DIREITO ELEITORAL 2018 2
121 pág.

DIREITO ELEITORAL 2018 2

Pré-visualização25 páginas
DIREITO ELEITORAL
	CCJ0066 / Turma 9013  EAD / 2018.2
1ª a 5º aula +AV. Parcial e 6ª a 10ª aula
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO ELEITORAL
DIREITO ELEITORAL-1a aula
	 
	Ref.: 201710143493
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Considere as assertivas:I. Referendo é uma consulta prévia que se faz aos cidadãos no gozo de seus direitos políticos sobre determinada matéria a ser, posteriormente, discutida pelo Congresso Nacional.II. Plebiscito é uma consulta posterior sobre determinado ato governamental para ratificá-lo, para conceder-lhe eficácia ou para retirar-lhe a eficácia.III. A iniciativa popular é garantida pela CRFB/88. IV. Em razão do sistema representativo, a CRFB adota o voto indireto. Está correto o que se afirma SOMENTE no(s) item(ns):
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	III e IV.
	 
	III.
	
	II.
	
	 
	Ref.: 201710229881
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentre os princípios ligados às eleições, podemos destacar ( marque a opção correta):
		
	
	O princípio hermenêutico eleitoral, que trata da atividade interpretativa das normas jurídicas, feita direta e exclusivamente pelo legislador
	
	O princípio da anualidade eleitoral, que estabelece o período das eleições livre e indiretas
	
	O princípio da anualidade, que impede a alteração das regras eleitorais a menos de seis ( 6 meses) do pleito.
	
	O princípio da hierarquia das normas eleitorais, que estabelece a supremacia das normas constitucionais e complementares.
	 
	O princípio da representatividade, que estabelece , dentre outros, a equivalência entre o número de representado e representantes
	
	 
	Ref.: 201710143239
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A implantação do bipartidarismo, representado pela ARENA (controlada pelos integrantes do governo) e do MDB (que reunia os integrantes da oposição) foi característica do Direito Eleitoral brasileiro no período:
		
	 
	Do regime militar de 1964.
	
	Do Estado Novo (Era Vargas).
	
	Da Velha República.
	
	Colonial.
	
	Posterior a 1988.
	
	 
	Ref.: 201710174813
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Brasileiro naturalizado, de 21 anos de idade, servidor público da administração direta federal há três anos, pretende candidatar-se a Prefeito do Município em que possui domicílio. Nessa hipótese,
		
	
	por ser servidor público estável, incorrerá em ato de improbidade administrativa ao candidatar-se, o que acarretará a suspensão de seus direitos políticos e a perda do cargo que ocupa na administração federal.
	
	se investido no mandato, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens do cargo que ocupa na administração direta, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.
	
	pode candidatar-se a Vereador, mas não a Prefeito, em função da idade mínima para tanto requerida, exigindo a Constituição, em qualquer hipótese, afastamento do cargo que ocupa na administração para exercício do mandato eletivo.
	 
	preenche as condições de elegibilidade quanto à nacionalidade e idade mínima e, se investido no mandato, será afastado do cargo que ocupa na administração federal, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração.
	
	não pode candidatar-se a Prefeito, pois, para cargos de chefia do Poder Executivo, a Constituição exige, como condição de elegibilidade, que o candidato seja brasileiro nato.
	
	 
	Ref.: 201710174896
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir: I. O princípio da imediaticidade do sufrágio é característica do sistema eleitoral brasileiro. II. O sufrágio é universal, direito público subjetivo, que cabe a todos os nacionais, sem restrições. III. No sistema brasileiro inexiste exceção à regra do voto direto. IV. O requisito de idade mínima, como condição de elegibilidade, deve estar preenchido na data do certame e não na do registro. V. É cabível a oponibilidade de inelegibilidade de ordem constitucional até no momento da diplomação. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, IV.
	 
	I, IV e V.
	
	I, III e V.
	
	II, III e IV
	
	III, IV e V.
	
	 
	Ref.: 201710143353
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as disposições legais e constitucionais vigentes, assinale a opção incorreta.
		
	
	Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
	
	Nem todo cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo.
	 
	Os analfabetos podem votar e ser votados, desde que tenham realizado o alistamento eleitoral.
	
	Diversamente do que ocorre com as leis em geral, compete ao TSE expedir instruções para a fiel execução do Código Eleitoral e das demais normas eleitorais.
	
	O Código Eleitoral contém normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos políticos: precipuamente, os de votar e ser votado.
	
	 
	Ref.: 201710143193
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Identifique as assertivas corretas: I  O Direito Eleitoral é um ramo do Direito Privado Interno. II  A alteração da legislação e do processo eleitoral será feita por lei ordinária, podendo ser aplicada nas eleições que ocorrerem após dois anos contados da alteração. III  A organização e o funcionamento de partidos políticos são disciplinados por lei complementar e não representam um direito político especificamente. IV  A ação popular é uma espécie de direito político, como, por exemplo, o sufrágio. A(s)s assertiva(s) correta(s) é (são):
		
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	II, apenas.
	
	I e III.
	 
	IV, apenas.
	
	 
	Ref.: 201710174814
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São condições de elegibilidade para o cargo de Vice-Governador de Estado:
		
	
	naturalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, filiação partidária e idade mínima de trinta e cinco anos.
	
	naturalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima de trinta anos.
	 
	nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima de trinta anos.
	 
	nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no território nacional, filiação partidária e idade mínima de trinta e cinco anos.
	
	nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição e idade mínima de vinte e cinco anos.
	
	 
	Ref.: 201710143235
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Durante certo período na história brasileira, os direitos políticos eram reconhecidos apenas àqueles que percebiam, anualmente, renda superior a oitocentos mil réis. Estabelecia-se, assim, o direito de voto de caráter:
		
	
	Proporcional.
	
	Periódico.
	
	Secreto.
	
	Universal.
	 
	Censitário.
	
	 
	Ref.: 201712950290
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao plebiscito e referendo, pode-se afirmar:
		
	
	Referendo e Plebiscito não são utilizados no Brasil.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	o plebiscito é a forma de manifestação popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental já manifestada. O referendo é a consulta popular prévia pela qual os cidadãos decidem e demonstram sua posição sobre determinadas questões.
	 
	o referendo é a forma de manifestação popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental já manifestada. O plebiscito é a consulta popular prévia pela qual os cidadãos