os números acima podemos perceber que nos últimos anos os níveis de empregos médicos têm crescido tanto a nível estadual quanto a nível federal. No entanto, no período analisado, que vai de 1999 à 2009, é possível perceber que o estado do Paraná esteve abaixo da média brasileira, para o mesmo período, exceto pelo último ano. 
	Como sugestão de política pública para aumentar este indicador, sugiro que os gestores públicos do estado incorporem-se ao Programa do Governo Federal: Mais Médicos, onde é possível captar investimento para aumentar o número de vagas para o curso de graduação em medicina e para as residências médicas, além de incentivar a oferta de vagas à médicos de outros países.
- Taxa de escolarização líquida no Ensino Médio
De acordo com o IBGE, a Taxa de escolarização líquida no Ensino Médio identifica o percentual da população, em determinada faixa etária, matriculada no nível de ensino adequado a essa faixa etária. Tem por finalidades a consolidação e o aprimoramento do educando para o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Gráfico 2 – Taxa de Escolarização Líquida no Ensino Médio
Fonte: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=2&op=1&vcodigo=SEE17&t=taxa-liquida-escolarizacao-niveis-ensino
	
	Durante os 20 anos avaliados acima, é possível concluir que o estado do Paraná esteve, durante maior parte do tempo, com sua taxa de escolarização Líquida do ensino médio acima da média nacional, o que têm sido motivo de grande orgulho para os paranaenses. Estes números são o resultado da consolidação das políticas de fortalecimento do ensino médio, propostas pelo estado em parceria com o Ministério da Educação para promover inovações pedagógicas das escolas públicas.
–Indicadores Econômicos
– PIB per capita
O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região. Ele corresponde ao somatório de todos os bens e serviços finais produzidos num determinado país, estado, ou região. Ele demonstra o nível de desenvolvimento econômico e serve de base para classificação de países em ricos, pobres e em desenvolvimento.
Gráfico 3 – PIB per capita
Fonte:http://www.ipardes.gov.br/index.php?pg_conteudo=1&cod_conteudo=1
	Nota-se, a partir da análise dos valores acima, que o estado do Paraná tem seu PIB histórico acima da meda nacional. E assim como esta, teve um aumento crescente entre os anos de 2010 e 2013. 
- Consumo de energia elétrica per capita
O Consumo de energia elétrica mensurado acima corresponde à produção das usinas elétricas deduzida das perdas de transmissão, distribuição e transformação, bem como do consumo próprio das usinas.
Gráfico 4: Consumo de energia elétricaper capita.
Fonte: http://www.epe.gov.br/AnuarioEstatisticodeEnergiaEletrica/20130909_1.pdf
A análise comparativa do consumo de energia elétrica per capita do estado do Paraná com a média de consumo brasileira nos permite perceber um aumento predominante do consumo do estado em relação ao consumo nacional. Reforça assim as características de um estado com uma economia forte e em crescimento e com políticas públicas de incentivo à geração e distribuição de energia elétrica e de incentivo à industrialização.
– Indicadores Ambientais
- Percentual de domicílios servidos por rede de água
A análise deste indicador levou em consideração a existência de água canalizada no domicílio e sua proveniência, sendo a canalização interna (para os domicílios que tenham água canalizada para, pelo menos, um cômodo) ou canalização externa (para domicílios sem canalização em nenhum cômodo). Com relação à proveniência da mesma, englobou-se os domicílios abastecidos por água proveniente de uma rede geral de distribuição, por água canalizada proveniente de poço ou nascente ou de reservatório abastecido por carro-pipa, coleta de chuva ou outras procedências. O gráfico a seguir apresenta uma análise comparativa entre os números do Paraná em comparação à média nacional
Gráfico 5: Percentual de domicílios servidos por rede de água 
Fonte:http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=2&op=1&vcodigo=PD274&t=canalizacao-interna-agua-domicilio-origem-abastecimento
O indicador de abastecimento de água do Estado do Paraná revela-se também historicamente superior à média brasileira em torno de 14%. Fato este que reflete na melhoria ligado a melhoria da qualidade de vida da população paranaense e coloca o estado entre um dos melhores níveis de saneamento básico do país.
- Percentual de domicílios servidos com algum tipo de coleta de lixo
Segundo o IBGE o percentual de domicílios servidos por algum tipo de coleta de lixo leva em consideração o recolhimento e o descarte dos detritos residenciais, sejam eles coletados diretamente (lixo coletado diretamente por serviço de limpeza) ou coletados indiretamente (depositado em caçamba, tanque ou depósito de serviço ou empresa de limpeza).
		
Gráfico 5: Percentual de domicílios servidos com algum tipo de coleta de lixo - PR.
Fonte:http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=2&op=1&vcodigo=PD263&t=destino-lixo
	O percentual de domicílios atendidos pela coleta de lixo, assim como o abastecimento de água mencionado anteriormente, revela-se também historicamente superior à média brasileira em aproximadamente 8%.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes