Buscar

ECO I - ED para prova 2

Prévia do material em texto

ECOLOGIA I - Estudo Dirigido para a Prova 2
As questões abaixo se referem ao conteúdo da segunda parte da disciplina Ecologia I, são, portanto, uma sugestão de roteiro de estudo para fixação do conteúdo. 
 
1) Sobre interações ecológicas, faça o que se pede:
- dê características e exemplos de diferentes tipos de predadores
- dê características e exemplos de diferentes estratégias utilizadas pelos predadores que aumentam seu sucesso em capturar as presas
- dê características e exemplos de diferentes estratégias utilizadas pelas presas que aumentam seu sucesso em escapar dos predadores 
- explique o efeito da predação nos tamanhos populacionais de predadores e suas presas
- explique o efeito da predação na determinação da composição das espécies de uma comunidade sendo o predador uma espécie chave
- explique porque competição tem efeito negativo em ambos os competidores mas o efeito é assimétrico
- explique porque quando espécies competidoras coexistem, eles irão se diferenciar cada vez mais, ou o competidor mais fraco irá se extinguir ou migrar
- explique como experimento de Gause com espécies de Paramecium ilustra os efeitos da competição inter específica
- diferencie área de vida e território nos animais
- explique porque mutualismo é uma interação harmônica inter específica que não deve ser caracterizada como “troca de favores”
- dê exemplos de características das plantas e dos animais polinizadores que potencializam o sucesso da sua interação
- caracterize comensalismo, amensalismo e esclavagismo
2) Analise a sentença: “organismos que produzem maior número de filhotes apresentam sempre um maior valor adaptativo do que os que produzem um número inferior de filhotes” e discuta sua veracidade.
3) Explique e exemplifique como as características: tamanho do organismo, idade da primeira reprodução, número de filhotes produzidos por ninhada, número de ninhadas e cuidado parental desempenhado estão normalmente relacionadas entre si, e como essas características se enquadram nas estratégias de vida do tipo r e do tipo K. 
4) Explique e exemplifique o ciclo de vida de espécies semélparas e iteróparas.
5) As sentenças abaixo são referentes à ecologia de populações, analise, explique e exemplifique cada uma delas.
- A estrutura espacial de uma população tem como propriedades: distribuição, dispersão e densidade. 
- Taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração determinam o tamanho das populações.
- O tamanho de uma população é também determinado por fatores dependentes e independentes de densidade, pois esses influenciam a natalidade e a mortalidade. 
7) Discorra sobre como as leis da termodinâmica se relacionam com a dinâmica dos ecossistemas.
8) Esquematize duas teias tróficas (reais ou hipotéticas), uma de ambiente terrestre e uma de ambiente aquático, indique, nomeie e explique os diferentes níveis tróficos.
9) Explique a sentença: nos ecossistemas sucessivamente menos energia é passada para o nível trófico superior, por isto as teias tróficas não podem crescer muito verticalmente, diz-se, portanto, que os ecossistemas apresentam baixa eficiência ecológica.
10) Explique o que é produção primária e secundária e produtividade primária e secundária. 
11) Explique como os fatores luz, água, temperatura e disponibilidade de nutrientes influenciam a produção/produtividade primária e, consequentemente, a secundária. 
12) Discorra sobre as sentenças: “A energia que circula nos ecossistemas vem externamente aos mesmos, num suprimento diário de energia solar; depois de transformada pelos organismos é perdida e não pode ser reciclada. Os elementos químicos, ao contrário, são provenientes dos próprios ecossistemas e passam por um processo de reciclagem constante entre a porção biótica e abiótica dos mesmos”.
13) Discorra sobre a escassez de água no planeta e sobre a influencia das atividades humanas no ciclo hidrológico.
14) Explique os processos de eutrofização e assoreamento.
15) Explique o ciclo do carbono, do nitrogênio e do fósforo. Por que estudamos com tanta ênfase o ciclo desses elementos químicos?
16) Analise a sentença: “O processo de regeneração de nutrientes nos ecossistemas é importante pois os produtores necessitam dos mesmos para sobreviver e, no entanto, o processo de adição de nutrientes ao solo por meio do intemperismo de rochas, precipitação e fixação de nutrientes é muito lenta”. Explique o papel dos decompositores e detritívoros nesse processo.
17) Sobre regeneração de nutrientes, discorra sobre a importância desse processo em (a) ecossistemas com pouca disponibilidade de luz (p.ex.: cavernas, leito lodoso de manguezal, profundezas oceânicas); (b) ecossistemas ricos em biodiversidade mas com solo pobre em nutrientes (p.ex.: algumas florestas tropicais); (c) ecossistemas muito produtivos como estuários; e (d) ecossistemas pouco produtivos como o oceano aberto.

Continue navegando