Buscar

APOL geografia agraria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia Agrária
Considere os seguintes versos: 
“Tribos de índios desapareciam / E as selvas de pedra se construíam / Revolução industrial e desenvolvimento / Começava a surgir o devastamento / Vindo da Europa e de suas naus / Explorando o Brasil; tendo lucro total / Matando nativos queimando nosso ouro / Por isso que vivemos hoje nesse sufoco / Brasil!!! / Terra de exploração... / E gente feliz. /Brasil!!! / O país dos outros... / Que não são daqui / Brasil!!! / A independência... / Que eu não vivi / Brasil!!!”. 
Após esta avaliação, caso queira ler a letra da música integralmente, ela está disponível em: ARRUDA, Bêca. Colônia de Exploração. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/beca-arruda/68551>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Tomando por referência os conteúdos do livro-base Geografia agrária sobre o que caracteriza a colônia de povoamento e/ou a colônia de exploração, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A colônia de povoamento foi o processo de migração dos camponeses para as regiões do interior do país.
	
	B
	A colônia de povoamento difere da colônia de exploração por não buscar a extração das riquezas da terra e sim a ocupação e permanência nela.
	
	C
	No Brasil ocorreu apenas o processo denominado colônia de exploração, resultando em sua condição de país subdesenvolvido.
	
	D
	A colônia de povoamento incentivou a elaboração da Lei Regulamentária da Propriedade Privada.
	
	E
	A Lei Regulamentária da Propriedade Privada foi um marco para os camponeses que buscavam o direito ao uso e à propriedade da terra.
Questão 2/5 - Geografia Agrária
Leia o fragmento de texto abaixo: 
"O estudo geográfico da agricultura foi realizado ao longo do tempo por diferentes enfoques que produziram uma diversidade de definições, as quais refletiam o modo de pensar do momento. Assim, em princípio, a Geografia Agrária era desenvolvida como ‘parte’ da Geografia Econômica, e os estudos econômicos em Geografia tinham, na agricultura, seu foco principal". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Darlene A. de Oliveira. Geografia Agrária no Brasil: conceituação e periodização. Terra Livre, São Paulo, n. 16. p. 39-70, jan./jun. 2001. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o início dos estudos agrários no Brasil, considere as alternativas a seguir e assinale as que se referem ao começo desses estudos:
I. A disputa epistemológica provinda da Europa, sobretudo a partir da retomada do método dialético como método válido, influenciou decisivamente os estudos agrários no Brasil.
II. No Brasil, o método dialético no âmbito da Geografia foi implementado primeiramente pelos estudos agrários.
III. A influência marcante da dialética, no início dos estudos agrários no Brasil, não foi tão efetiva nas décadas seguintes, tendo perdido espaço para o método neopositivista.
IV. Há grandes diferenças entre os estudiosos que pensam a Geografia agrária no Brasil, mas, de um modo geral, pode-se considerar que a grande parte dos autores enfatiza a necessidade de transformação social. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 3/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Nas cooperativas de produção agrícola, a terra, o trabalho e a renda são administrados coletivamente pelos próprios cooperados. Apesar da cooperativa de produção agrícola ser um empreendimento de tipo empresarial, é radicalmente diferente de uma empresa capitalista, pois não há extração de mais-valia. A divisão da renda é feita conforme o número de horas trabalhadas de cada um, após serem pagas ou amortizadas as dívidas com a produção e gastos em investimentos para a ampliação da estrutura cooperativa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMAZ, Fernanda. O modelo socialista de cooperativa de produção agrícola (CPA-MST): contradições e avanços – estudo de caso de Copava. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/2010_FernandaThomaz.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre o modelo cooperado, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Nas cooperativas, os lucros são destinados às poupanças familiares, porém os cooperados somente utilizam esses recursos em momentos de crise (financeira, climática, etc).
	
	B
	Todas as cooperativas produzem alimentos industrializados e a maioria recebe a matéria-prima cultivada pelos produtores familiares.
	
	C
	Dentro da lógica das cooperativas, o cooperado é que detém a propriedade da empresa.
	
	D
	Após o início das atividades das cooperativas, o monopólio da terra foi totalmente extinto.
	
	E
	A distribuição de renda nas cooperativas é realizada pelo gestor cooperativo. Esse tem direito a uma parcela bem maior dos lucros, já que ele é o encarregado de viabilizar os contratos para a venda da produção.
Questão 4/5 - Geografia Agrária
Atente para trecho de texto a seguir: 
“A razão da persistência é que os vários segmentos que constituem a produção familiar em uma determinada sociedade têm diferentes papéis econômicos e sociais. [...] e parte dessas unidades familiares persiste em função dos baixos investimentos que executam, das rendas não agrícolas obtidas por parte dos membros da família e das transferências de recursos públicos e privados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTEI, Lauro. Sistema familiar de produção: algumas questões para o debate. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n.35, p. 205 -223, 2004. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a persistência da produção agrícola familiar, analise as sentenças abaixo:
I. A terra, o trabalho e o capital são variáveis interdependentes e a agricultura familiar persiste porque sua satisfação reside na produção por necessidade, tirando da terra a renda bruta.
II. As motivações para a retirada de renda da terra provêm de decisões internas, isto é, a quantidade de produto, os meios de produção e os dispêndios são determinados pelos produtores agrícolas.
III. O objetivo fundamental da produção camponesa é a subsistência e a retirada de valor pela exploração total da terra é determinada pela demanda de mercado.
IV. O camponês não possui autonomia para gerenciar suas atividades frente ao proprietário da terra. Existe uma relação de troca entre o camponês, que é assalariado, e o dono da terra que mantém o poder sobre os meios de produção. 
São corretas apenas as alternativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e IV
	
	C
	I, II e III.
	
	D
	I e II
	
	E
	I, II e IV
Questão 5/5 - Geografia Agrária
Atente para o trecho de texto abaixo: 
"Na Alemanha a influência de Alexander Von Humboldt e Carl Ritter levaram a uma Geografia Naturalista. Na França onde se destacou os trabalhos de La Blache, com a abordagem da paisagem que já agregava o elemento humano, porém não o elemento humano de cunho social, caracterizando ainda as abordagens dos elementos naturais de forma predominante". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DENEZ, Cleiton Costa.; FAJARDO, Sergio. O espaço sob a ótica da Geografia Agrária: breves considerações, Revista Geonordeste. Ano. XXIII, n. 2, p. 96 - 114, 2012. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a dicotomia Natureza e Sociedade e sua influência para os estudos agrários em Geografia, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O início dos estudos geográficos agrários se deu no séc. XX, período em que a dicotomia sociedade e natureza emerge para a evolução da disciplina Geografia Agrária.
	
	B
	As abordagens com perspectivas mais naturalistasou mais humanas, oriundas da Geografia clássica alemã, atingem diretamente os estudos agrários, os quais tomarão como ponto de partida esses dois caminhos distintos.
	
	C
	Apesar das diferentes abordagens apresentadas na Geografia clássica alemã, a Geografia Agrária seguiu exclusivamente uma corrente: a naturalista.
	
	D
	Epistemologicamente, os estudos agrários em Geografia somente são realizados a partir da Geografia crítica marxista.
	
	E
	Humboldt e Ritter, fundadores dos estudos geográficos, apresentavam a mesma abordagem analítica, a humanista, que percorreu toda a trajetória dos estudos agrários até a atualidade.

Outros materiais