Buscar

História do Brasil I Sociedade e Cultura

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
Nota: 20.0
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
Você acertou!
?Sobretudo a partir da segunda década do século XX, as condições oferecidas pelos produtores de café aos imigrantes passaram a ser mais satisfatórias. A partir desse momento, há o ingresso também do imigrante de origem japonesa” (livro-base, p. 123).
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Afinal, nem mesmo os propósitos e promessa iniciais foram cumpridos. Enquanto a Academia não era uma realidade, os artistas seriam alocados diretamente a serviço do Estado, fariam retratos da realeza e parte da burguesia, e não teriam pruridos em mostrar seu engajamento no novo Estado. Apesar de não previsto, ou planejado como tal, o modelo ao menos teoricamente se encaixaria de forma perfeita aos planos do governo de D. João VI, o qual, junto com o Conde da Barca, acabaria por ver com bons olhos a oportunidade de desenhar uma memória real, selecionando um convencionalismo temático e uma certa contenção acadêmica. Aí estava uma arte fiel aos desígnios da Corte, mais ligada a um projeto palaciano do que atenta a qualquer traço relativamente popular. Por outro lado, essa arte neoclássica, com seu apelo a Antiguidade e a mitologia, traria a tradição e a continuidade que a monarquia tanto ansiava; sobretudo nessa situação inusitada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 213. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação da Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Tinha como função estabelecer o modelo da arte indígena.
	
	B
	Ignorava o neoclassicismo francês como modelo a ser imitado.
	
	C
	Buscou contratar professores portugueses para ensinar a pintura barroca.
	
	D
	Tinha como objetivo a formação de profissionais que pintassem como os franceses.
Você acertou!
A Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil era influenciada pelo modelo de arte europeia. “Sua função era estabelecer o paradigma do neoclassicismo francês no ensino superior das artes plásticas no Brasil. Buscava formar profissionais [...] que pintassem exatamente como os franceses” (livro-base, p. 90).
	
	E
	Seus fundadores idealizavam a arte africana como modelo único a ser imitado.
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Você acertou!
“O Estado de São Paulo foi o que mais incentivou essa imigração, subsidiando passagens de navio, hospedagem e também primeiras necessidades. Posteriormente o imigrante deveria pagar as dívidas da viagem por meio do seu trabalho na lavoura. Nas fazendas de café, persistia a mentalidade escravista do fazendeiro brasileiro, na qual eram comuns maus-tratos, más condições de higiene e moradia destinadas aos imigrantes. Nas grandes fazendas de café, por exemplo, os proprietários não sabiam como lidar com mão de obra livre, assalariada. Muitos acreditavam que o tratamento poderia ser semelhante àquele dispensado aos escravos de origem africana. Era frequente o relato de que em algumas propriedades o local destinado aos imigrantes era a antiga senzala, e o controle a que os fazendeiros desejavam sujeitar seus trabalhadores tinha aspectos de servidão. Além disso, uma outra barreira que se impunha era a língua, já que os estrangeiros não dominavam o português. Eram comuns as queixas de isolamento, falta de assistência médica e religiosa, dificuldade em comprar gêneros por preços justos — pois os poucos estabelecimentos comerciais acessíveis aos colonos permitiam aos seus proprietários a imposição de preços abusivos. Diante de tantas dificuldades, não foram poucos os estrangeiros que fugiram das propriedades” (livro-base, p. 122).
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa estabeleceu-se no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Não existiu o incentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
	
	B
	Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
	
	C
	Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
	
	D
	A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
	
	E
	Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
Você acertou!
“Podemos afirmar que, a partir da vinda da corte portuguesa ao Brasil, em 1808,algumas condições favoráveis foram sendo tímida e paulatinamente semeadas. Um dos indicativos foi a criação de instituições dedicadas ao financiamento e ao ensino dos artistas e à formação de um público especializado. Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de escolas de arte, museus e bibliotecas públicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro. Em 1814, foi inaugurada a Biblioteca Nacional, cujo acervo foi composto pelos livros das Reais Bibliotecas da Coroa trazidos para o Brasil. Em 1837, foi criado, também no Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura; em 1871, a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco. No ano 1816, foi fundada a Escola de Arte, que viria a chamar-se Imperial Escola e Academia de Belas Artes do Brasil” (livro-base, p. 89,90).
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A imigração em massa de europeus – italianos, alemães, espanhóis – prepararia o ‘estoque genético’ para o branqueamento [da população brasileira]. Em grande parte, a imigração não era vista somente como substituição da mão de obra escrava, mas do próprio negro afrodescendente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 53
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, a partir da proibição do tráfico negreiro em 1850, é correto afirmar que a política adotada pelo Estado brasileiro passou a ser a de:
Nota: 20.0
	
	A
	Implementar núcleos de colonos imigrantes japoneses na região do nordeste brasileiro.
	
	B
	Incentivar a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre dos imigrantes europeus.
Você acertou!
A preocupação do Estado brasileiro “diante da iminência do fim da    escravidão, em especial a partir de 1850, com a proibição do tráfico negreiro [...] passou também a ser a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre” (livro-base, p. 121).
	
	C
	Incentivar o trabalho assalariado dos escravos.
	
	D
	Decretar a Lei Saraiva-Cotegipe, que incentivou a vinda de imigrantes alemães para o Brasil.
	
	E
	Favorecer a entrada dos imigrantes italianos com a intenção única de contribuir para a mestiçagem da população brasileira.

Continue navegando