Buscar

acum capital 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Considere o trecho a seguir e assinale a opção verdadeira que complementa a frase : Segundo Karl Marx , práxis então é o agir consciente do homem (trabalho) que transforma a natureza (objeto) , e ao fazê-lo transforma a ______________e a _______________na qual está inserido.
		
	
	a sociedade e o país.
	
	a comunidade e a escola.
	 
	a si mesmo e a sociedade
	
	a grupo e a empresa.
	
	o trabalho e a família.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
		
	
	Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em ¿ideal", sitiando, assim, a construção de projetos societais.
	 
	Redução das políticas sociais e fim das políticas de segurança pública
	
	Emergência de novos protagonistas, tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil
	
	Privatização e mercantilização dos Serviços Sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.
	 
	Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a constituição da sociabilidade humana, ou seja, para a produção e reprodução da vida social. Por produção entende-se o processo através do qual o homem retira da natureza seus meios de vida. Como afirma Barroco (2000), através do trabalho, o homem não apenas se adapta a natureza, como o animal, mas passa agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus objetivos. A partir das considerações acima é correto afirmar que:
		
	
	A natureza passa a agir sobre o homem quando ele trabalha com animais.
	
	A produção é um roubo, pois o homem subtrai da natureza seus meios de vida.
	
	O trabalho aproxima os homens mas afasta as mulheres.
	 
	Ao perguntar pelo hoje o homem projeta o futuro.
	
	A reprodução da vida animal depende da sociabilidade humana.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
		
	
	Que o ser humano é um animal e por isso os trabalhadores são tratados como animais por seus patrões capitalistas.
	 
	Que o núcleo da questão é que o homem se torna um ser quando responde de forma imediata às suas necessidades naturais.
	 
	Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
	
	Que os animais não trabalham porque não são humanos, embora alguns animais possam trabalhar, como os cavalos.
	
	Que todo animal que trabalha um dia pode via a ser um homem.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Marx o trabalho é a ação do homem sobre a natureza, o que somente se torna possível através da capacidade humana de conceber com antecedência o que produz (trabalho imaterial) e transformar o mundo natural em produto (trabalho material). Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a:
		
	 
	Constituição Sociabilidade humana.
	
	Supremacia do homem em relação ao meio natural.
	
	Exploração da natureza.
	
	Construção de vínculos entre os homens e os animais.
	
	Produção e reprodução da vida natural.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em
		
	
	I, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: I. Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. II. Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. III. Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
		
	
	III e IV são verdadeiras.
	
	II,III e IV são verdadeiras.
	
	I,II e IV são verdadeiras.
	 
	I, II,III são verdadeiras.
	
	I,II,III e IV são verdadeiras.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Reconhecemos a importância e a centralidade do mundo do trabalho na vida do homem na sociedade contemporânea. Assim, podemos considerar corretas as seguintes afirmativas: I-Identificamos diferentes formas de exploração do trabalho humano como fonte de riqueza II-Os modelos Fordista e Toyotista de produção tiveram implicações para o mundo do trabalho III-O modelo de acumulação flexível trouxe impactos negativos no Brasil.
		
	
	Nenhuma afirmativa esta correta
	
	Apenas a II esta correta
	
	Apenas a IIIesta correta
	
	Apenas a I esta correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas

Outros materiais