Buscar

Analise da mecânica respiratória e da aptidão cardiorrespiratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Analise da mecânica respiratória e da aptidão cardiorrespiratória
Exercícios físicos e a melhoria das funções respiratórias. 
A aptidão cardiorrespiratória, também denominada de capacidade aeróbica ou aptidão cardiovascular, refere-se à capacidade máxima que um indivíduo apresenta para produzir energia de forma aeróbica, persistindo por períodos prolongados em uma atividade contínua realizada com os grandes grupos musculares. 
 É também um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida, sendo aprimorada com exercícios aeróbicos. A melhoria da aptidão cardiorrespiratória relaciona-se a uma maior eficiência dos sistemas respiratório e cardiovascular e proteção contra doenças crônicas não transmissíveis, especialmente as doenças coronarianas.
Com base nos conceitos de anatomia e fisiologia pode-se detectar que as alterações respiratórias mais comuns que encontramos é a fraqueza muscular, a qual poderá levar a uma diminuição da capacidade vital e da capacidade inspiratória, evoluindo para distúrbios restritivos, que podem levar, pneumonias recorrentes e insuficiência respiratória. A dispneia é uma das mais frequentes alterações fisiológicas em indivíduos idosos, e está relacionada com a diminuição da função pulmonar, da força muscular inspiratória, e em alguns casos, das alterações elásticas da caixa torácica, a qual resultará por final em uma menor pressão inspiratória.
O envelhecimento traz grandes alterações no corpo humano, e a alteração mais relevante é a do sistema musculoesquelético, que consiste na diminuição da força dos músculos respiratórios em 30 a 40%, quando pode ocorrer uma diminuição do número de fibras musculares, levando a uma perda de massa muscular e consequente diminuição da mecânica ventilatória. Após os 70 anos de idade há uma diminuição em 20% das funções respiratórias e cardiorrespiratórias. 
Geralmente, a aptidão cardiorrespiratória é expressa através do consumo máximo de oxigênio (VO2max). Quanto maior o consumo máximo de oxigênio de um indivíduo, maior é a sua aptidão cardiorrespiratória. Para melhoria da aptidão cardiorrespiratória devem ser realizados exercícios aeróbicos, que geram um alto gasto calórico, podendo ser citados como exemplos a caminhada, o ciclismo, a natação, o remo e a corrida. Tais exercícios são realizados mobilizando-se grandes grupos musculares, o que impõe ao sistema respiratório uma necessidade maior de absorção de oxigênio, bem como um aumento do trabalho do coração para enviar o oxigênio através da circulação sanguínea, possibilitando a produção de energia para as ações desejadas e para todos os grupos musculares requisitados, fazendo um aumento das funções e uma viabilização maior gerando mais qualidade de vida e maior eficiência respiratória ao indivíduo.

Outros materiais