Buscar

SARA novo (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESPOSTAS
1° É o conjunto de medidas adotadas para impedir a entrada de micro-organismo num ambiente que não os tem. Portanto, um ambiente asséptico é aquele que estão livre de qualquer infecção. 
2° Quando se agregam bacilos reunidos dois a dois.
3° Consoante a cor que adquirem, são classificados em gram positivos (roxo) ou gram negativos (vermelho) Geralmente as bactérias de "gram-negativo" são mais patogênicas, possuindo ainda lipopolissacarídeos na sua membrana exterior, que agravam a infecção.
Resultados: Gram (+) coram de roxo, gram (-) coram de rosa.
4° Temperatura, radiação, filtração. Desscação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica 
5° Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. 
6° As células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo . As procariontes possuem uma estrutura menos complexa, sem núcleo, e o material genético fica disperso dentro do citoplasma.  
7° Bacteriostase: A condição na qual o crescimento bacteriano está inibido, mas a bactéria não está morta. Se o agente for retirado o crescimento pode recomeçar. Degermação é o ato de redução ou remoção parcial dos microrganismos da pele, ou outros tecidos por métodos quimio-mecânicos. 
8° O método consiste no tratamento de uma amostra de uma cultura bacteriana crescida em meio sólido ou líquido, com um corante primário, o cristal violeta, seguido de tratamento com um fixador, o lugol. 
PROCEDIMENTO: 
	Corar com cristal de violeta por 60 segundos;
	Lavar com esguicho de água destilada;
	Cobrir com Lugol por 60 segundos;
	Lavar com esguicho de água destilada;
	Descorar com álcool a 95% 10-20 segundos;
	Lavar com esguicho de água destilada;
	Corar com fucsina por 20 segundos
	Lavar com água d
estilada, secar e observar ao microscópio.
Resultados: Gram (+) coram de roxo, gram (-) cor de rosa
9° Diplococos: cocos agrupados aos pares. 
10° Cocos = (esféricas): grupo mais homogêneo em relação a tamanho, podem ser diplococosagrupados em pares, Estreptococos: cocos agrupados em cadeias,Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva .
Bacilos= Forma de bastonete: são células cilíndricas, em forma de bastonetes podem ser Diplobacilo: bastonetes agrupados aos pares, Estreptobacilos: bastonetes agrupados em cadeias
espiraladas= caracterizada por células de forma espiral que se dividem em:Espirilos: possuem corpo rígido e se movem às custas de flagelos externos,dando uma ou mais voltas espirais em torno do próprio eixo. Espiroquetas: São flexíveis e locomovem-se provavelmente às custas de
contrações do citoplasma, podendo dar várias voltas completas em torno do
próprio eixo.
11° Fase Lag (fase de adaptação )É o período que ocorre pouca a usência de divisão celular .Durante esse tempo, as células se encontram em um estado de latência. Esta população está 
passando por um período de intensa atividade metabólica, principalmente 
síntese de enzimas e de moléculas variadas. 
Fase Log (fase exponencial)A partir de um determinado momento, as células iniciam seu processo de divisão entrando no período de crescimento .Durante esse período,a reprodução celular encontra-se extremamente ativa, e o tempo de geração atinge um valor constante , é o período de maior atividade metabólica da célula. 
Fase Estacionária: Em determinado momento a velocidade de crescimento diminui,o número de 
morte celular é equivalente ao número de células novas, e a população se torna estável. A atividade metabólica de cada célula também decresce nesse estágio, há pouco nutrinte e acúmulos de produtos de degradação. 
Fase de Declínio:Em determina do momento, a população microbiana entra na fase de morte 
celular , pois o número de células mortas excede o de células novas. Essa fase 
continua até que a população tenha diminuído para uma peque na fração do número de células da fase anterior, ou até que tenha desaparecido totalmente.Não há nutrientes.
12° Oculares:Duas lentes. As oculares geralmente tem poder de aumento de 10X e é por meio delas que observamos a imagem ampliada.
Tubo:Suporte das oculares. Também chamado de canhão.
