Buscar

Genética e Melhoramento de Plantas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido VA2
	NOTA
 10 PONTOS
	
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
	NOME:
	CURSO: Agronomia
	DISCIPLINA: Genética e Melhoramento de Plantas
	DATA: 26/10/2018
Em galinhas, os indivíduos com penas normais são de genótipo ff, os indivíduos FF apresentam penas acentuadamente onduladas e quebradiças e o heterozigoto apresenta as penas medianamente onduladas. A partir do cruzamento de um galo com penas medianamente onduladas com três fêmeas, foram produzidos 12 descendentes por ninhada. Dos 36 descendentes, 18 apresentaram penas medianamente onduladas, 15 penas acentuadamente onduladas e apenas 3 foram normais. Quais os prováveis genótipos das três fêmeas?
No estudo da herança da forma da raiz do rabanete, e também da cor da raiz, obteve-se na F2 a seguinte proporção fenotípica: 11 vermelhos e esféricos; 20 vermelhos e ovais; 9 vermelhos e alongados; 21 rosas e esféricos; 39 rosas e ovais; 19 rosas e alongados; 10 brancos e esféricos; 22 brancos e ovais e 11 brancos e alongados.
a) Quais as interações alélicas para os dois caracteres?
b) Esse tipo de interação facilita ou dificulta o trabalho do melhorista?
c) Quais os genótipos dos genitores para possíveis cruzamentos que produziram a F2 fornecida?
d) Qual o tamanho da F2 para se obter 50 plantas com raiz branca e alongada?
Em abóbora, a cor do fruto pode ser branca, amarela e verde. Do cruzamento de plantas homozigóticas de frutos brancos com plantas de frutos verdes foi obtida uma geração F1 com todos os indivíduos de frutos brancos. Na geração F2, foram obtidas 45 plantas com frutos brancos, 13 com frutos amarelos e 3 com frutos verdes.
Qual a explicação para a herança desse caráter?
b) Cruzando-se uma planta de frutos amarelos com outra de frutos brancos obtiveram-se 27 plantas com frutos brancos, 16 com frutos amarelos e 16 com frutos verdes.
Quais os genótipos das duas plantas que foram cruzadas?
Numa espécie vegetal diplóide, o gene para as tonalidades de cor da flor possui 12 alelos.
Qual é o número mínimo de indivíduos necessário para conter todos os alelos?
Qual é o número de genótipos diferentes esperado na população?
No caupi (Vigna unguiculata), a cor da vagem imatura é controlada por um gene com 5 alelos, coma seguinte ordem de dominância: pg – vagem púrpura com suturas verdes > ps - vagem verde com suturas púrpuras > po - vagem verde com sutura ventral púrpura > pt – vagem com extremidade púrpura > p – vagem verde.
Numa população contendo todos os alelos, quantos genótipos homozigóticos e heterozigóticos são esperados?
Quantos fenótipos são esperados e quais as constituições genotípicas possíveis dos indivíduos para cada fenótipo?
Mostre que em uma espécie que possui incompatibilidade gametofítica a proporção de gametas abortados é fornecida por 2/m, em que m é o número de alelos de incompatibilidade existente na espécie.
No repolho, ocorre incompatibilidade esporofítica. Em uma população que está sendo melhorada ocorremos genótipos S1S2, S2S3, S3S4 em igual frequência. Admitindo-se que a ordemde dominância seja S1 > S2 > S3 > S4, qual a proporção de acasalamentos incompatíveis?
No tomateiro, a altura da planta é decorrente de um gene com dominância do aleloD, que condiciona planta alta em relação ao d para planta anã. A presença de pilosidade no fruto depende do alelo recessivo p, enquanto o alelo P condiciona frutos lisos. Foi realizado um cruzamento teste e obtido o seguinte resultado: anã e lisa 5; anã e pilosa 118; alta e pilosa 5; alta e lisa 161.
a) Qual a frequência esperada de cada fenótipo, no cruzamento teste, se os genes apresentassem distribuição independente?
De acordo coma sua resposta no item a, qual a sua explicação para os resultados obtidos?
Quando analisamos indivíduos duplo-heterozigotos, em um caso de dois pares de genes ligados, percebemos que os alelos podem estar organizados de duas formas. Quais são essas formas? Represente-as. 
Um indivíduo de genótipo desconhecido produziu os seguintes gametas: 4% MN 46% Mn 46% mN 4% mn Responda às questões abaixo.
Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?
Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?
Qual a frequência de recombinação?
 Quando se corta a grama e se amontoa o material cortado em um determinado local desse gramado, por algum tempo nota-se que sob o material cortado a grama que se desenvolve é albina.
a) Como pode ser explicado esse fato?
b) Se for encontrado nesse mesmo gramado algumas plantas albinas, mesmo expostas ao solo, qual é a explicação para esse fato?
c) Como se denominam as plantas albinas por ausência de luz?
 Os resultados médios obtidos em kg/ha para cinco cultivares de feijão, avaliados em quatro localidades do Estado de Minas Gerais, no período de 1985/86, foram os seguintes:
a) Quais resultados indicam a existência do efeito do ambiente na expressão do genótipo para a produção de grãos?
b) Quais resultados indicam a existência do efeito do genótipo?
c) Esses resultados indicama existência de interação cultivares x locais? Justifique sua resposta.
Em suínos, o número diploide de cromossomos é 38. A partir dessa informação, pergunta-se:
a) Qual o número de autossomos em um espermatozoide de um cachaço?
b) Qual a constituição cromossômica do sexo masculino e feminino?
c) Uma porca produziu uma leitegada com12 leitões. Qual a probabilidade de todos serem do sexo feminino?
 Qual o animal que tem avô, mas não tem pai? Explique.
Em galinhas, a altura do animal se deve a um gene ligado ao cromossomo Z. O alelo dominante D confere altura normal e o d animal anão. Do cruzamento de um macho normal com uma fêmea anã foram obtidos 10 descendentes. Qual a condição e a probabilidade de que os 10 pintinhos sejam do sexo feminino e anões?
 Os pecuaristas sempre se preocupam em selecionar touros, visando a uma maior produção de leite. Como se sabe, apenas as fêmeas produzem leite, dessa forma, qual a razão para esse comportamento dos pecuaristas?
 Considerando que a produção de leite em bovinos seja controlada por 10 genes – na qual seria o número mínimo de descendentes necessários na geração F2 para se obter 20 fêmeas coma máxima produção, a partir do seguinte cruzamento e considerando que ocorre apenas interação aditiva?
 A altura de certa espécie de planta é determinada por dois genes, A e B, e seus respectivos alelos, a e b. Os alelos A e B apresentam efeito aditivo e, quando presentes, cada alelo contribui da mesma maneira. Verificou-se que plantas dessa espécie variam de 1,00 m a 1,60 m de altura. Quais são os valores de cada alelo aditivo?
 A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. Em uma determinada espécie de vegetal, o peso do fruto, devido à herança quantitativa, varia de 0,8 a 2,0 g, sendo que cada gene aditivo contribui com um acréscimo de 0,2 g. Quantos genes estão interagindo? Quais são os possíveis genótipos e fenótipos?
 O que é heterose? Por que reduz com o aumento de autofecundações?Exemplifique.

Outros materiais