Buscar

Célula animal e suas organelas para imprimir.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Célula animal
Desenho de uma célula
Orgânulos:
1 Nucléolo - armazena carga genética e tem por função a organização dos ribossomos A região organizadora do nucléolo é a cromatina associada ao nucléolo, que na divisão encontra-se nos satélites dos cromossomos acrocêntricos. Não é uma estrutura compacta, pois nota-se a invasão do nucleoplasma.
2 Envoltório nuclear - cromossomos do DNA; O envoltório nuclear, também conhecido como invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.
No envoltório nuclear, estão presentes os chamados poros nucleares, que facilitam e regulam a troca de material (como proteínas e RNAm) entre o núcleo e o citoplasma. Esses poros nucleares são estruturas grandes e complexas, muito diferentes de outras estruturas relacionadas ao transporte transmembrânico, como canais iônicos e outros transportadores de membranas.
3 Ribossomos - faz a síntese de proteínas; Sua principal função é sintetizar fitas proteicas de RNA complementares às já existentes e produzir enzimas. As proteínas produzidas pelos polirribossomas geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Já as enzimas produzidas pelos ribossomos aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas que são transportadas para o complexo de Golgi, onde são "empacotadas" e enviadas para fora da célula.
4 Vesículas- são compartimentos envoltos por uma bicamada lipídica tipicamente pequenos, que armazenam, transportam, digerem e secretam moléculas, organelas e corpos estranhos às células. São formadas a partir de membranas pré-existentes, se destacando delas, e servindo para organização celular, além de também funcionarem como câmaras para reações químicas.
5 Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER) - transporte de substâncias (há ribossomos grudados nele); sintetizam e exportam proteínas.
6 Complexo de Golgi - empacotar, secretar, produzir substâncias.
7 Microtúbulos - são estruturas proteicas que fazem parte do citoesqueleto nas células.
8 Retículo Endoplasmático Liso - transporte de proteínas; sintetiza lipídios, principalmente os que constituem a camada bilipídica (fosfolipideos) e os formadores de esteroides( estrogênio, testosterona e progesterona ); produzem moléculas que modificam substancias tóxicas no organismo, evitando danos; armazenam moléculas.
9 Mitocôndrias - respiração celular e produção de energia; A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidação de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.
10 Vacúolo - existem em célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, ajuda na digestão intracelular e armazenamento de substâncias.
Vacúolo Digestivo - As partículas englobadas são atacadas pelas enzimas lisossômicas, formando um fagossomo.
 Vacúolo Autofágico - Digere partes da própria célula.
 Vacúolo Pulsátil - Controla o excesso de água da célula; comum nos protozoários de água doce.
11 Citoplasma - material gelatinoso que preenche o interior da célula, tem como funções sustentar o núcleo e todas as organelas da célula.
12 Lisossomos - digestão; têm como função a degradação de partículas vindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.
13 Centríolos - divisão celular. Acredita-se que haja outras funções para os centríolos durante a intérfase.
-- Carioteca: membrana celular que envolve o núcleo ( separa material genético do citoplasma )
-- Citoesqueleto: mantem a forma da célula, as organizações do seu espaço interior, como também a capacidade de movimentação, são algumas das suas funções realizadas por esse sistema de filamentos protéicos. É composto por três tipos de principais filamentos: filamento de actina (microtúbulos e filamentos intermediários); filamentos de actina intermediários e microtúbulos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_animal
Composição molecular da membrana plasmática
A Membrana plasmática é a estrutura trilaminar, ou seja, com três camadas sobrepostas que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela é formada por gorduras e proteínas.
A membrana plasmática estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Suas funções são: 
Transporte de moléculas e substancias diversas para o interior e exterior da célula;
Permeabilidade seletiva;
Fagocitose;
Aspectos morfológicos das diversas células existentes;
Integridade celular (estrutura que mantem a união celular)
Propriedades hidrofílicas, lipofílicas e recebimento, ao nível de receptores dos diversos estímulos produzidos pelo organismo ou do ambiente. 
Componentes químicos da célula 
Água - 70% do volume celular é composto por água, que dissolve e transporta materiais na célula e participa de inúmeras reações bioquímicas. 
 Sais minerais - São reguladores químicos. 
Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.
 Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de  energia através da oxidação. 
Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas. 
Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico. 
Ácido Desoxirribonucléico (DNA) - Molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características.
 Ácido Ribonucléico (RNA) - Molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos. O RNA controla a síntese de proteínas. 
Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos. Tem a função de armazenar energia nas ligações fosfato.
 
Membrana Celular 
A membrana celular é semipermeável e seletiva; transporta materiais passiva ou ativamente. 
Transporte Passivo - Difusão no sentido dos gradientes de concentração, sem gasto de energia. Como por exemplo, no transporte de glicose. 
 Transporte Ativo - Movimentação contra gradientes de concentração, com gasto de energia. Exemplo: bomba de sódio, que concentra K+ mais dentro que fora da célula e Na+ mais fora que dentro.
Transporte Facilitado - Proteínas transportadoras ou permeases modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativamente.
Especializações da Membrana Plasmática
Uma vez que a membrana plasmática representa a superfície das células, em muitos casos essa superfície necessita de adaptações especiais, denominadas especializações da membrana. São elas:
Microvilosidades: trata-se de diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula. São encontradas, por exemplo, nas células epiteliais de revestimento da mucosa intestinal.
Interdigitações: propiciamuma melhor conexão das células entre si num tecido, descrevendo saliências e reentrâncias que se encaixam nas reentrâncias e saliências das células adjacentes.
Desmossomos: são especializações da superfície celular que assim como as interdigitações visam uma maior fixação de uma célula às células circunvizinhas. São dispostas irregularmente ao longo das membranas de separação de células contíguas. Cada desmossomo é composto por duas metades, chamadas de hemidesmossomos, sendo que cada pertence a uma célula.
Cílios e flagelos: também são englobados nas especializações da membrana celular. Apresentam-se como expansões celulares delgadas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular ou com o surgimento de correntes líquidas ao redor da célula.
Fontes:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_plasm%C3%A1tica
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/5739
http://www.infoescola.com/citologia/membrana-plasmatica/

Outros materiais