Revólver:Peça giratória que comporta as objetivas. Para trocar de objetiva, sempre manuseie o revólver.
Objetivas:Geralmente três ou quatro, são lentes de maior poder de ampliação.
Platina:Também chamada de mesa, é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.
Condensador:Concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.
Fonte de luz: é uma lâmpada, 
Liga/desliga:Botão para ligar e desligar a lâmpada.
Macrométrico:Parafuso que permite regular a altura da platina. Faz movimentos amplos para um ajuste grosso.
Micrométrico:Parafuso que permite regular a altura da platina. Permite um ajuste fino do foco.
Braço:Também chamado de coluna, é fixo na base do microscópio e serve de suporte para as demais partes.
Charriot:Peça que permite movimentar a lâmina sobre a platina. Não aparece na figura pois geralmente localiza-se na lateral direita.
13° Nem tudo aquilo que está sujo, está contaminado e nem tudo aquilo que está limpo, está sem a presença de agentes patogênicos. Sujidade é aquilo que não estar limpo, e Contaminação é a presença de microrganismo ou parasitas.
14° Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bactériófagos). Estes, ao se montar dentro das bactérias, podem eventualmente incluir pedaços de DNA da bactéria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactéria, o vírus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactéria sobreviver à infecção viral, pode passar a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma. 
15° 
16° Cápsula: É uma camada de consistência viscosa, presente na parede celular externa de algumas bactérias, geralmente as patogênicas.
Endósporos: São estruturas das bactérias, cuja função é proporcionar resistência e garantir a sobrevivência do organismo em ambiente inadequado. Possuem este nome, pois são produzidos no interior das bactérias. 
17° Microbiologia: é a área da Biologia que se dedica aos estudos dos microrganismos. Ela analisa suas funções, características, metabolizações, distribuições e seus efeitos. Imunologia:É o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. 
18° Esterilização é o processo de destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos, como vírus, bactérias, fungos e outros, por meio da utilização de agentes químicos ou físicos. 
19° A parede celular: é uma estrutura de celulose resistente e flexível que delimita as organelas celulares numa célula vegetal, proporcionam sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Sendo assim, ela colabora com a absorção, transporte e secreção de substâncias. A membrana celular:  é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais),  
20° A transformação bacteriana acontece em alguns tipos de bactérias que conseguem adquirir trechos de moléculas de DNA dispersos no meio e incorporá-los ao seu DNA. Essas bactérias ficam, então, com constituição genética modificada e são chamadas transformadas.
21° Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através dos chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície . O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.
22°Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.São substâncias químicas de origem natural ou sintética usadas para eliminar ou inibir
o crescimento dos microrganismos. A resposta dos microrganismos aos agentes químicos varia em relação a fatores tais como pH, temperatura, presença de matéria orgânica, fase de multiplicação e mesmo presença de outros agente químicos.Os agentes químicos podem ser usados para descontaminação, desinfecção, anti-sepsia ou esterilização.  
23° Trata-se de um equipamento de cultura do tipo contínua, quimiostato. Serve para cultura onde precise te r o controle da taxa de crescimento e da densidade populacional, de forma independente e concomitante.
24° As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético.  Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria. Estão presos na membrana plasmática pelo corpo basal.As bactérias são classificadas de acordo com o número de flagelos existente em sua célula:
Monotríquias – bactérias com apenas um flagelo. 
Peritríquias – bactérias com flagelos em toda a célula.
Lofotríquias – bactérias com um tufo de flagelos.
Anfitríquias – bactéria com um tufo em cada ponta da célula.
25° Tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia.
26°Meio de Enriquecimento: são preparações normalmente líquidas que promovem o aumento do número de bactérias.
Meio de Transporte: não possuem nutrientes, apenas um agente redutor. Previne desidratação e oxidação enzimática dos patógenos presentes. 
Meio Seletivo: utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes.
Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. 
 Meio Indicador: possibilita a análise das propriedades bioquímicas dos microrganismos, facilitando sua identificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais