CIÊNCIAS exercícios de fixação
73 pág.

CIÊNCIAS exercícios de fixação


DisciplinaCiências8.855 materiais765.642 seguidores
Pré-visualização18 páginas
CIÊNCIAS
Exercício 1
1° tentativa
No processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, a avaliação é uma atividade essencial. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96, a avaliação deve ser contínua e cumulativa quanto ao desempenho do aluno e apresentar uma prevalência de aspectos qualitativos sobre os quantitativos. No entanto, professores utilizam, com frequência, instrumentos que primam pela solicitação de conhecimentos memorizados, nomenclaturas e outras informações objetivas, que de forma alguma conseguem fazer perceber se houve aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. Assinale as afirmativas que contemplam as ações das ideias apresentadas pela LDB no processo avaliativo. 
I. É um processo de avaliação como classificatório, sentencioso, com base no modelo \u201ctransmitir-verificar-registrar\u201d, no qual se valoriza a reprodução do que foi trabalhado pelo professor em sala de aula. 
II. A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como \u201cação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as. 
III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente. 
IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação. 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
b. Estão corretas as afirmativas II, III e IV. 
A avaliação como prática pedagógica deve ser entendida como \u201cação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as. III. A avaliação é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois propicia um momento de interação e construção de significados, no qual o estudante aprende. É importante que o professor reflita sobre os procedimentos a serem utilizados, planeje e supere o modelo consolidado da avaliação classificatória e excludente IV. Deve-se ressaltar que a avaliação acontece de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino. Esse projeto explicita as concepções de escola e de sociedade que se deseja formar. Na disciplina de Ciências, deve contribuir para formar cidadãos que conheçam o ambiente e saibam agir conscientemente, quando solicitada a sua participação.
c. Estão corretas as afirmativas I e II. 
d. Estão corretas as afirmativas III e IV. 
e. Estão corretas as afirmativas II e III. 
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas II, III e IV..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Este é um documento de apoio às discussões na escola, para reflexão da prática educativa. Pode-se dizer que é um referencial para o trabalho na escola, que procura respeitar as diversidades e pluralidades culturais do Brasil. Determina como sendo papel das Ciências Naturais: \u201ccolaborar na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo\u201d ( BRASIL. 1997, p. 15) Assinale a alternativa que corresponde ao documento definido acima.
Escolha uma:
a. Lei de Diretrizes e Bases. 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem em um documento de apoio às discussões na escola, para reflexão da prática educativa. Pode-se dizer que é um referencial para o trabalho na escola, que procura respeitar as diversidades e pluralidades culturais do Brasil. Os Parâmetros determinam como sendo papel das Ciências Naturais: \u201ccolaborar na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo\u201d (BRASIL, 1997, p. 15).
b. Parâmetros Curriculares Nacionais. 
c. Regimento Interno. 
d. Estatuto do Ensino. 
e. Constituição Brasileira. 
Feedback
A resposta correta é: Parâmetros Curriculares Nacionais..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Nos anos 80 do século passado, discussões acerca das relações entre educação e sociedade uniram-se às tendências progressistas influenciando o ensino de Ciências Naturais no Brasil. Surgiu, nesse momento, a tendência chamada Ciência, Tecnologia e Sociedade, na qual foram ressaltados conteúdos socialmente relevantes; o ensino de Ciências Naturais aproximou-se das ciências sociais, reforçando a concepção da Ciência como construção humana.
Diante das colocações acima marque a alternativa que revela como deve ser a prática para o ensino de Ciências na atualidade.
Escolha uma:
a. É necessário associar os conteúdos com questões referentes ao modo de vida atual, para que o aluno possa exercer sua cidadania, sendo capaz de decidir os rumos da sociedade com autonomia e responsabilidade. 
b. É necessário basear-se na transmissão de informações, sendo esta uma disciplina estática . 
c. Os espaços para aprendizagem devem ser neutros , não oferecendo oportunidade para a pesquisa. 
d. A prática deve ser de maneira que o aluno não possa fazer relação entre os conteúdos estudados e sua realidade. 
Como prática fundamental para a aprendizagem da disciplina, é necessário associar seus conteúdos com questões referentes ao modo de vida atual, para que o aluno, hoje e também futuramente, possa exercer sua cidadania na plenitude, sendo capaz de decidir os rumos da sociedade com autonomia e responsabilidade. O trabalho com Ciências deve dar ao aluno a possibilidade de experimentar, ver, tocar, cheirar e provar. Para tanto, faz-se necessária a criação de outros espaços de aprendizagem, nos quais ele terá a oportunidade de aperfeiçoar o aprendizado da sala de aula, compreendendo as inter-relações entre as diferentes áreas do conhecimento científico.
e. A prática das atividades não devem dar oportunidade para que o aluno experimente, toque, crie, o único espaço para aprendizagem deve ser a sala de aula e o único recurso o livro didático. 
Feedback
A resposta correta é: É necessário associar os conteúdos com questões referentes ao modo de vida atual, para que o aluno possa exercer sua cidadania, sendo capaz de decidir os rumos da sociedade com autonomia e responsabilidade..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Como em qualquer outra disciplina, o ensino das Ciências Naturais exige uma metodologia diferenciada, buscando uma nova abordagem para os conteúdos que serão trabalhados, dessa forma torna\u2010se imprescindível a busca de uma melhoria no trabalho e superação das concepções tradicionais, muito presentes nas salas de aula. Os autores Demétrio Delizoicov, José A. P.Angotti e Maria M. Pernambuco, defendem que o melhor método passa por três fases. Classifique as sentenças na ordem correta. 
I. Organização do conhecimento, esta sistematiza e estuda o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos professores. 
II. Aplicação do conhecimento, neste o aluno deve articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas. 
III. Problematização inicial, na qual faz-se a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. C, A e B. 
b. C, B e A. 
c. B, C e A. 
A sequência inicia-se com a problematização inicial, na qual se faz a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema. Na sequência, o momento da organização do conhecimento, sistematizando