Buscar

AVALIANDO APREND. PROC. TRAB. I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604705597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito das Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação vigente, 
		
	
	somente as empresas e nunca os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho.  
	
	as Comissões de Conciliação Prévia têm prazo de 15 dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado. 
	
	a Comissão instituída no âmbito da empresa será composta de, no mínimo, 2 e, no máximo, 12 membros, sendo que a metade de seus membros será indicada pelo empregador e outra metade eleita pelos empregados, em escrutínio secreto, fiscalizado pelo sindicato de categoria profissional. 
	
	o representante dos empregados permanecerá afastado do seu trabalho normal na empresa durante todo o período em que perdurar o seu mandato, sendo, no entanto, esse período, computado como tempo de trabalho efetivo. 
	 
	é vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comissão de Conciliação Prévia, titulares e suplentes, até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave, nos termos da lei.  
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604693610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da CLT, nas reclamações submetidas ao procedimento sumaríssimo
		
	 
	Não cabe citação por Edital;
	
	A petição inicial é ilíquida e nunca precisará indicar o valor correspondente
	
	Caberá a utilização do procedimento sumárissimo quando as ações forem interpostas em face da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. 
	
	Podem ser arroladas três testemunhas para cada parte
	
	O valor da causa é de até 20 salários mínimos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604705598)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Camila e Soraya são estudantes, trabalham em sindicatos e são muito interessadas na legislação trabalhista. Vizinhas, frequentemente se reúnem para tomar um café e colocar a conversa em dia. No último encontro, as amigas começaram a discutir sobre as recentes mudanças ocorridas na Consolidação das Leis do Trabalho e sobre as Comissões de Conciliação Prévia. Camila afirmou corretamente para Soraya que as recentes mudanças ocorridas na Consolidação da Leis do Trabalho
		
	 
	não alteraram as disposições legais referentes à Comissão de Conciliação Prévia, que é instituída no âmbito da empresa sendo composta de, no mínimo, dois e, no máximo, dez membros.
	
	alteraram as disposições legais referentes à Comissão de Conciliação Prévia e o mandato dos seus membros, titulares e suplentes passou a ser de dois anos, permitida uma única recondução.
	
	alteraram as disposições legais referentes à Comissão de Conciliação Prévia, sendo vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros da Comissão, titulares e suplentes, até três meses após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave.
	
	não alteraram as disposições legais referentes à Comissão de Conciliação Prévia e o mandato dos seus membros, titulares e suplentes continua sendo de dois anos, vedada a recondução.
	
	não alteraram as disposições legais referentes à Comissão de Conciliação Prévia sendo que haverá na Comissão dois suplentes para cada representante titular.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604658944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FGV 2018 (adapatado) Jerônimo Fernandes Silva foi admitido pela sociedade empresária Usina Açúcar Feliz S.A. em 12 de fevereiro de 2018 para exercer a função de gerente regional, recebendo salário de R$ 22.000,00 mensais. Jerônimo cuida de toda a Usina, analisando os contratos de venda dos produtos fabricados, comprando insumos e materiais, além de gerenciar os 80 empregados que a sociedade empresária possui. A sociedade empresária pretende inserir cláusula compromissória de arbitragem no contrato de trabalho. Diante da situação retratada e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não cabe arbitragem nas lides trabalhistas individuais, pelo que nula eventual estipulação nesse sentido.
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é viável, se o empregado for portador de diploma de nível superior.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo sindicato de classe
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo Juiz de Direito. 
	 
	A cláusula compromissória de arbitragem pode ser estipulada no momento da contratação, desde que o empregado manifeste concordância expressa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604701419)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da competência trabalhista analise as questões abaixo e marque a correta:
 
		
	
	A localidade para ingressar com ação trabalhista sempre será o domicílio do empregado. 
	
	A Justiça do Trabalho não possui competência para analisar conflitos coletivos de trabalho
	
	A competência territorial trabalhista é absoluta e deve ser declarada de ofício pelo Magistrado 
	 
	O local competente para ajuizar uma ação trabalhista é a localidade da prestação de serviços 
	
	A justiça do trabalho possui competência para dirimir conflitos que envolvem conflitos individuas de servidores públicos federais e empregados públicos.

Outros materiais